Os prédios e igrejas de Penedo – Alagoas (II)

Em Penedo o Oratório da Forca é um ponto histórico a visitar.

Entrando na cidade a pessoa vai tomando posse. Nas áreas planas, a igreja matriz, a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, do século XVII; a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos, de 1634; numa das lombas, a de Nossa Senhora das Correntes, do ano de 1764; a de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, 1758; a igreja e convento Nossa Senhora dos Anjos, da ordem Franciscana – onde personagens famosos da vida nacional tiveram sua formação – e por aí afora. São 13 igrejas e dez capelas.
Nesse percurso estão outros prédios que fizeram a história, como o Oratório da Forca, datado de 1769, local onde o condenado à morte passava suas últimas 24 horas orando para chegar com a alma limpa no céu.  Gente sente até arrepios de ver o prédio.

Oratório onde ficavam os condenados à forca

Oratório onde ficavam os condenados à forca

Oratório

Oratório

Subindo as ladeiras, se visualiza o rio de um ou outro lado, as ilhas que são formadas, muito verde, e os prédios históricos. Cada um conta um pouco da velha Penedo que foi descoberta como uma lugarejo ponto de passagem ou repouso para poucos, porém bem informados aventureiros. Ali viviam ou viveram primeiro os Caetés, portugueses, francesas, holandeses, povos que disputaram esse pedaço de chão até mesmo com turcos ou muçulmanos, os malês, povo que lutou pela sua libertação e também de outros escravos. Bem, mas isso tudo é mais história e pode ser examinada em cada prédio, sem riscos de uma revolta. Dá para visitar, por exemplo, o prédio onde Dom Pedro II pretendia ficar um ou dois dias descansado até seguir viagem, mas que acabou postergando porque além da beleza, da qualidade de vida com a aragem daquele manancial, decidiu ficar uma temporada maior com a Corte para curtir suas águas, sua natureza, sua culinária e sua cultura. Isso ocorreu em 1859 e o Paço Imperial, casa da família Lemos Araújo, hoje transformada no Memorial Raimundo Marinho, guarda histórias desses tempos idos.

Viela em Penedo

Viela em Penedo

Igreja em Penedo

Igreja em Penedo

Rio São Francisco vista desde Penedo

Rio São Francisco vista desde Penedo

Uma sensação que se tem, nas ruelas da linda Penedo, algumas muito íngremes, estreitas ou mais uma escada do que rua, é que a qualquer momento a pessoa pode se deparar com algum personagem usando vestimenta do passado. Até se tem a sensação de se ouvir a as cantorias, os choros e as liturgias dos negros/árabes/muçulmanos, nativos islamizados em séculos idos, chegados cativos do Senegal, da Nigéria que oravam por outra cartilha em sua terra e aqui tinham que esquecer o Alcorão. E dos negros africanos chorando sua desgraça, sem sua vida e sempre submetidos a maus tratos. Mas também e ouvem murmúrios de jovens esperançosos, fossem de um bom futuro ou por seus amores.

Igreja Matriz em Penedo

Igreja Matriz em Penedo

Prédio histórico em Penedo

Prédio histórico em Penedo

Mercado Pùblico em Penedo, na época em restauro

Mercado Pùblico em Penedo, na época em restauro

O passeio pela cidade leva a Casa da Aposentadoria, de 1781 e ao Teatro Sete de Setembro, de 1884. Há também para se visitar a feira de artesanato, essa junto ao cais, onde a balsa deixa os visitantes, e o Forte das Rocheiras, onde o destaque é a culinária local: jacaré ensopado, pituzada e pilombeta frita. O Restaurante, no alto do penhasco, já é uma atração sem o cardápio, mas vale a pena investir numa estada sem pressa e escolher um prato típico, da sua escolha. A cidade conta com boa rede de hotéis, pousadas, restaurantes e bares.

Por-do-sol no Rio São Francisco

Por-do-sol no Rio São Francisco

Paço Imperial, às margens do Rio São Francisco

Paço Imperial, às margens do Rio São Francisco

(continua)

http://www.penedo.al.gov.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink