Garibaldi já prepara a Fenachamp 2015

Saibragem de um espumante Garibaldi

Desde o dia 17 até 30 de abril  de 2014, o município de Garibaldi, a Capital brasileira do  Espumante  receberá inscrições para a escolha da Corte de Rainha e Princesas que irão comandar a Fenachamp 2015.  A escolha das Soberanas acontecerá no dia 24 de outubro, mas os preparativos para a escolha das jovens que irão divulgar uma da mais animadas e charmosas festa da região italiana, começam neste mês. Não é para menos. Garibaldi – cidade que recebeu o nome do herói dos dois mundos, o farroupilha e carbonário Giuseppe Garibaldi – conta com muitas vinícolas, e 20 cantinas foram selecionadas para compor o roteiro turístico Roda dos Espumantes. “Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro pela centenária Peterlongo, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país”, destaca o site da Prefeitura.

Fenachamp

Cave de envelhecimento da Peterlongo, a número um

Na Rota do Espumante, algumas  cantinas  são relativamente jovens, tem menos de 40 anos, mas algumas, como a Cooperativa Vinícola Garibaldi é parte indissociável da cidade e dos associados, nos seus  83 anos. No começo eram vinhos mais comuns, o que foi sendo aprimorado, até os dias atuais, com vinhos premiados no Brasil e até na terra do champanhe, na França. Tem o caso da família Brandelli, que chegou a região em 1887, direto de uma pequena cidade italiana e durante muitos anos produziu uvas para terceiros e vinho apenas para consumo próprio e para amigos.  Desde1991 se notabilizou com a já tradicional  marca Dom Laurindo.

www. fenachamp.com

 

CAMINHO DO SABOR

Fenachamp

Alegoria com material da colônia

Esse roteiro é daqueles de dar ainda mais água na boca do que os já citados.

A Secretaria de Turismo de Garibaldi, com apoio de entidades como Sabrae e outros, buscou famílias que tinham suas receitas caseiras e que dispusessem de algum lugar no qual pudessem oferecer um cardápio  para as pessoas que visitavam a região. O resultado foi a Rota do Caminho do Sabor, que conta com uma variedade de ofertas, cada qual mais saborosa que a outra. Cinco famílias recebem com cardápio variado e especializado:

Fenachamp

Osteria

 Interior da Osteria Della Colombina

Família Odete Bettú Lazzari , com a Osteria Della Colombina, onde além de almoço e jantar exclusivo, o visitante pode comprar geleias, doces e outras guloseimas, num ambiente extremamente agradável.  Família Jorge Mariani, que oferece passeio pelos parreirais e colheita da uva orgânica e frutas da época, como: bergamota, laranja, figo, pêssego, uma verdadeira aula de agroecologia. Num belvedere próximo a casa, pode-se ter uma vista de cidades vizinhas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Veranópolis e Carlos Barbosa.  A Família Olyr Brugalli é especializada em embutidos e sucos. Já a Família Vaccaro aproveita a beleza estonteante do local até para Book de casamentos , mas os passeios e degustação de uvas e frutas direto do pé é a especialidade.

Fenachamp

Muitas videiras produzem o melhor espumante do Brasil

Uva no ponto de colheita

Por fim, Vilmar Bettú recebe para apresentar o Turismo Enológico. Ali, os enófilos poderão passar algumas horas na companhia da família Bettú, degustando vinhos e ouvindo sobre a história dos imigrantes italianos que vieram para a região. É importante consultar a Secretaria de Turismo de Garibaldi sobre as visitas, pois a maioria é pré agendada, visto tratar-se de um tipo de turismo que exige a atenção daquele que recebe.

PASSADAS É A HISTÓRIA

Na área central da cidade de Garibaldi tem o roteiro Passadas, feita com guia e no bonde Tim Tim, no qual o visitante vê como foi a passagem de muitos imigrantes de várias etnias que ali fizeram suas moradias

Fenachamp

Prédios históricos de Garibaldi

.

Mansão Mazzini, construída em 1921

Italianos, franceses, sírios, tropeiros mascates e artesãos experimentaram o florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país – a Rua Buarque de Macedo, responsável pelo acesso das levas de imigrantes às suas terras e uma das mais importantes vias de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado. No Passadas, o turista pode ver 35 construções que se estendem ao longo da Buarque e ruas adjacentes. Nessa rota está incluído o  Museu, visita imperdível.

http://www.garibaldi.rs.gov.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink