Em Anchieta no Espírito Santo, praias para todos os gostos

Em Anchieta tem desova de tartarugas marinhas

Em meados de dezembro os ovos das tartarugas que desovaram na costa brasileira começam a eclodir e milhares de tartaruguinhas seguirão para o mar, cumprindo um ciclo que a natureza traçou e que – em vários municípios da costa, como é o caso de Anchieta, de Vitória – no Espírito Santo – recebem a ajuda de pessoas ou entidades ou instituições.  Desde o começo de novembro, de todos os anos, vários pontos nas praias de Castelhano e Guanabara (também outras) em Anchieta, são cercadas com estacas e uma corda, demarcando a existência de ovos nas areias, como forma de garantir que o processo se conclua. A preocupação da administração de Anchieta com o meio ambiente é explicada pelo arquiteto Walter Gobbi, assessor especial da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Anchieta.  Uma ampla área, abrangendo não apenas as praias, mas também parte dos morros, lagoas, rios e áreas de manguezais na região estão preservados por lei para garantir não só as idas e vindas de tartarugas, mas para preservar a vegetação natural e sua fauna. “Em parte, a criação das áreas de preservação também é uma forma de devolver ao mar e à região, parte do que era seu, da sua forma original”, afiança Gobbi. Uma unidade de preservação, que já foi do Projeto Tamar, mas que atualmente é uma ONG que segue a orientação do Tamar, mas tem patrocínio de empresas da região monitora 34 quilômetros de praias e tem base na praia da Guanabara. O cuidado é com a espécie Caretta, que faz ali a sua desova.

Placa indicativa de área de desova

Placa indicativa de área de desova

NInho de ovos de tartaruga demarcado

NInho de ovos de tartaruga demarcado

               Cada praia em Anchieta tem uma caraterística, algumas mais procuradas e outras quase desconhecidas, verdadeiros paraísos na terra de Anchieta, a antiga Rerigtiba ou Beneventes. A de Ubu, uma das paradas dos caminhantes de Anchieta, tem sua história, além de no local o padre ter aberto um poço para garantir água potável aos moradores, a quase totalidade indígenas, Conta a história que o corpo do padre Anchieta, após sua morte na Capela que erguera, e onde tinha sua moradia, foi colocado numa rede e índios o levaram de barco até a cidade de Vitória, onde seria sepultado na Capela Matriz, hoje o Palácio Anchieta. Numa mudança de barco, na praia de Ubu, o corpo do padre caiu na água e os indígenas teriam pronunciando, com susto e muita emoção: “Aba Ubu”, que na linguagem tupi-guarani significa “o padre caiu”. Por este motivo, uma parada da caminhada desde a cidade de Vitória até o Santuário, promovida pelos caminhantes de Anchieta, é a praia de Ubu. Muitos dormem em hotéis, pois a praia é bem servida de serviços. Mas outros acampam e ficam a mercê do clima, em peregrinação de reparo.

Falésias na praia de Anchieta

Falésias na praia de Anchieta

Praia do Iriri, com a Pousada Recanto da Pedra ao centro

Praia do Iriri, com a Pousada Recanto da Pedra ao centro

A dos Castelhanos é muito procurada por sua excelente infraestrutura. Além de barracas na beira da praia (algumas serão demolidas para dar espaço à preservação) a rede de restaurantes é muito boa. A Pizzaria e Restaurante Braseiro serve excelente comida mineira, além de peixes. O Peixe frito em postas é um pedido imperdível. Em Iriri, rumo sul, estão as praias de Areia Preta, de onde saem escunas com passeios para avistagem de aves, da costa ou para mergulho. Iriri, também tem nome de origem indígena e significa “ostra”, abundante em suas praias. No passado, o balneário era apenas uma pequena vila de pescadores. Hoje é um dos mais importantes balneários do município de Anchieta. O balneário de Iriri concentra a maior infraestrutura hoteleira do município de Anchieta. Os turistas vão dos mais distantes pontos do Brasil, para saborear os frutos do mar e a tradicional moqueca capixaba. Mas encontram de tudo, em termos de gastronomia e hospedagem.

Felipe em frente ao Estudio 84

Felipe em frente ao Estudio 84

Além de peixes e pizzas, pode-se comer filés

Além de peixes e pizzas, pode-se comer filés

O Pub Estúdio 84, de um jovem gourmet Felipe Guimarães Stein, é desses ambientes em que se pode comer desde uma pizza, até um file ao ponto ou mal passado, com acompanhamento adequado. Na pousada Recanto da Pedra, são servidos frutos do mar, na beira do mar, junto às ondas que se debatem nas pedras da praia de Costa Azul, uma das mais lindas de Iriri. Na beira da praia, as barracas competem com qualidade. Todas contam com lixeira para que não se espalhe sujeira (guardanapos, por exemplo, que voam com a brisa) e os pratos são especiais. Na do Paulinho, um peixe peroá grelhado, é um pedido para agradar. Sucos variados e, claro, a cerveja no ponto, complementam o cardápio. São muitas as praias. E o caminho para se chegar a elas é pela Rodovia do Sol, muito bem sinalizada e com destaque para os cuidados que os motoristas devem ter desde Vitória e Vila Velha, visto as áreas de preservação, nas quais vivem muitos mamíferos que atravessam a rodovia estadual. Veja mais sobre as praias de Anchieta em www.anchieta.es.gov.br

Praia dos Castelhanos tem ótima arborização

Praia dos Castelhanos tem ótima arborização

Prato com Peroá frito

Prato com Peroá frito

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink