Maria Farinha no litoral de Pernambuco tem praias e fortes

Você sabe onde está localizado o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres de Pau Amarelo? Fica entre a histórica Olinda e a Ilha de Itamaracá, no município de Paulista, perto da localidade de Maria Farinha.

maria farinha

Fortificação do Pau Amarelo ainda parece defender o solo pátrio

Tudo isso na grande Recife, a capital de Pernambuco. O Nossa Senhora dos Prazeres de Pau Amarelo não é um grande forte, mas ele teve a finalidade especial de impedir os avanços ou ataques dos holandeses, na sua sanha para abocanhar aquela parte do Brasil. Com várias “bocas de fogo”, ou canhões, o Nossa Senhora do Pau Amarelo resistiu até quanto pode, pois a exemplo de fortalezas maiores, como a do atual chamado Forte de Orange, caiu. Verdade que os invasores – conforme a placa indicativa que está, nos dias atuais no Forte (muito abandonado, diga-se) – chegaram com uma frota de 65 embarcações, isso lá no século XVII. Esses trechos da história da Colonização Holandesa no Brasil precisam ser conferidos de perto. Numa visita de cinco dias pela região (aqui não incluindo Jaboatão dos Guararapes, onde foram travadas duas das lutas mais sangrentas entre holandeses e portugueses-brasileiros), é possível conhecer parte dessa história, aproveitar o mar e fazer turismo de lazer. O ideal é deixar Jaboatão com sua história também extraordinária e mar muito limpo e bom demais para banhos, para uns dias especiais. Porque foram essas as duas batalhas que devolveram ao nordeste a cidadania brasileira. Muitas mortes, de ambos os lados, com a vitória para os portugueses, digamos os brasileiros. Isso aconteceu nos anos de 1648 e 1649.

maria farinha

Cascata da piscina do Resort Amoaras

Maria Farinha: Como Chegar lá

Uma rota que pode ser feita sempre próxima ao mar, até Itamaracá, utilizando transporte terrestre, balsas, barcos e muitas pernadas, começa seguindo de Olinda até Maria Fumaça, cerca de 12 quilômetros, localidade famosa por abrigar vários clubes de esportes náuticos, com marinas para abrigar todo tipo de embarcação. Na ida, seguindo pela estrada rente ao mar, em vez da BR 101, o visitante chega na localidade de Nossa Senhora do Ó. Ali fica o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres de Pau Amarelo. Está meio abandonado, mas dá para visitar a parte externa com seus canhões. O primeiro dia é para se hospedar na região e curtir o Hotel Resort Amoaras, que está localizado no pontal de Maria Farinha, entre o Rio Timbó e o Mar. Hotel antigo, com mais de 20 anos, foi o primeiro a ser construído nas imediações de Recife, e no momento passa por uma série de reformas e mudanças, seguindo orientação do proprietário, o português Manoel Matos, e do experiente gerente-geral Marcelo Marenga. O complexo hoteleiro oferece conforto aos hóspedes, muito lazer em suas piscinas, nos restaurantes Jorge Amado e Vinícius de Morais, ainda na praia e dentro do rio (um braço de mar, dizem os que trabalham na atividade aquática). A praia de mar fica no outro lado, distante duas quadras em linha reta, se a pessoa desejar percorrer por um caminho entre flores. Pela ponta é uma caminhada relaxante. Na praia de água doce, o Resort Amoara conta com um píer sobre as águas do Timbó, um local exclusivo para o bem estar, para apreciar o pôr-do-sol e ainda para a vista da linda Nova Cruz, essa uma cidadezinha que pertence ao município de Igarassu, no outro lado.

maria farinha

Preparo da tapioca no café da manhã do Resort Amoaras

Ali, noivas fazem seu book para a posteridade, aproveitando o cortinado que muda de tons com o movimento solar. De lancha ou na canoa do Seu Manoel é possível atravessar, uma experiência especial demais. Os nadadores de verdade, nos dias de maré baixa, fazem a travessia a nado. Já os campeões de natação podem fazer essa travessia com maré alta ou baixa.

Praia em Maria Farinha

Praia em Maria Farinha, Paulista, Pernambuco

Marcelo Marenga, gerente geral do Resort destaca que o local é muito prestigiado pela comunidade regional. “Temos três salões que podem ser para eventos institucionais ou festas. Com isso, quase sempre temos casamentos, aniversários e confraternizações de formaturas”, afirma. Ele destaca as atrações da natureza como o ponto forte do hotel que foi um desbravador – construído há 23 anos – já visando oferecer ao hóspede a garantia de muitas atividades ao ar livre. Há cerca de 12 anos o hotel pertence ao empresário português Mário Matos, que vem investindo em reformas, visando o bem estar dos hóspedes.

Maria Farinha

Balsa de travessia do rio Timbó, dando acesso de Maria Farinha a Nova Cruz

O roteiro para desbravar a região recomenda que no segundo dia, após o café da manhã, saída de carro. Atravessar a balsa entre Maria Fumaça e Nova Cruz sobre o leito do Timbó, até a praia do Mangue Seco. Dali, seguir pela Estrada Nova Cruz até a rodovia PE 014 até a BR-101, seguindo até a PE 035 que leva a Itapissunga e atravessa a ponte Presidente Vargas, entrando na Ilha de Itamaracá, onde se situa o Forte Orange e Vila Velha, dois complexos que falam das invasões holandesas. Um dia é suficiente para visitar os dois sítios. Mas as praias de Itamaracá e da pequena Ilha Coroa do Avião merecem ser curtidas. Restam os outros dias para descansar no hotel, conhecer as praias da região de Maria Farinha. Depois, é preciso voltar para curtir Olinda e Recife, onde além de toda a infraestrutura para um bom turismo, a história é a marca registrada, em casarios, museus – como o do Homem do Nordeste, o do Frevo e tantos outros.

maria farinha

Restaurante Jorge Amado, com Feijoada de sábado já servida

Informações: http://www.recife.pe.gov.br/ http://www.hotelamoaras.com.br/

 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink