No Mangal das Garças, uma amostra da Amazônia

Deque visto desde o rio Guamá, em momento de maré alta

Deque visto desde o rio Guamá, em momento de maré alta

Em uma área revitalizada de 4 hectares perto do centro de Belém, a capital do Pará, e ao lado do Arsenal da Marinha, se encontra o parque Mangal das Garças, onde a natureza da Amazônia é o maior atrativo. Todo o esplendor da floresta amazônica pode ser sentido dentro deste pequeno parque, muito bem cuidado e com boa segurança para os turistas. Nele existem lagos, animais e vegetais em harmonia e com um paisagismo exemplar, fazendo o visitante se sentir à vontade em seus mais diversos recantos. Pode ser considerado um resumo da biodiversidade amazônica.

Entrada do Mangal das Garças

Entrada do Mangal das Garças

O parque funciona de terças a domingos, das 9 horas até às 18 horas – horário que em Belém já é noite. Como a área é bem aberta, o visitante deve usar roupas leves, calçando preferencialmente sandálias, chapéu e protetor solar.

Farol de Belém

Farol de Belém e paisagismo da área

No interior do parque pode ser visitado o topo do Farol de Belém, com seus 50 metros de altura e cujo acesso se faz através de um elevador. Da parte superior do farol, uma boa vista do parque e também da cidade e do rio Guamá e manguezais adjacentes.

Mangal das Garças

Mapa na entrada do parque orienta os visitantes

Outro atrativo é o viveiro das Aningas, que além dos vegetais conta com diversas espécies de animais em cativeiro e domesticados. É possível observar em liberdade inúmeras garças-brancas grandes, além do colorido vermelho dos guarás. Nos viveiros, diversas espécies de aves da Amazônia estão em cativeiro. Outro viveiro é criatório de milhares de borboletas, com seus mais diversos matizes. No reino vegetal, as principais espécies do parque são as aningas, os açaizeiros, os bacurizeiros, os buritis e as mangueiras. Todas as essências do local foram preservadas, e como o rio Guamá tem marés, a área do parque sofre a influência das mesmas.

Mangal das Garças

Capororocas e guarás no banhado do mangal

Na margem do Rio Guamá, um deque de madeira permite ao visitante observar os mangues de aningas que margeiam o rio assim como o movimento de suas águas desde uma estrutura elevada a uns 10 metros acima da preamar.

Mangal das Garças

Farol de Belém e vegetação do parque

Mangal das Garças

Deque sobre o manguezal

Um museu de antigos instrumentos de navegação além de barcos típicos de uso nos rios da Amazônia também complementa a visita.

Mangal das Garças

Área que homenageia a Marinha

No interior do parque, além de um sofisticado restaurante, também se encontram pequenos bares com venda de lanches. No restaurante, com serviço à la carte, é servida principalmente a comida com a gastronomia típica paraense, como a maniçoba, arroz paraense e tucunaré, camarões e lagosta entre outros pescados. De seu interior, é possível observar o rio, enquanto se saboreia os pratos do cardápio.

Vista do mangal das garças e da cidade de Belém

Vista do mangal das garças e da cidade de Belém

Dentro do parque existem também diversos galpões que são utilizados para exposições e atividades artísticas, sempre com o foco na biodiversidade amazônica e na educação das crianças para o convívio com o meio-ambiente.

Mangal das Garças

Flamingos procuram alimento

Mutum, espécie de ave da amazônia,

Mutum, espécie de ave da amazônia,

Também estão disponíveis em diversos setores guias turísticos que explicam os diversos atrativos e curiosidades sobre o meio-ambiente do local. A entrada no parque é gratuita, e algumas áreas fechadas no seu interior tem ingressos de pequeno valor ( viveiros, elevador do farol, borboletário).

Ave amazônica

Iratauá-grande

Corrupião, uma das mais belas aves brasileiras

Corrupião, uma das mais belas aves brasileiras

Bando de guarás e graças brancas

Bando de guarás e graças brancas

Mangal das Garças

Tartarugas descansam enquanto pegam sol

Mangal das Garças

Garças brancas sobrevoando o lago

Lago interno no Mangal das Garças

Lago interno no Mangal das Garças

http://www.mangaldasgarcas.com.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink