Campina Grande tem a maior festa de São João do mundo

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, está com tudo pronto para viver 30 dias do que se chama de Maior São João do Mundo. Nesses dias, das seis da tarde às seis da manhã, de seis de junho até seis de julho, deverão passar pela cidade de 400 mil habitantes, cerca de 1,2 milhão de pessoas, conforme estudos realizados pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), com base nos anos anteriores e em pesquisa de interesse por destinos turísticos. O que leva milhares de pessoas a essa cidade  tão operosa, um  espetacular polo industrial, de pesquisa e universitária, além de rural? É a animação, o arrasta-pé, apresentação de shows, quadrilhas juninas e degustação de comidas típicas da região nordestina. Sem falar nos casamentos no palco, para turista ver, e  de verdade, pois casais de todo o mundo escolheram a benção e a folia de Santo Antônio (dia 12), São João (dia 24) e São Pedro e São Paulo (dia 29) para começar sua união ou confirmá-la, com  a presença de um juiz de Direito e religioso de verdade e o padre de brincadeirinha. Depois é só forró. Assim é o Maior São João do Mundo.

Festa de São João

Cidade cenográfica dentro do Parque do Povo

Tudo acontece no Parque do Povo, área com 42 mil e 500 metros quadrados, situada no centro da cidade, e popularmente conhecida como o Quartel General do Forró. No  dia  18 de maio deste ano de 2014, autoridades e empresários de diversos setores, em especial de turismo e gastronomia, apresentaram para um grupo de mais de  100 jornalistas de turismo de todo o Brasil a infraestrutura e a cidade de Campina Grande. Os jornalistas foram levados em ônibus, pela empresa Autocar turismo receptivo, com sede em Campina Grande, desde a capital, João Pessoa – onde realizaram o 31º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo – numa viagem de 1h30min, pela BR-230, excelente rodovia com pista dupla, rumo a serra da Borborema, uma região voltada ao setor agroindustrial, para ver de perto os preparativos para a fenomenal festa.  Neste ano, 149 barracas, incluindo as de alimentação e as localizadas na Pirâmide do Parque do Povo, além de 22 pavilhões, que são barracas maiores para acolher grandes restaurantes estarão instaladas no local. O Parque do Povo foi mandado construir pelo ex-prefeito, que depois chegou ao governo do Estado, o político campinense Ronaldo Cunha Lima, já falecido.  Por isso, leva seu nome. Há 20 anos, quando a Paraíba sediou pela primeira vez um congresso de Jornalistas de Turismo, Cunha Lima era governador e recebeu uma comenda do então sócio da Abrajet-RS, jornalista e comendador de Caxias do Sul, Nestor José Gollo. A distinção foi entregue em solenidade no gabinete de Cunha Lima, no Palácio da Redenção em João Pessoa, tendo a presença da presidente da Abrajet-RS, Jurema Josefa e outros colegas como Miriam Bravo. Aquele congresso foi coordenado pelo jornalista paraibano Wills Leal, que acompanhou, junto com o atual presidente paraibano, Rogério Almeida, a comitiva que foi conhecer o palco do maior São João do Mundo.

Festa de São João

Ex-governador Ronaldo Cunha Lima recebendo distinção da ABRAJET

Uma réplica da Campina Grande antiga foi construída dentro do Parque do Povo. Igreja, moradias, prédios públicos, uma réplica belíssima, dando aquele ar  “nostálgico”. Para quebrar essa nostalgia, e para receber milhares de dançarinos e amantes do forró pé-de-serra, não poderiam faltar bons palcos para apresentação de shows. Três Ilhas de Forró, que recebem os nomes de Zé Lagoa, Zé Bezerra e Seu Vavá, abrigarão os forrozeiros que preferem dançar ao som da sanfona, zabumba e do triângulo. Ali não tem lugar pra música eletrônica, em cada palco terá um trio, uma atração. Uma festa junina que se preze tem sua fogueira. Esta é a única estilizada, por medida de segurança. Uma imensa pirâmide com toras que formarão o luzeiro. Seu nome é Pirâmide do Parque do Povo. No seu entorno são realizados muitos shows de forró regional, apresentação de quadrilhas juninas e eventos grandiosos, como o Casamento,  sob as bênçãos de Santo Antônio. Quem quiser aproveitar o embalo e participar, precisa garantir sua ida, pois a noite do casamento é de 11 para 12 e 12 para 13, sob os auspícios de Santo Antônio. Os “encalhados”,  aqueles que não arrumaram ainda casamento, mas têm esperanças de casar, podem pegar seus pares e irem conferir.

Festa de São João

Nas danças, os pares casamenteiros são destaque

O palco principal do Parque do Povo, localizado no Arraial Hilton Motta, costuma apresentar atrações conhecidas nacionalmente. A Programação do São João deste ano já garantiu a presença de algumas atrações. Entre as confirmadas pela organização da festa, estão Lucy Alves e Elba Ramalho, Biliu de Campina, Amazan e Zé Ramalho, a dupla Os Nonatos e o Padre Fábio de Melo.

Festa de São João

Trio de Forró anima os festejos

Para a pesquisadora Elizabeth Lima, a festa de Campina Grande se redefine, extrapola o regional e utiliza os elementos da tradição junina para ser reinventada. O evento no espaço urbano trava um constante movimento de criação, recriação, apropriação e conservação da tradição. Há um cuidado em inovar anualmente, renovando os festejos juninos para os filhos da terra que ajudam a fazê-la real e para os que escolhem Campina Grande para conhecer ou reviver a festa do Maior São João do Mundo.

Festa de São João

Artesanato em decoração no Resort Garden Hotel

A coordenadora de turismo de Campina Grande, Catharine Brasil, garante que o sucesso da festa é o fato de ela não ser fabricada, mas fazer, de fato, parte da cultura do povo campinense. “O São João de Campina Grande possui uma identidade e isto a torna uma atração turística consolidada no turismo. O São João de Campina não compete com o de Caruaru, Maranhão, Sergipe em termos de produtos turísticos, apenas como festas juninas, já que são manifestações culturais diferentes. E o futuro do evento se dá pela identidade da cultura de um povo”, avalia. Além da visita ao Parque do Povo, onde viram os preparativos, os jornalistas foram recebidos no Resort Garden Hotel, o primeiro resort construído na Paraíba. Ali, diversos grupos de dança paraibanos e de Campina Grande deram uma mostra do verdadeiro folclore nordestino naquela região.

Festa de São João

Grupo de cangaceiros em dança típica no Resort Garden Hotel

Existem várias formas de se participar do Maior São João de Mundo, em Campina Grande. Para os que moram no Sul e Sudeste do Brasil, a melhor alternativa é ir de avião até João Pessoa – onde todas as praias são balneáveis, com águas mornas todo o ano – e dali pegar uma excursão, via terrestre, para a noitada ou, se preferir, ficar alguns dias porque tem muito – desde a área cultural, até a arqueológica –  o que ver na região. Os que moram nas vizinhanças certamente, como ocorre em todos os anos, irão prestigiar uma noitada desde Aracaju até o Maranhão, quem sabe mais. Campina Grande conta com voo diário por diversas companhias aéreas.

Festa de São João

Restaurante Tropeiros da Borborema no Resort GardenHotel

Informações:

http://campinagrandepb.com.br/,

www.campinagrandeconvention.com.br,

www.autocarturismo.com.br,

http://www.gardenhotelcampinagrande.com.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink