Colibri é marca registrada na linda e agradável Santa Teresa

 

Santa Teresa

beija-lor de topete

A marca registrada Colibri está no nome de restaurantes, pousadas e hotéis do município de Santa Teresa, na serra do Espírito Santo, pois representa credibilidade. Folhetos turísticos chamam para “A Doce terra dos Colibris”. Uma visita à cidade significa a certeza de que o visitante vai usufruir das benesses da natureza, noites um pouco frias em termos de temperatura, mas quentes em acolhimento. A hotelaria, simples, sem muito glamour, oferece conforto, bom café da manhã (alguns estabelecimentos só oferecem café da manhã nos finais de semana, portanto é bom verificar quando fizer a reserva) e cortesia. Nisso a cidade de presta demais. A começar pelos moradores que ficam no entorno da praça Augusto Ruschi, bem no centro, sempre prontos a informar. Proprietários e funcionários do hotel Pierazzo, bem no Centro, esbanjam cortesia enquanto recomendam as iguarias, o iogurte caseiro, por exemplo, e ao mesmo tempo trocam na antiga vitrola, um LP, sempre um clássico, para o desjejum dos hóspedes. Essa música de boa qualidade agrada os hóspedes e atrai colibris e outras aves que sobrevoam o terraço, onde o café da manhã é servido. Algumas outras aves até ninhos fazem em pequenas arvores, plantas, flores dispostas nesse espaço. É meio um paraíso.

Santa Teresa

café da manhã no Hotel Pierazzo

Santa Teresa

Restaurantes da área central são bem apresentados

Santa Teresa

Restaurantes da área central oferecem pratos bem elaborados

Santa Teresa na visão da prefeitura

A assessora de turismo de Santa Teresa, Janine de Sá Lima Piazarolo, destaca que um roteiro completo para conhecer Santa Teresa pode começar pela Praça Augusto Ruschi, seguir até o Museu Mello Leitão e saber de toda a história de Ruschi, passear pelo centro histórico até a Igreja Matriz, passando para a Rua do Lazer (a que de noite se transforma), com um trecho fechado ao trânsito para que as pessoas fiquem de donas do local, entre mesas dos diversos restaurantes. Vários empreendedores aproveitaram os antigos casarios para transformá-los em restaurantes. Depois vem o circuito de Nossa Senhora do Caravaggio, com as cantinas – que a exemplo dos imigrantes italianos do Rio Grande do Sul, também os que foram para o Espírito Santo, levaram sua arte de produzir vinhos, sucos e espumantes. E, claro, massas saborosas, como a que degustamos num dos restaurantes da Rua do Lazer. Com tantas montanhas no entorno, uma rampa de voo livre reúne adeptos desse esporte, com muito movimento nos finais de semana e períodos de férias de inverno e de verão. Além da rampa, outro ponto de observação da região é o chamado Vale do Canaã, uma queda abruta que oferece uma visão deslumbrante. Santa Teresa dispensa muitas explicações, pois a cidade é pequena e os atrativos têm indicações. O secretário de Turismo e Cultura Murilo Bosa Vago, destaca como principal a preocupação da cidade com a sustentabilidade. A manutenção ou recuperação da mata atlântica são pontos fundamentais na gestão. Como uma cidade voltada ao meio ambiente e a paz, Santa Teresa também sedia festivais de música, e até foi eleita a Capital Estadual do Jazz e do Blues.

Santa Teresa

Centro da cidade de Santa Teresa

Santa Teresa

Interior da Igreja de Santa Teresa

 

Informações:

http://www.santateresa.es.gov.br

http://www.hotelpierazzo.com.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink