Campos Neutrais – Hoje Santa Vitória do Palmar

Campos Neutrais: A Força dos Ventos numa praia imensa e bilíngue.

Aerogerador dos Campos Neutrais

Aerogerador dos Campos Neutrais

A primeira cidade dos Campos Neutrais é Santa Vitória do Palmar. Eleita  a capital dos Campos Neutrais, a cidade divide com Chuí o nome de terra dos cataventos, empreendimento que deu nova dimensão econômica para a região, movimentou a hotelaria e comércio. O Complexo Eólico dos Campos Neutrais injetou investimentos de mais de R$ 3 bilhões na implantação dos cataventos que irão fornecer energia sem danos ambientais, só com os ventos. Sob a responsabilidade da Eletrobrás – Eletrosul, foram construídos os campos de Geribatu e Hermenegildo (no Palmar) e Chui, constituindo o maior parque eólico da América Latina.

Pórtico de entrada de Santa Vitória do Palmar

Pórtico de entrada de Santa Vitória do Palmar

A capital dos Campos Neutrais é uma cidade limpa, com bonito pórtico na entrada, onde fica a loja de informações turísticas, na qual uma gentil jovem dá as informações e oferece o mapa com dicas sobre a cidade. Seguindo pela mesma avenida, o visitante chega até á área central.

Campos Neutrais

Rosa dos Ventos na praça central

Nesse percurso já se pode ver, pelo casario antigo, misturado com novas edificações, que ali houve um passado de muita glória e que há um clima de expectativa positiva, no momento, final de 2014 começo de 2015. Nessa área estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Palmar, casarões antigos falam dessa época de glamour. A praça General Andréia é muito linda, tendo no centro a Rosa dos Ventos, uma estátua às  mães, e outra do fundador, um dos membros da família Mirapalheta, cujo titular nasceu no Taim nos idos de 1700 e, anos mais tarde, um descendente seu iria fundar Santa Vitória do Palmar. A cidade tem boa hotelaria, churrascarias e sua praia de mar: a do Hermenegildo, essa distante cerca de 30 quilômetros.

Desbravadores tem sua memória reverenciada na praça de Santa Vitória do Palmar

Desbravadores tem sua memória reverenciada na praça de Santa Vitória do Palmar

No campo da história, a cidade conta com muitos moradores descendentes da família Saraiva, mais precisamente do grande líder maragato Gumercindo Saraiva, cujo corpo (ou ossos) descansam sem a cabeça no chamado “Cemitério Civil” dos Campos Neutrais – Santa Vitória do Palmar. A cabeça, ninguém sabe onde está, teria sido entrega ao arqui-inimigo de Gumercindo, Júlio de Castilhos – o governante político da época de 1885 a 1895.   Algumas teses são de que a cabeça desse general que mobilizou um exército de mais de 10 mil homens, combateu no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sitiou Curitiba (PR) teria sido enterrada nos fundos do Palácio ou, no caso, no atual Forte Apache, onde funciona atualmente o Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre.

Cemitério de Santa Vitória do Palmar

Cemitério de Santa Vitória do Palmar

Campos Neutrais

Túmulo de Gomercindo Saraiva

O certo é que o jazigo da família está plantado no Cemitério Civil e é motivo de visitação dos que ainda lembram do grande general federalista, o homem de campo que defendeu com armas e muitas peleias em meio a degolas – já que naquela guerra civil de 1893, a degola e fuzilamento eram métodos usados pelos dois exércitos – os ideais de um dos maiores tribunos que o Brasil já teve, o gaúcho Gaspar Silveira Martins, oponente político de Castilhos. Bom, o ideal para se ter uma noção mais clara destas figuras, a fim de entender um pouco mais dos Campos Neutrais, onde Gumercindo estabeleceu sua moradia na Estância Curral Del Arroyo  (mais ao lado de Jaguarão, junto a Lagoa Mirim) é a leitura de algumas obras. Entre essas A Cabeça de Gumercindo, dos escritores Elmar Bones e Tabajara Ruas; Maragatos e Picapaus Guerra Civil e Degola no Rio Grande, de Carlos Reverbel; Silveira Martins, da coleção Esses Gaúchos, de Newton Alvin e Caderno de História Memorial do Rio Grande do Sul, Maragatos – O Partido Federalista Rio-Grandense 1892-1928, de Sérgio da Costa Franco, edição feita no governo de Germano Rigotto, quando o jornalista Paulo Silva foi secretário de Cultura do RS, pasta que ele assume neste governo que inicia em 2015.  O Ministério Público do RS, em 2005, editou na sua coleção Sujeito& Perspectivas, Júlio de Castilhos  e o paradoxo republicano com artigos de diversos autores. Uma obra de mais peso para ser lida devagar.

Campos Neutrais

Túmulo de Gomercindo Saraiva

Para conhecer um pouco da cidade é bom ficar uns dois dias e idas e vindas pelos arredores, curtindo a praia no verão. No Hermenegildo uma praia que segue em linha reta até os molhes, em Rio Grande. É uma faixa muito larga de areia, onde o mar tem dias de águas mais claras ou mais escuras, dependendo da maré. E, ainda dependendo das correntes, tem o trecho chamado de Concheiro (conchero para os uruguaios), uma faixa onde o mar joga conchas. Em dias ou noites de mar revolto, cerca de cinco quilômetros de areia ficam cobertos por conchas. Não tivemos sorte de visualizar o fenômeno, mas as conchas estão lá espalhadas indo até as dunas, nessa faixa que é um rodovia a beira mar, tal a solidão, nesse longo trecho.

Concheiro é um local que deve ser visto

Concheiro é um local que deve ser visitado

Com boa rede hoteleira, o comércio da praia do Hermenegildo é uma comunidade pequena que vive mais de verões lotados, especialmente de uruguaios. Tanto que se o visitante não for bem informado, pensará que já está outro lado da fronteira, em vez na da Barra do Chuí, no Brasil, na Barra Del Chuy, no Uruguai. Isso porquê os anúncios ali são, na sua quase totalidade, em Espanhol: “Alquila-se casa, tenemos espacio para pareja”, e por ai vai. A venda de lenha é intensa, apesar do calor, porque sem “una parillada”  – carnes diversas assadas em fogo – ninguém resiste. Os empreendedores, gaúchos e uruguaios estão colhendo, juntos, os frutos da implantação o parque eólico do Hermenegildo. Técnicos de várias partes do mundo moraram e alguns ainda moram por ali, hospedados na rede hoteleira e fazendo dos restaurantes a sua cozinha.

Placas de propaganda em espanhol no Brasil

Placas de propaganda em espanhol no Brasil

Quiosques da Pousada Quebra Mar

Quiosques da Pousada Quebra Mar

Muito disputada, a Pousada Quebra Mar está num ponto estratégico. Perto do centrinho, onde a capela de Nossa Senhora dos Navegantes busca apoio para uma reforma,  a Quebra Mar está realmente na beira do mar, sobre uma elevação. O hóspede ali desce do quarto para a areia. Os proprietários – Carlos e Maria –   investiram em reformas e no plantio de algumas árvores, conseguindo proporcionar aos hóspedes muito conforto. Um local para refeições na cidade é no Clube, onde tudo acontece, mas durante o verão inúmeros bares, restaurantes  e lancherias estão abertos. Não faltam locais para se viver essa imensa e boa praia no sul do Rio Grande do Sul, a praia salgada dos Campos Neutrais.

Praia de Santa Vitória do Palmar

Praia de Santa Vitória do Palmar

Informações: http://www.santavitoria.rs.gov.br/

http://pousadaquebramar.blogspot.com.br/2008_10_01_archive.html

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink