Convento da Penha em Vila Velha

Monumento na montanha e Mata Atlântica de Vila Velha

 

Das sacadas do Hotel La Residence Victória, na Praia de Camburi, o hóspede visualiza três montanhas ao fundo, no lado sul, e numa delas avista o monumental Convento da Penha, no município de Vila Velha.

Vista do Convento da Penha à distância

Vista do Convento da Penha à distância

Incrustado no topo da montanha e tendo aos pés a mata atlântica, o mar e as duas cidades, o Convento é uma belíssima construção do Brasil Colonial e um dos mais imponentes e importantes monumentos religiosos do Espírito Santo. A obra, cuja visitação é obrigatória, devido a sua história e posição geográfica privilegiada, começou a ser construída em 1562 por um padre espanhol, Frei Pedro Palácios, que fez uma capelinha entre a mata virgem, já no alto do morro.

Placa com indicação dos locais a visitar

Placa com indicação dos locais a visitar

Convento da Penha

Portal de entrada de pedestres

Convento da Penha

Rampa de acesso ao convento

Em 1750 começou a reforma, mas sempre resguardando a vista, de forma que aqueles que chegam ao topo onde está o Convento, podem ver as cidades de Vila Velha e de Vitória, o oceano e toda a beleza da região.

Convento da Penha

Vista da terceira ponte e Vitória desde o Convento

Convento da Penha

Vista de Vila Velha desde o convento

Convento da Penha tem vista panorâmica da Grande Vitória

Visitar o Convento é como começar a entender a intrincada geografia de Vitória, a ilha e capital capixaba, composta por muitas cadeias de montanhas, pedras enormes e muito mar de praias exuberantes, manguezais. O acesso ao local, para quem está em Vitória, é pela Terceira Ponte, uma obra de engenharia que propicia um belo passeio e leva o visitante até Vila Velha.

Convento da Penha

Vista desde o Convento

Convento da Penha

Pórtico de acesso para veículos

Convento da Penha

Escadaria de acesso

No outro lado, com boa sinalização, o turista acha como chegar ao objetivo. Pode ser a pé, em meio a um caminho pela mata, uma subida de 154 metros, ou de carro até o estacionamento ao pé do convento. Dali vem a subida final com mais uma escadaria que leva, finalmente, à Igreja e ao Conjunto do Convento.  O interior da igreja de Nossa Senhora da Penha é ricamente decorado com folheado a ouro. No conjunto, obras de arte, com pinturas rememorando momentos especiais da religião Católica no mundo. A visitação, gratuita, pode ser feita com atendimento das 7h30min às 17h. Uma loja na saída vende lembrancinhas, até mesmo umas garrafinhas plásticas levadas pelos fiéis de lembrança, coletando água benta de uma bica. Ali consta a advertência “imprópria para consumo”.

Convento da Penha

Interior da capela

Convento da Penha

Interior da capela

 

http://www.bristolhotels.com.br/

http://www.conventodapenha.org.br/

http://www.vilavelha.es.gov.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink