Jornalista Danilo Ucha recebe homenagem

Os 27 anos de circulação do Jornal da Noite foram motivo de homenagem ao seu fundador e editor, jornalista Danilo Ucha, pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A moção para a homenagem, que ocorreu dia 23 de abril de 21014, foi apresentada pelo vereador Nereu Dávila e apoiada por unanimidade. Na solenidade, realizada no Plenário Ana Terra, o proponente e outros vereadores destacaram a pertinácia do jornalista que além da Noite, jornal de periodicidade mensal, sempre manteve atividades profissionais em jornais diários de renome na Capital Gaúcha. Atualmente, o que faz há mais de 15 anos, Danilo Ucha atua com coluna no tradicional Jornal do Comércio.

Jornalista Danilo Ucha

Danilo Ucha na homenagem

Danilo Ucha, acompanhado pela esposa Jair, destacou aos que prestigiaram a solenidade a motivação principal que o levou a criar o jornal. Disse que a intenção foi apoiar com divulgação os músicos que atuam na noite, em casas noturnas em geral, sem discriminar os demais. “Mas esses que cantam ou tocam na noite via de regra tem outro emprego durante o dia e não podem ir às redações dos veículos de comunicação apresentar seu trabalho”, destacou. Enfatizou que com sua experiência maior em economia e política, no jornalismo diário, acabou por abrir espaço para a economia gaúcha, com destaque aos produtos da terra, fossem do setor primário ou industrial, como vitivinicultura e setor de alimentos em geral. Veio, em seguida, algum espaço sobre políticas governamentais voltadas à economia e ainda espaço destinado ao turismo, devido a sua atuação no setor, e a certeza de que o turismo é um dos segmentos que impulsiona na economia. Além disso, o jornal mantém uma página sobre o movimento dos profissionais da área de comunicação. Com muita emoção, Ucha destacou que “Não fiz isso sozinho. Tive apoia da família, de profissionais que estão comigo e de amigos, alguns que já se foram”. Nesse ponto o veterano profissional de Santana do Livramento, que já esteve à frente da diretoria da Associação dos Jornalistas de Economia e foi presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo do RS, se emocionou. Citou quatro colegas e amigos apoiadores já falecidos: Wilson Müller, Gabriel Mathias, Nercy Anelli e Fermin Diaz.

O homenageado teve sua trajetória destacada na solenidade de homenagem. Jornalista muito respeitado e estimado entre seus pares, ele começou na Plateia, em Livramento, sua terra natal, depois de concluir seu curso de Jornalismo na UFRGS, em Porto Alegre. Depois veio para a Capital, onde atuou, entre outros veículos, na Folha da Tarde, Rádio Guaíba, Rádio Farroupilha, Diário de Notícias, na TVE, na Zero Hora, Gazeta Mercantil e ora, foi correspondente do Estado de São Paulo e de A Manhã. Esteve por algum período em Portugal, onde escreveu para jornais locais, em Lisboa. Integrou os profissionais que atuaram no Coojornal.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink