Penedo em Alagoas, mostra a história e beleza (I)

Arquitetura e geografia de Penedo em Alagoas:

A cidade de Penedo em Alagoas, localizada à beira do Rio São Francisco, quando ele já está bem próximo ao mar, é um patrimônio histórico pela sua história, conjunto arquitetônico e pela sua posição magistral. Construída no último pico elevado em terras alagoanas, a cidade tem o rio como moldura, ele que desde sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passa pela Bahia, atinge Pernambuco, atinge Alagoas e divide esse estado de Sergipe.  Ocupando altos e baixos de um morro à beira d’água, talvez uma última tentativa do velho Chico em formar trechos sinuosos, entre barrancas, Penedo é uma cidade histórica de Alagoas que tem de tudo: um casario de dar inveja, a maioria bem preservado; um patrimônio histórico, com prédios que serviram até para pousada do Imperador e depois de sua filha, a Princesa Isabel e o marido, Conde D´Eu; patrimônio religioso, pois ali estiveram ordens religiosas de formação culta e também humanitária, como os Franciscanos e, na atualidade, um povo gentil, que sabe receber o turista.

Penedo em Alagoas

Balsa de travessia entre Neópolis e Penedo

Penedo em Alagoas

Vista de Penedo desde a balsa

Quando visitamos Penedo, em 2010, seguindo desde Salvador – pela estrada do Coco, cujo traçado é muito próximo ao mar, mais perto ainda do que a BR-101 – até Sergipe, o que precisou de duas travessias por barca, ambas muito especiais, a última dessas de Neópolis, de onde se avista Penedo do outro lado do rio, pudemos curtir essa viagem especial, entrando e saindo de pequenas praias. A primeira travessia de balsa foi sobre o rio Piauí, entre as localidades de Indiroba e Estância, no Litoral Sul de Sergipe. Atualmente a ponte Gilberto Amado já está concluída, mas estava em obras quando fizemos a viagem. Ali sobre as águas do Piauí, e sobre a balsa, pensei em Antônio Conselheiro, pois ali perto o Piauí se encontra com o rio Vaza Barris, cuja posição perto do Monte Santo era fundamental para esse grande pregador que desafiou exércitos. Teria perdido a batalha, talvez em moldes parecidos ao que ocorreu com Zumbi de Palmares (também ali tão perto, o que faz pensar numa região especial). Será que perderam essas batalhas? Uma dessas tão bem contada pelo grande Euclides da Cunha, em Os Sertões. A região é tão cheia de histórias que enreda pela própria história, pela literatura. Vamos a viagem.

Penedo em Alagoas

Igreja na parte alta de Penedo

Penedo em Alagoas

Igreja antiga em Penedo

A chegada em Penedo (AL) via Neópolis (SE), requer a travessia por balsa pelo São Chico o que dá uma mostra da beleza da cidade, encravada no plano e subindo ladeiras. Parece que é ali que o Rio descobre que o mar já se avizinha, e então terá que correr na planície, num nível menos elevado. Porém, ainda apresenta num dos lados da cidade, um imenso paredão que possibilita aos que não têm condições de fazer o passeio rio acima, terem uma noção do que poderiam desfrutar. Lembro que ao descrever essa viagem pelo jornal Correio do Povo, onde atuava, escrevi que visto de Neópolis, Penedo parecia uma joia que a gente tinha vontade de se apossar, tal a magnífica visão.

Penedo em Alagoas

Outra igreja na parte alta de Penedo

Penedo em Alagoas

Praça do Pelourinho em Penedo

(continua)

http://www.penedo.al.gov.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink