Hotelaria e Secretaria de Turismo do RS firmam convênio

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA) e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) assinaram convênio visando qualificar os espaços com serviço de informações e dicas aos turistas que virão para os jogos da Copa. Pelo acordo, o SINDPOA e Setur dividirão Centros de Atenção ao Turista (CATs), que ficarão localizados em pontos estratégicos da Capital e servirão de apoio aos mais de 60 mil visitantes que circularão pelo Estado durante o período da Copa do Mundo. Além dos CATs já existentes, na Estação Rodoviária e no Aeroporto Salgado Filho, alguns shoppings e bairros de Porto Alegre como Cidade Baixa, Centro Histórico e Moinhos de Vento, poderão ser criados novos pontos de atendimento. O que se busca é manter, nesses locais, equipes treinadas para atender a demanda. O projeto tem início previsto para o dia 10 de junho e se estenderá até 15 de julho.
O secretário do Turismo, Márcio Cabral destaca que a ação conjunta com o SINDPOA reforça a estratégia adotada pela Setur para bem receber o turista. “Na nossa concepção, os Centros de Atenção ao Turista têm de informar a quem chega, mas também ajudar a promover o Rio Grande do Sul de forma efetiva”, aponta.
Para o novo presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA) Henry Chmelnitsky, que assumiu o posto em 26 de março, anunciando a importância de treinamento e qualidade no setor, a iniciativa conjunto está no rumo da qualificação.

Na posse, quando também assumiu o presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, os empresários enfatizaram a importância de qualificar o setor e de buscar melhorias e maior afinidade com o setor público. A limpeza urbana da Capital gaúcha, a sinalização turística e o apelo por medidas de segurança, foram pontos levantados. Chmelnitsky apresentou, no discurso de posse, uma reivindicação antiga, que vem sendo pleiteada pelo setor desde o tempo do então governador Jair Soares: um centro de convenções. “Necessário se faz que Porto Alegre receba imediatamente um Centro de Convenções moderno e que pense os próximos quinze anos, pois ele fará a nossa economia girar noutra velocidade. Vontade política é o que falta”, destacou. Repetiu, portanto, pleito das lideranças da extinta Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul.

hotelaria

Presidente Henry Chmelnitsky em pronunciamento

Henry argumentou ainda que o setor, responsável por mais de 100 mil empregos diretos e indiretos, merece mais atenção. “No campo político continuaremos a lutar pelo justo, pela correção” Destacou, ainda, os convênios firmados com o Governo Estadual na área da segurança em que o SINDPOA, doará 39 bicicletas acrescidas de um valor anual para manutenção, uniformes e elementos de proteção para patrulha ostensiva e preventiva em alguns bairros da cidade. O outro convênio, de divisão dos espaços de informações, foi firmado no começo deste mês de abril de 2014.

hotelaria

Carlos Henrique Schmidt

Na mesma solenidade, o presidente do SHPOA, Carlos Henrique Schmidt, assumiu e destacou os avanços obtidos e antecipou que entidade tem planos audaciosos em relação a projetos sociais. Diversas personalidades prestigiaram a posse, como o prefeito José Fortunati, o presidente da Cama Municipal, professor Garcia, o procurador Ivory Coelho Neto, representando o Ministério Público Estadual, entre outras.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink