3º Festival do Papagaio-charão em Urupema, SC

Urupema

III Festival do papagaio-charão

Nos dias 3 e 4 de maio de 2014, ocorre na cidade de Urupema, no Planalto Serrano Catarinense, o III Festival do Papagaio-charão, e o I Festival do Papagaio-de-peito-roxo. O evento reúne além de observadores de aves de várias regiões do país, o público em geral, em especial pessoas voltadas à proteção ambiental. O evento tem a participação, entre outros convidados, do Guto Carvalho, organizador do AVISTAR e do fotógrafo Dario Lins, autor de livros sobre as aves catarinenses.

Urupema

Eco Pousada Rio dos Touros

Localizada a uma distância de 200km de Florianópolis e a 50Km de Lages, em Santa Catarina, a cidade de Urupema é a mais alta do estado, com uma altitude média de 1425m, chegando a 1.750 no morro das antenas. Isso representa baixas temperaturas, com geadas em praticamente todo o inverno e nevadas que congelam e embelezam a paisagem. Em Urupema, a Eco Pousada Rio dos Touros, está se destacando na preservação do meio ambiente, com um grande incentivo à observação de aves. Na pousada, há um lago, trilhas, cachoeiras, mata de araucárias, além da gastronomia serrana.

O proprietário, Ari Fernando Raddatz, gaúcho de Agudo que se estabeleceu em Santa Catarina, é um dos líderes do grupo de observação de aves na serra catarinense.

Urupema

Pica-pau-dourado

Na pousada, é possível a observação de aves na mata de araucárias e outras espécies nativas. Nesta época, a vinda dos papagaios charão migrando do Rio Grande do Sul, para a região da serra catarinense, é um espetáculo imperdível.

Urupema

Arapaçu-escamado-do-sul

Sua esposa Rose, cuida da administração da pousada e do restaurante, que serve produtos naturais de produção própria sem agrotóxicos. Todos os dias, bandos do papagaio charão, atravessam o céu, cruzando seus destinos, em busca do apetitoso pinhão, que já está maduro nos pinheiros.

Urupema

Saíra-preciosa

Informações sobre o evento  podem ser obtidas em contato com a pousada pelo telefone 049.9128.9997, ou pelo site www.riodostouros.com.br  , ou pelo www.cidademaisfriadobrasil.com.br, fone 49.32363000. O acesso à pousada é feito pela rodovia SC-439, no quilômetro 20. Para quem segue de Porto Alegre ou do Rio Grande do Sul, o caminho mais adequado é pela BR-116, depois em Lages pela BR 282, por um pequeno trecho, entrando na SC-439, a mesma que leva a São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro.

Urupema

Bando de papagaio-charão

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink