Antônio Prado convida gaúchos para a FenaMassa

 

Antônio Prado

Foto: Acervo Secretaria de Turismo de Antônio Prado

A Prefeitura de Antônio Prado, junto com a Associação Comercial e Industrial daquele município, enviam material sobre a terceira edição do Festival Nacional da Massa – FenaMassa, que iniciou em 10 de outubro de 2014 e vai até dia 12, e depois no final de semana de 17 a 19. A solenidade de abertura ocorreu no Centro Histórico do município, entre velhos e preservados casarões que abrigaram – e muitos ainda abrigam – famílias italianas que imigraram e fizeram daquela região um pedaço da Itália no Rio Grande do Sul. Alguns são pousadas que recebem com aquele calor humano e muita animação e bastante comida, cuja feitura foi ensinada pelas “nonas”.

Antônio Prado

Foto: Acervo Secretaria de Turismo de Antônio Prado

Conforme informações recebidas de Dinâmica Comunicação Assessoria de Imprensa da FenaMassa, O festival reúne mais de 30 expositores entre produtores de massas in natura e prontas para consumo, artesanato, empresas do setor moveleiro e de decoração da cidade, agroindústrias, além de produtos coloniais como embutidos, vinhos e sucos. Uma praça de alimentação com seis restaurantes que servirão desde a culinária típica italiana até a culinária contemporânea. O ingrediente principal do festival, claro, é a massa. Poderá ser composto por receitas mais tradicionais e coloniais até as mais elaboradas. Os visitantes também poderão fazer um tour gastronômico pelos restaurantes do evento e desfrutar de um cardápio especial em cada um deles.

Antônio Prado

Come sti anni – foto de Naihobi Steinmetz

Antônio Prado preserva a tradição italiana

O Festival conta ainda com o Espaço Bambini, onde as crianças podem realizar atividades lúdicas; e com o Espaço da História, o qual resgata a trajetória do trabalho e da cultura dos imigrantes italianos. Um diferencial do evento são as oficinas gastronômicas ministradas pelo SENAC, com harmonização entre massas e vinhos, além da Fábrica de Massas, na qual os visitantes poderão aprender na prática como fazer um agnolini, rechear e fechar um tortéi e usar o ‘bigolaro’.

Por ser um festival ao ar livre e localizado no Centro Histórico, o visitante tem a possibilidade de conhecer, através de passeios com roteiros programados, o patrimônio histórico e artístico de Antônio Prado, um cenário que remete à história da colonização dos imigrantes italianos. O patrimônio é formado pelas 48 casas de madeira e alvenaria localizadas nas ruas centrais da cidade, que é considerada a mais italiana do Brasil. A entrada é franca, e o visitante paga somente pelo que consumir ou comprar durante o Festival. Durante os seis dias de festa, serão mais de 50 atividades gratuitas como apresentações de danças, musicais, peças de teatro, entre outras Confira a programação completa no site http://www.fenamassa.com.br

Antônio Prado

Oficina de massas – foto de Naihobi Steinmetz

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink