Cataratas Foz do Iguaçu tem Festival de Turismo

Entre os dias 4 a 6 de junho de 2014 ocorre em Foz de Iguaçu, o Festival de Turismo das Cataratas (FIT) do Iguaçu. Uma das inovações desse será a reunião de novidades do turismo activo, de aventura e de esportes. A expressão turismo activo envolve atividades e interações na natureza independentemente do grau de esforço físico, desde passeios, caminhadas, contemplação e observação até esportes radicais. A observação e fotografias de aves, que vem sendo cada vez mais comum em diversos estados brasileiros, inclusive em Porto Alegre, onde o Clube de Observadores de Aves (COA) é extremamente atuante, integra esse conjunto de turismo activo.

cataratas foz do iguaçu

Grupo do Coa Porto Alegre, observa aves na Flona em São Francisco de Paula-RS

O 9º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu será realizado de 4 a 6 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz, com organização da De Angeli Feiras e Eventos, apoio e patrocínio da Itaipu Binacional, Sistema Fecomércio do Paraná e Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu). Ocorre na  chmada tríplice fronteira: Foz de Iguaçu (Brasil); Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai)

cataratas foz do iguaçu

Rafting nas cataratas – crédito Marcos Labanca

Conforme notícia divulgada pela Comunicação do FIT Cataratas, o salão irá reunir destinos, operadoras e agências especializadas e fornecedores de equipamentos e vestuários. Como expositores locais, já estão confirmados o Skydive Foz e a Associação de Desenvolvimento e Esportes Radicais e Ecologia (ADERE). “O espaço vai oferecer oportunidades de conhecer novos produtos e destinos para aqueles que quiserem experimentar as atividades turísticas de contemplação, observação e interação com ambientes naturais”, explica o coordenador do festival, Paulo Angeli. O evento trará ainda ao público os casos de sucesso no segmento. O Salão Adventure Cataratas terá o objetivo de fomentar e comercializar os produtos de turismo de aventura e ainda promover o intercâmbio de experiências no mercado estabelecido no Brasil e Mercosul.
O evento também servirá para estimular o debate e o desenvolvimento de pesquisas e de produção científica sobre o segmento, além de fortalecer ações de políticas públicas de incentivo ao turismo de aventura e preservação ambiental.

A cidade de Foz do Iguaçu e as vizinhas no lado Argentino e Paraguaio são destinos privilegiados. Em Foz do Iguaçu uma excelente rede hoteleira, de restaurantes e serviços garante uma estadia de qualidade para os visitantes. É um dos destinos nacionais que oferecem inúmeras possibilidades para o ecoturismo. Com uma boa diversidade de áreas naturais, a cidade tem se destacado no cenário mundial como um local procurado pelos amantes de esportes de aventura e turismo de contemplação. As Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza, o que coloca a região entre os roteiros de visitação. Além disso, a Terra das Cataratas ainda possui uma unidade de conservação que é um dos Patrimônios Naturais da Humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu.

cataratas foz do iguaçu

Tirolesa é um dos esportes radicais. Aqui em Canela-RS

A Comunicação do FIT destaca que o turismo de aventura inclui atividades como: caminhada (hikking e trekking) nas trilhas; passeio de bicicleta (ciclismo, cicloturismo ou mountain bike); observação da flora, da fauna, de formações geológicas e astronômica; safári fotográfico; arvorismo; tirolesa; escalada; rapel; paraquedismo; asa-delta e balonismo. O segmento também inclui parapente, ultraleve, visita a cavernas (espeleoturismo), passeio de jipe, atividades equestres (cavalgada), montanhismo, bungee jump, pesca esportiva, cachoeirismo, duckrafting, canoagem, canionismo, boia-cross (acqua ride), mergulho, surfe, windsurfkitesurfstand up paddle e slack line.

Informações [email protected]aratas.com,

facebook.com/FesturdasCataratas

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.