No litoral do Ceará, Canoa Quebrada é uma praia de encantos

Símbolo de Canoa Quebrada destaca-se na falésia junto à praia
Símbolo de Canoa Quebrada destaca-se na falésia junto à praia

Aracati é um nome que pode não dizer nada para muitos. Mas se escrevermos Canoa Quebrada não tem erro. Todos os que sabem o que é bom em termos de natureza, de mar perfeito para brincar, nadar, surfar, de ruas e ruelas quase imaginárias, com pousadas cheias de verdes e flores que enfeitam leitos e mesas no café da manhã, todos saberão que se fala de um dos muitos paraísos do nordeste brasileiro e saberão que é de Canoa Quebrada, no Ceará, que se fala.

Parque eólico emoldura as dunas de Canoa Quebrada
Parque eólico emoldura as dunas de Canoa Quebrada

A notícia vem de Aracati, o município do qual a praia cearense de Canoa Quebrada faz parte, e informa que o Aeroporto de Aracati já pode fazer operações de voos comerciais. Isso significa que o turista poderá, dentro em breve, fazer uma viagem direta para Canoa Quebrada, em vez de pousar em Fortaleza – distante cerca de 170 quilômetros – ou Natal, uma viagem que precisa ser com parada em Mossoró e dali seguir pela BR 304. O importante dessa ida da capital Potiguar até Canoa Quebrada são as atrações.

Broadway, a rua central e di comércio de Canoa Quebrada - Ceará
Broadway, a rua central e di comércio de Canoa Quebrada – Ceará
Pico do Cabugi, o único vulcão brasileiro (extinto)
Pico do Cabugi, o único vulcão brasileiro (extinto)

Nessa rota está um vulcão adormecido, o único vulcão brasileiro, o Cabugi, na localidade de Lajes; a cidade de Mossoró, tida como a capital da cultura potiguar, com suas plantações de melões, caju e suas salinas e produção de cabras em larga escala para artigos de couro e leite, além do memorial da resistência ao Rei do Cangaço. Depois vem o litoral, a especial praia de Tibau, na divisa com o Ceará, e em seguida a querida Icapuí (essa só cearense, com as praias Redonda e Tremembé, essa o berço legítimo de comunidades hippies, que ali fizeram até congressos.

Vista da praia de Icapuí no Ceará
Vista da praia de Icapuí no Ceará

 Ali fica a Pousada Casa da Praia, do Thermas de Mossoró, uma delícia a beira mar. Bom, mas isso tudo são outros temas, vamos a Canoa Quebrada e seu encanto.

Pousada Casa da Praia, em Tremembé - Icapuí - Ceará
Pousada Casa da Praia, em Tremembé – Icapuí – Ceará

 A pista do aeroporto Dragão do Mar, em Canoa Quebrada recebeu as últimas frisagens na pista para aumentar o atrito na decolagem, o que era a última exigência das autoridades aeroportuárias para liberar os voos. No momento, as companhias aéreas e o governo do Ceará e prefeitura de Aracati estão se organizando para dar a largada e anunciarem as rotas para o aeroporto projetado para receber aviões de grande porte – Boeing 737, por exemplo. A construção do aeroporto recebeu investimentos de R$ 36 milhões, oriundos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado do Ceará.

Monumento ao Dragão do Mar em Canoa Quebrada
Monumento ao Dragão do Mar em Canoa Quebrada

A pista de pouso tem 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O nome Dragão do Mar homenageia o jangadeiro Francisco José do Nascimento, herói dos mares e abolicionista, nascido em Canoa Quebrada no ano de 1839, e que como chefe jangadeiro se recusa a transportar negros escravos para o Sul de País, para onde um grande grupo havia sido vendido. Isso gerou forte revolta, mas Dragão do Mar lidera com os seus jangadeiros um motim, com apoiou de líderes antiescravagistas em terra, sendo o grupo de escravos liberado. Além da sua principal praça, a Dragão do Mar, onde ocorrem eventos culturais ao ar livre, agora também o aeroporto recebe o mesmo nome do herói.

Barracas na praia de Canoa Quebrada - Aracati - Ceará
Barracas na praia de Canoa Quebrada – Aracati – Ceará
Praia de Canoa Quebrada junto às barracas
Praia de Canoa Quebrada junto às barracas
Quando a maré sobe, as barracas ficam prejudicadas com as ondas
Quando a maré sobe, as barracas ficam prejudicadas com as ondas

Bom, enquanto os voos não começam, efetivamente, vale a pena ver o que tem em toda Aracati e na sua praia mais famosa, Canoa Quebrada.  Aracati é cercada de belezas naturais, seu litoral é famoso por causa de Canoa Quebrada que colheu jovens de todo o país e muitos estrangeiros que saíram pelo mundo em busca do paraíso. Mas a cidade de Aracati possui um conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, testemunho da época em que o porto natural recebia comerciantes portugueses e de outros estados brasileiros em busca da carne de sol. Junto ao rio Jaguaribe que passa ao lado da cidade, Aracati já foi Cruz das Almas, Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe, depois, em 1766, Santa Cruz de Aracati e, desde 1842, Aracati. Ali, várias edificações foram construídas e devem ser vistas Bateria do Retiro Grande, Presídio da Ponta Grossa, Presídio de Coroa Quebrada e do Morro de Massajó.

Na praia é possível andar de jegue, ou mesmo só tirar uma foto ao lado deles
Na praia é possível andar de jegue, ou mesmo só tirar uma foto ao lado deles
Flores enfeitam leitos nas pousadas de Canoa Quebrada
Flores enfeitam leitos nas pousadas de Canoa Quebrada

Na orla e entorno as falésias fazem o pano de fundo perfeito para passar o dia curtindo o mar. É só água de coco, uma cerveja, passeio de jegues a beira mar, banhos seguros em pequenas baias ou o surfe nas marés altas. Mas tudo com água quentinha, morninha. E Limpa. No entorno de Canoa as muitas dunas já mudaram vilas, pois duna que se preze tem vida própria. Luís Nogueira, dono da pioneira agência de turismo, a Canoa Viagens, mantém passeios de bugre ou de 4X4 pela orla ou dunas, mostrando antigas vilas que foram abocanhadas. E apresenta também muitas outras belezas.

Luís Nogueira em sua agência
Luís Nogueira em sua agência

Canoa Quebrada é a praia point, com muitos serviços, predestinada ao turismo. Na sede, uma rede de pousadas, hotéis e restaurantes, boates e demais serviços. Aliás, alguns dos donos dos restaurantes e bares são de estrangeiros (europeus) que chegaram, viram e ficaram. Com vida cultural própria, Canoa Quebrada pode ser acessada via terrestre pela CE-040 e depois pela CE-371. A sua agenda cultural é intensa. Anualmente o Festival Internacional de Curta Metragem, evento que reúne cineastas e artistas de todo o mundo.

Praia da Redonda em Icapuí - Ceará
Praia da Redonda em Icapuí – Ceará

Nos dois meses da Copa 2014, manterá sua programação cultural, como o Ciclo Junino, que ocorre em todo o Nordeste brasileiro. Em julho iniciam as Regatas que vão até setembro. A primeira será Regata da Vila da Volta. Em agosto tem a Regata de Jangadas a Vela do Porto do Espigão. Em setembro, tem as Regatas do Estevão de Canoa Quebrada e a de Jangadas a Vela de Pedra Redonda.

Dunas em movimentação soterram coqueiros e residências
Dunas em movimentação soterram coqueiros e residências

Mas em julho tem, na praia de Quixadá, outra linda de Aracati, o Festival do Camarão, um evento imperdível, pois cada pescador, dono de tenda ou restaurante que se preze apresenta o seu prato. Já em Canoa Quebrada, ainda em julho, terá o Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati.

Cabra no meio da catinga próximo a Mossoró
Cabra no meio da catinga próximo a Mossoró
http://www.aracati.ce.gov.br/
http://canoaviagens.com.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink