Rumos da Abrajet e do turismo foram debatidos em Maceió

 

Abrajet Maceió

Jangadas na Ponta Verde em Maceió

A cidade de Maceió, a capital de Alagoas, sediou o Encontro do Conselho Nacional da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-Nacional). De 18 a 22 de março 2015, jornalistas de praticamente todos os recantos do País tiveram oportunidade de discutir os rumos da entidade e, ao mesmo tempo, rever ou conhecer a cidade cujo mar já ganhou a fama de ser o Caribe Brasileiro. Não é por menos, ali não existem dias de chuva, de mar agitado ou impróprio. Existem as marés que determinam com muita magia a forma pela qual o turista vai desfrutar das ondas, das piscinas naturais que se formam em meio ao mar, ora mais longe ou mais perto da costa. Aliadas ao sol – que pode ser mais aberto pela ausência se nuvens ou mais sombreado, com a presença dessas – as marés oferecem águas cristalinas e mornas para que o visitante possa curtir de todas as formas: nadando, mergulhando, surfando ou simplesmente se deixando ficar a deriva.

Abrajet Maceió

Farol na Ponta Verde em Maceió

Foi nesse clima que os jornalistas de turismo – sob a liderança da diretoria da Abrajet/Nacional, tendo à frente os jornalistas Miriam Petrone e Luiz Pires, presidente e vice, respectivamente, deliberaram sobre uma extensa pauta que incluiu temas de caráter interno e outros de interesse geral. A recepção em Maceió ficou por conta dos colegas da Abrajet-Al, tendo na liderança os jornalistas Flávio Barros, Ivaldo Pinto e José Aldo Ivo. Além do apoio na organização do evento, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), através do seu presidente Maurinho Vasconcellos, buscou parceiros como a Abrasel, Associação e Sindicato dos Guias de Turismo, empresas como a CVC e Transamérica. Os governos do Estado e a prefeitura de Maceió, através das Secretarias de Turismo, estiveram presentes em todas as ocasiões, fossem nas reuniões realizadas nas dependências do imponente Radisson Hotel, ou nos diversos passeios em pontos turísticos em Maceió ou municípios vizinhos. Foi no excelente Restaurante Origens, do Radisson, que os jornalistas receberam as boas vindas antes da primeira reunião de trabalho. A Abrasel promoveu, inclusive, uma Noite de Chefs, quando cinco dos mais importantes restaurantes se uniram para poderem apresentar a gastronomia da cidade e região. Como o tempo era curto, a solução encontrada para mostrar parte da gastronomia foi essa. O secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, prestigiou diversos momentos do encontro.

Abrajet Maceió

Chefe Newton Borges e equipe do Hotel Radisson de Maceió

Abrajet Maceió

Almoço do Restaurante Origens no Hotel Radisson de Maceió

O foco principal do evento foi discutir metas para estabelecer uma maior visibilidade à Abrajet e ao setor de turismo. A presidente conclamou a todos a se unirem em torno de uma causa comum, para desenvolver o turismo brasileiro. No encontro, o colega do Rio de Janeiro, Pablo Kling, informou que está tudo pronto para o 32º Congresso que será realizado na cidade de Búzios, entre os dias 25 a 29 de maio deste ano. O tema central do Congresso será O Turismo Como Vetor de Desenvolvimento Econômico, sugestão encaminhada pelo Ministério do Turismo que foi aprovado por unanimidade. O jornalista Rodrigo Bauer, representante do então ministro de Turismo, Vinícius Lages, no evento, anunciou o lançamento de um concurso de reportagem jornalística sobre turismo, com o objetivo de fortalecer o setor. Esse concurso abrangerá desde jornal impresso, TV, rádio e mídias sociais como uma categoria específica, além de fotografia. Bauer apresentou os números do turismo nacional, lembrando que ainda existe espaço para crescimento do setor que responde de forma muito rápida em momentos de crise, com a criação de empregos. “O Brasil tem 152 cidades históricas, 16 sítios patrimônios culturais, uma beleza em termos naturais que abrange todo o País, em todos os seus estados. Somos privilegiados e ainda existe muito espaço para crescer”, enfatizou, lembrando que a atividade turística responde por cerca de 50 setores industriais.

Abrajet Maceió

Ivaldo Pinto, Luís Pires, Miriam Petrone e Flávio Barros

Todos os presentes ao Encontro levaram folheteria dos seus Estados. A Paraíba e Amazonas levaram mensagem aos jornalistas presentes, através de convites dos seus presidentes Rogério Almeida e Paulo Roberto Teixeira. Entre os dias 16 a 17 de outubro deste ano a 5ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa e as informações podem ser obtidas no http://www.festivalturismojoaopessoa.com.br. Já o jornalista Paulo Roberto Pereira, do Amazonas, abriu espaço para levar 10 profissionais de jornalismo de turismo para conhecer a festa de Parintins, quando os tradicionais bois Garantido e Caprichoso se confrontam, revivendo uma lenda extraordinária, envolvendo paixão, amor e magia, nesta que é uma das grandes festas típicas da Amazônia. Será de 25 a 27 de junho. Marta Lobo, divulgou e convidou para o VIII Fórum de Turismo de Negócios que será realizado em Florianópolis dias 21 e 22 de setembro deste ano. Informações www.ftnonline.com

Abrajet Maceió

Miriam Petrone – Presidente da Abrajet Nacional, Jair Galvão – Secretário Municipal de Turismo, Teresa Bandeira da ABIH e Roque Baudean- Uruguaio Presidente do Fórum de Turismo do Mercosul

No 32º Congresso a Abrajet -Nacional vai retomar as discussões sobre a criação de um novo logotipo para ser usado por todas as regionais. Um trabalho muito interessante e de qualidade foi apresentado pela diretoria de marketing, sob a responsabilidade da jornalista Suzana Barros, mas ainda serão feitos ajustes. Foi decidido que a Abrajet -Nacional terá um novo portal, possibilitando às regionais seguir o mesmo padrão ou se conectarem para que todos tenham fácil acesso aos conteúdos que estejam trabalhando.

Nesta viagem a equipe do blog teve o apoio de:

http://www.cvc.com.br/index.aspx

http://www.avianca.com.br

http://www.hotelpontaverde.com.br/maceio/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink