Fortaleza de Santa Teresa – rota histórica e cultural

Uruguai

Entrada da fortaleza

A Fortaleza de Santa Teresa, no município de Rocha, no Uruguai, é a principal atração histórica do Parque Nacional do mesmo nome, um complexo que além da cultura, propicia lazer e oferece condições plenas para os que apreciam o turismo ecológico. Essa área de três mil hectares, que compreende o prédio histórico, área de mata nativa, praias de mar magníficas, é um dos locais preferidos por uruguaios e brasileiros, entre outros povos.

Uruguai

Interior da fortaleza

Uruguai

Edificações da fortaleza de Santa Teresa

Distante apenas 38 quilômetros das cidades de Chuy (uruguaia) e Chuí (brasileira), ambas localizadas no extremo mais meridional do Rio Grande do Sul, a Fortaleza é um dos destinos mais procurados por sua história, seu parque, suas praias formosas, observatórios de baleias, de aves e muita, mas muita área própria para acampar. E com cabanas para aqueles que preferem um pouco mais de conforto, porém nos dois casos, em meio á natureza e com total segurança, pois o exército uruguaio administra com competência e cortesia o local.

 

Uruguai

Representação de cenas de época

 

Uruguai

Uniformes de época

Para quem vai em condução própria ao Parque Nacional de Santa Teresa, no Uruguai através do Chuy, portanto pelo Rio Grande do Sul, tem muito a ver e curtir em termos de passagens e eventos ambientais. As atrações ecológicas e históricas começam no Banhado do Taim, junto à lagoa da Mangueira e uma parte da Mirim, prossegue pelas terras dos campos neutrais, Santa Vitória do Palmar, adentra pelas praias do Atlântico, a do Hermenegildo e da barra do Chuí e do Chuy (está já no outro lado, cujo acesso se dá pela ponte sobre o Arroio do mesmo nome). Mas pode ser, ainda, pelo centro das duas cidades, nesse caso com o comércio normal e das lojas de freeshop e uma rede diversificada de restaurantes e churrascarias (no lado brasileiro) e parrillas (no lado uruguaio). Para poder circular sem preocupação em termos de segurança no Uruguaio, o correto será fazer a imigração ao entrar no país. Além disso, é indispensável o seguro do veículo, chamado de Carta Verde e a documentação normal, carteira de motorista, identidade ou passaporte.

Uruguai

Coleção de chaves da Fortaleza de Santa Teresa

 

Uruguai

Praia de la Moza

A viagem para o Parque Nacional e Fortaleza de Santa Teresa é fácil, pela Ruta 9, bem sinalizada e que conta, num dos trechos, até mesmo com uma pista de pouso para aviões, em caso de necessidade. É que a região é agropastoril, com extensas áreas e estâncias de produção de arroz, criação de gado ou equinos de raça. Nesse trecho, à esquerda, muitas praias do Atlântico podem ser visitadas, mas o ideal – para quem dispõem de alguns dias nesse passeio que poderá se estender até Punta Del Este, Montevideo, Colônia ou ainda, retornar ao RS por Jaguarão – é decidir onde se hospedar e depois traçar os roteiros a serem visitados.

Uruguai

Planta baixa da fortaleza

A Fortaleza de Santa Teresa no Uruguai

Se o tempo estiver curto, é indispensável visitar a Fortaleza de Santa Teresa e o Fortin de São Miguel, esse no Chuy, exatamente na avenida e arroio que divide Brasil e Uruguai. Essa dica vale para quem vai ao freeshop fazer compras e que pode levar na volta, além das compras, muitas informações e cultura. Essas duas edificações – Fortaleza de Santa Teresa e Fortín San Miguel – são patrimônios culturais e históricos do Uruguai, contam a história das disputas entre espanhóis e portugueses e, em tempos mais recentes, a partir de 1822, entre Brasil e Uruguai. Quando se fala Brasil, é indispensável pensar em gaúchos. Já no caso do Uruguai, se traduz por “orientales”, pois mesmo tendo a adesão de exércitos de outras regiões, as peleias mais comuns, com tomadas das áreas por uma ou outra Nação, os personagens que mais lutaram, foram esses dois. O mais emocionante, é a grandeza da Fortaleza de Santa Teresa em seu esplendor, com a imensa edificação totalmente restaurada e cada sala muito bem ordenada, mostrando hábitos, como vestimenta dos soldados, oficiais no inverno ou verão, alimentação, armas e costumes daqueles que tanto lutaram para garantir uma fronteira. Espaço esse que, nos dias atuais, é irmanado, com hábitos comuns – entre esses o chimarrão ou mate, o assado e os chistes, que são brincadeiras saudáveis, como se pode vivenciar na fronteira pela qual tanto se lutou,  nas cidades irmãs de Chui-Chuy.

Entrada da Fortaleza de Santa Teresa

Entrada da Fortaleza de Santa Teresa

 

Túnel de saída de emergência da fortaleza

Túnel de saída de emergência da fortaleza

Construída por portugueses em 1762, a Fortaleza de Santa Teresa tem um formato de um pentágono irregular. Esteve abandonada, durante muitos anos, e sua restauração ocorreu a partir de 1930, por um abnegado historiador, arqueólogo e paisagista chamado Horacio Arredondo.

Baluarte de proteção da Fortaleza de Santa Teresa

Baluarte de proteção da Fortaleza de Santa Teresa

Pátio interno da Fortaleza de Santa Teresa

Pátio interno da Fortaleza de Santa Teresa

No Parque de Santa Teresa, os visitantes irão se deparar com espaços específicos: ao norte, o Invernáculo, com espécies de todo o continente; o Sombráculo, com plantas subtropicais e um aquário; e o Rosedal, com suas 300 espécies de rosas. Todos estão localizados na mesa área. A Pajarera é outro lugar emblemático, construída em 1930 para a preservação de espécies em perigo de extinção. Na beira do Oceano Atlântico – que ali esbanjou beleza com baias e praias entre pedreiras – as praias La Moza (lindíssima); Las Achiras (mais calma) e Cerro Chato, El Barco, e Punta Del Barco, mais a Praia Grande, esta já vizinha de Punta Del Diablo (fora da área do Parque). Na área do Parque existe infraestrutura de serviços completa, especialmente para atender os campistas.

http://www.turismorocha.gub.uy

http://www.fortesantateresa.com/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink