Cânion Fortaleza – Parque Nacional da Serra Geral – Cambará do Sul -RS

Distante 23km da sede da cidade de Cambará do Sul, na Região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande ndo Sul, está assentado o magnífico Cânion Fortaleza. Pode ser acessado por estrada asfaltada, com o último trecho de 10km ainda sem asfalto, em estrada de pedra e lama. Cambará está a 190km de Porto Alegre, por asfalto.

Canyon Fortaleza

Canyon Fortaleza

O cânion tem cerca de 5.800 metros de comprimento,  por 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. O ponto mais alto está a 1.157 metros de altura e em dias límpidos pode-se avistar o oceano atlântico.

No cânion é possível fazer caminhadas até a cachoeira do tigre preto, ou até a pedra do segredo ou a trilha do mirante, que é o local mais facilmente visitado.

Na área, é possível visualizar vários animais, como graxains, e diversas espécies de aves.

Cânion Fortaleza

Maria-preta-de-bico-azulado

As escarpas não tem proteção, então todo o cuidado é pouco para não escorregar e causar um acidente.

Canyon Fortaleza

Canyon Fortaleza

Em dias de neblina, a visão fica prejudicada, então é bom contar com um dia ensolarado e sem chuvas. Algumas estações, como Outono e Primavera são excelentes, pois os dias são muito luminosos. O Verão também favorece a visitação na área, porém alguns dias são mais abafados. Nos meses de inverno, de junho até agosto, a paisagem é também espetacular, porém a cerração ou neblina podem impedir qualquer visibilidades. E a neve ou geadas exigir bastante coragem – e muita roupa adequada – dos visitantes. Não existe nenhum bar ou comércio na área, que é administrada pelo Ibama, pois trata-se de um Parque Nacional. Sanitários também só existem na portaria do parque.

Cânion Fortaleza

Canyon fortaleza

Em Cambará do Sul e no caminho até o cânion se encontram várias pousadas, de diversos tipos e infraestruturas.

Cânion Fortaleza

Graxaim no canyon Fortaleza

Há uma portaria do Ibama, que não cobra ingressos, unicamente contabilizam o número de visitantes que entram no parque diariamente.

Cânion Fortaleza

Nascente chegando ao canyon Fortaleza

 

http://www.cambaraonline.com.br/post_fazerv.php?id=19

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink