Santuário do Padre Anchieta é atração religiosa

 

 

Santuário do Padre Anchieta

Escavações nos fundos do santuário Padre Anchieta revelaram parte da história

Mãe, mas este precioso fruto de Teu ventre
Deu vida eterna a todos os fieis que O amam,
E prefere a magia do nascer à força da morte,
Ressurgindo, deixou a ti como penhor e herança.

 

Santuário do Padre Anchieta

Busto do Padre Anchieta em frente ao complexo

O trecho do poema em homenagem à Virgem Maria, Nossa Senhora, foi escrito pelo jesuíta padre José de Anchieta nas areias da Praia de Iperoig, em Ubatuba, São Paulo. Mas foi no Espírito Santo, numa cidade distante apenas 73 quilômetros de Vitória, que se chamava Reritiba e  que hoje leva seu nome, que o padre José de Anchieta viveu seus últimos anos de vida. Morreu na cela (quarto) que foi restaurado junto com a Igreja, o Convento e todo o conjunto que forma o Santuário deste padre santo que viveu voltado à educação, às preces e, sobretudo a evangelização através do conhecimento e respeito aos saberes do evangelizado. No caso, os índios, dos quais aprendeu muito de medicina, dos motivos para as guerras e a língua Tupi. Nascido em 1534, na localidade de San Cristovan de La Laguna – Tenerife, Espanha), o homem que ficaria conhecido como o Apóstolo do Brasil, chegou em terras brasileiras, em Salvador, em julho de 1553 e morreu aos 63 anos, em nove de julho de 1597.

Santuário do Padre Anchieta

Igreja matriz do Santuário Nacional de Anchieta, dedicada a Nossa Senhora da Assunção

O Santuário do Padre Anchieta merece uma visita

Uma visita à cidade de Anchieta pode ser motivada pela busca de conforto nos exemplos de Anchieta. Tanto que todos os anos, próximo ao seu aniversário de morte, milhares de fiéis percorrem os passos de Anchieta, desde a Catedral de Vitória, capital do Espírito Santo, até o Santuário de Anchieta, com paradas em pontos onde o religioso deixou sua obra. Em alguns locais ainda existem os poços de água potável que ele ajudou a abrir. E, sem dúvida alguma, aqueles que creem na religião, na educação como forma de formação de caráter, encontrarão exemplos do passado – deixados por esse santo padre, canonizado pelo Papa Francisco, mas já tido como santo há muitos – e na forma como a administração atual  trata a questão da educação, com escolas muito bem equipadas e bonitas.

Santuário do Padre Anchieta

Escavações nos fundos do santuário do Padre Anchieta

Mas Anchieta tem muito mais do que o Padre Anchieta e seu digno Santuário, localizado no centro, num dos muitos montes elevados, que fica a igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e o Museu destinado a informar sobre a vida e obra do padre que criou cidades desde o litoral e onde fica a capital paulista, Rio de Janeiro até a Bahia. O Complexo que se transformou no Santuário, fica bem na área central num dos muitos morros, com vista para o Rio Benevente e o Mar. Esse modelo – muitos elevados e o mar, integram a geografia de Anchieta, cujo  litoral é repleto de baias, enseadas de grande beleza. Mar limpo, muitos morros junto ao mar, em diversos pontos, áreas de mangal e muitos outros atrativos. E a cidade tem uma preocupação muito intensa a respeito do meio ambiente, com muitas restingas, áreas de mangais e beiras de praias transformadas em APAs (Áreas de Preservação Ambiental).

Anchieta

Vista noturna da praia de Iriri desde o restaurante do Hotel Recanto da Pedra

Contando com uma rede hoteleira, de restaurantes, comércio e de serviços bem estruturada, o turismo na região é  bastante desenvolvido. Os mineiros em busca do mar são os principais visitantes que acabam encontrando muito mais que um bom mar para se refrescar o ano inteiro. A rede hoteleira de Anchieta é diversificada, com muitos hotéis e pousadas, algumas dessas em pontos muito especiais, como a Pousada Recanto da Pedra, em Iriri que, como o nome diz, fica junto de uma enorme pedra que se esparrama no mar. O hóspede pode tomar banho de mar na Enseada Azul, curtir o sol sobre a enorme pedra e dormir com o barulho das ondas ao encontro das rochas. Na Enseada, barracas de praia fornecem o necessário para os banhistas. A praia de Areia Preta, também em Iriri é ponto de saída de grupos para passeios de escuna, através de empresa especializada em passeios e pesquisa marinha.

Anchieta

Baía de Iriri e Enseada Azul

Praia de Inhaúma em Anchieta

Praia de Inhaúma em Anchieta, tem colônia de pescadores

http://www.abapa.org.br/

http://www.recantodapedra.com.br/

http://www.anchieta.es.gov.br/Materia_especifica/19477/Nova-marca-do-Santuario-de-Anchieta-e-aprovada-em-Roma

 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink