A história do Brasil em uma praia paradisíaca

Réplica da nave de Pedro Álvares Cabral, no museu do descobrimento

Réplica da nave de Pedro Álvares Cabral, no museu do descobrimento

A Bahia tem muitos lugares que merecem ser conhecidos, visitados e curtidos. Um desses é o ponto de descoberta do Brasil, a cidade e praias de Porto Seguro, um daqueles lugares que a gente nunca esquece. Certamente antes do descobrimento, em 22 de abril de 1500, o local já era um paraíso – o que podemos deduzir pelas leituras da carta de Cabral à Coroa Portuguesa – o que continua até os dias atuais, agora com a fama de ter sido a dede escolhida pela seleção alemã, campeã da Copa Mundial. Reportagens em jornais, blogs e TVs informam que os alemães que ficaram naquele ponto do Brasil prometeram voltar. Eu, que já curti Porto Seguro e região, tenho certeza que essa promessa será cumprida, porque ali é como se diz popularmente “É tudo de bom”.

Barracas de praia oferecem conforto à beira-mar

Barracas de praia oferecem conforto à beira-mar

Um mar que se mostra manso, águas mornas e esverdeadas, muitos montes com a mata atlântica ainda preservada e os casarios, museus, igrejas e tantos elementos que lembram a chegada dos portugueses, além dos rios, coqueirais, manguezais, falésias com cores magníficas e arrecifes (formações rochosas na costa, que podem ser acessadas na maré baixa) contribuem para atrair ainda mais e dar maior elegância ao relevo. Tudo isso agregado ao povo extremamente gentil, e a uma infraestrutura de serviços completa. Existem hotéis, pousadas, restaurantes, bares e botecos para todos os gostos e bolsos. A começar pelo aeroporto, próximo da área central e beira mar.

Istmo de areia na Coroa Vermelha, permitindo entrada longa mar adentro

Istmo de areia na Coroa Vermelha, permitindo entrada longa mar adentro

Quem opta por ficar na praia da Coroa Vermelha, onde estão a maioria dos hotéis a beira mar e toda a infra necessária para quem está como turista, pode tranquilamente optar por utilizar o transporte urbano, um ônibus, para visitar a área central onde estão muitos dos atrativos históricos. Mas como a cidade é muito espalhada, com nichos significativos que precisam ser visitados, alguns em morros muito altos, alguns passeios exigem um transporte mais adequado. E, par isso, as empresas de turismo oferecem as viagens e visitas junto aos hotéis.  Alternativa, se achar adequado, é aluguel de um carro.

Capela na primeira vila em Santa Cruz de Cabrália

Capela na primeira vila em Santa Cruz de Cabrália

A Cidade Histórica, primeiro núcleo habitacional do Brasil, abriga imponentes prédios e peças valiosas do século XVI, com destaque para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho, em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, com sua torre toda em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, recentemente recuperado e inaugurado pela Fundação Roberto Marinho. Na parte baixa da cidade, todo o casario do século XVII, também tombado pelo Patrimônio Histórico em 1973, pois leva o visitante ao tempo do descobrimento e do começo do Brasil. Por esse motivo, em 2000 a UNESCO anunciou que essa área – desde a geografia até o casario, é Patrimônio Natural da Humanidade. Isso tudo fico num monte que oferece uma vista deslumbrante do mar e cidade baixa.

Passarela do álcool às margens do rio que separa Porto Seguro de Arraial da Ajuda.

Passarela do Descobrimento às margens do rio que separa Porto Seguro de Arraial da Ajuda.

Ir a Porto Seguro exige que o turista faça algumas coisas como: Passeios de escuna, mergulho, visita as aldeias indígenas e a sua Aldeia de Artesanato dos Pataxós, na Coroa Vermelha; visita às lojas de artesanato na área central, na chamada Passarela do Descobrimento, onde uma rede de bares, botecos e restaurantes oferece desde a comida regional, com preferência aos frutos do mar, até pratos da culinária internacional.

Estátuas com motivos pataxós na aldeia indígena de artesanato

Estátuas com motivos pataxós na aldeia indígena de artesanato

A ida às vizinhanças, como os refúgios paradisíacos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e outros, fazem de Porto Seguro um dos destinos mais procurados por famílias, grupos de amigos e para casais em lua de mel. É um destino completo. A Ida para Arraial da Ajuda, Troncoso e Caraíva se faz pela travessia de balsa sobre o leito do rio Buranhém, que separa Porto Seguro do Litoral Sul. É uma travessia rápida, de cinco minutos, mas que vale a pena porque apresenta a cidade de Porto Seguro de um lado, manguezais do outro lado e muita animação. Os amantes da boa música e baladas têm muitas opções de locais para dançar e curtir.

Monumento comemorativo à primeira missa no Brasil

Monumento comemorativo à primeira missa no Brasil

http://www.portosegurotur.com/pt-br/tours/index.html

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink