Tavares –RS : Parque Nacional da Lagoa do Peixe

parque nacional da lagoa do peixe

Papa-piri um dos troféus mais buscados pelos observadores de aves

Parque Nacional da Lagoa do Peixe: Um paraíso para observadores de aves

O pequeno município de Tavares, lindeiro à Mostardas, é a base do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, situada perto do mar, com uma ligação sazonal ao mesmo. Com uma localização geográfica peculiar, Tavares fica no chamado Sul do Litoral Norte gaúcho, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Em alguns pontos, a distância entre um e outro  (lagoa e mar) é menor do que cinco quilômetros.

parque nacional da lagoa do peixe

Bando de flamingo chileno na lagoa do peixe

Esta lagoa é um criatório de um diverso ecossistema, que faz parte da migração anual de diversas espécies de aves, entre elas alguns maçaricos e trinta-réis. Anualmente estas aves, que procriam no ártico, migram até a terra do fogo na Argentina, onde passam os meses de verão do hemisfério sul.

parque nacional da lagoa do peixe

Bandos de aves diversas na barra da Lagoa do Peixe, junto ao mar

Um dos poucos pontos de parada nesta travessia de 15.000 km, é a Lagoa do Peixe, onde as aves se alimentam de moluscos e outras espécies de animais que são caçadas na areia.

parque nacional da lagoa do peixe

Bando de trinta-réis à beira-mar

Para observadores de aves (birdwatchers), o local é privilegiado, porque além de ter bandos enormes de aves, às vezes com milhares de indivíduos, apresenta um relevo plano e com pouca vegetação, permitindo a observação das aves com bastante facilidade e com boa iluminação.

parque nacional da lagoa do peixe

Trinta-réis de bando em voo

No final do mês de abril, as aves já bem alimentadas, e com sua plumagem nupcial, que revela um belo colorido em cada espécie, iniciam seu voo de retorno para o ártico, quando podem ser observadas em grandes bandos.

Cabeças-secas em lavoura de arroz
Cabeças-secas em lavoura de arroz

Na cidade, poucos estabelecimentos se dedicam ao turismo, embora a constante presença de turistas de todo o mundo, dado a importância do sítio na vida das aves migratórias.

Colhereiro em lavoura de arroz
Colhereiro em lavoura de arroz

O hotel Parque da Lagoa, é dirigido pelo proprietário, João Batista, e ele também é um aficionado pela observação de aves, oferecendo expedições em suas viaturas 4×4, nas diversas trilhas da lagoa. O Hotel oferece acomodações econômicas, disponibilizando além dos roteiros do Batista, um computador com internet para o uso dos hóspedes.

Entrada da trilha do talhamar junto à RSt-101
Entrada da trilha do talhamar junto à RSt-101

Na cidade os principais pontos de visitação são a trilha do Talhamar, da Figueira, a Lagoa dos Patos, e na vizinha Mostardas (30 km de distância), a estrada do balneário, que dá acesso à praia. A beira da praia, entre esta trilha e a barra da lagoa do peixe é também um local de excelentes resultados para a observação. Todos as trilhas recomendam o uso de um veículo 4×4, dado que as mesmas são de areia.

Mergulhão-grande à beira-mar
Mergulhão-grande à beira-mar

Em Mostardas a visita ao atelier do artista Eloir da Silva, bem na entrada da cidade, para apreciar (ou comprar) a suas miniaturas de aves, é um dos programas indicados. Na praça central também tem uma loja de artesanato, que vende os famosos cobertores de Mostardas, feitos em lã bruta.

Piru-pirus à beira-mar
Piru-pirus à beira-mar

Em Mostardas, tem diversos estabelecimentos de hospedagem, recomendamos a Pousada Pouso Alegre, na rua Padre Simão, via de acesso à cidade.

Vista externa da pousada Pouso Alegre em Mostardas
Vista externa da pousada Pouso Alegre em Mostardas
Recepção da Pousada Pouso Alegre em Mostardas
Recepção da Pousada Pouso Alegre em Mostardas

O acesso a Tavares se faz pela RS-040 até Capivari do Sul (80 km), daí pegando a Rst-101 até Tavares (150 km), numa distância total desde Porto Alegre de 230 km.

O acesso pela estrada RSC-101 (antiga estrada do inferno), que como o próprio apelido já diz, é uma estrada de condições nem sempre adequadas. Como foi construída em cima de áreas alagadas e de areia, sua resistência ao tráfego de caminhões com as safras da área é testada e destruída, ano após ano. São realizados remendos na estrada, mas sempre tem grandes buracos e por vezes, trechos inteiros sem asfalto.

http://www.hotelparquedalagoa.com.br/
http://www.lagoadopeixe.com.br/web/passeio.php
http://virtude-ag.com/pa-lagoa-do-peixe-dez13-gilberto-muller/
http://virtude-ag.com/fav-lagoa-do-peixe-gilberto-muller/
http://www.pousadapousoalegre.com.br/
http://coapoa.org/index.php/lagoa-do-peixe-pascoa-2013

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink