Hotel Plaza Caldas da Imperatriz: um contato com a natureza

Caldas da Imperatriz

Prédio principal do hotel, visto desde uma trilha interna ao terreno

Localizado na serra do Tabuleiro, dentro da mata Atlântica, o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, com toda a sua infraestrutura de lazer, recreação de saúde, conta com aliados, nesta época do ano. Com a chegada da primavera a natureza ganha contornos especiais devido ao florescimento de diversas espécies da flora o que atrai insetos na sua labuta pela polinização. Como consequência, dezenas de espécies de pássaros se mostram nas cercanias e nas muitas trilhas do Resort, favorecendo a clientela observadora de aves na sua nobre missão.

Caldas da Imperatriz

Serra do Tabuleiro em área do hotel

Além da florada das plantas, que exibem as mais variadas cores e odores para atrair os insetos polinizadores, há grande agitação no ar ou nas árvores com os rituais de acasalamentos, construções de ninhos, incubações dos ovos e cuidados com a prole,  realizados pelas aves.  Mesmo que as temperaturas ainda oscilem muito nessa época do ano, o importante para a reprodução das aves é o aumento do foto período (horas de luz solar  por dia), que tem grande influência no metabolismo reprodutivo das aves, fazendo com que o processo de acasalamento já comece mesmo no final do inverno.

Caldas da Imperatriz

Comedouros perto do hotel atraem pássaros, como este casal de saís-azuis

Birdwatching: Mais uma das atividades do Caldas da Imperatriz

É nesse período que a atividade eco turística de Observação de  Aves  (Birdwatching), se torna é ainda mais fascinante, pois a passarinhada está preocupada mesmo é com  sua prole  e  perpetuação da espécie, permitindo que os observadores e fotógrafos de aves tenham mais liberdade de aproximação e tempo de observação, alerta o biólogo Fernando Maciel Brüggemann, responsável pelo levantamento das espécies da região e pelo Ecoturismo do Resort. O turismo de observação de aves vem crescendo muito no Brasil, que possui mais de 1.900 espécies de aves, e, em Santa Catarina, o Plaza Caldas da Imperatriz, localizado junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, nas proximidades de Florianópolis (40 km aproximadamente) desenvolve essa atividade há vários anos, com significativo aumento de demanda.

Caldas da Imperatriz

sabiá-de-coleira em comedouro no hotel Plaza

Como se não bastasse a beleza da estação, a área do Resort tem espetáculos naturais das cascatas, dez hectares de jardins, quadras de esportes de todos os tipos, excelente gastronomia junto com as diversas piscinas e banheiras com água mineral e com o SPA. Neste, os frequentadores podem escolher os tratamentos mais indicados para relaxar, tratar da pele e ficar de bem com a vida. Localizado na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, uma comunidade acolhedora, o complexo fica ao lado da histórica fonte onde o imperador Dom Pedro II e a princesa Leopoldina teriam pernoitado em viagem ao Rio Grande do Sul.

Caldas da Imperatriz

Sanhaçu-de-encontro-amarelo no comedouro do hotel Plaza

Caldas da Imperatriz

Frutas do Tarumã são petisco para as aves na floresta

A equipe do blog esteve hospedada no Hotel Plaza Imperatriz a convite.

http://www.plazahoteis.com.br/caldasimperatriz/br/

Caldas da Imperatriz

Placas mostram animais que podem ser encontrados na floresta

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink