Costa dos Corais: Piscinas naturais no litoral norte de Alagoas

Paripueira na Costa dos Corais, juntinho de Maceió, é um convite ao prazer

Quando começa a Costa dos Corais, no litoral ainda de Maceió, nas Alagoas, as atrações dentro da água, de um mar cristalino, águas mornas , muitos peixinhos em meio aos corais, se tornam um chamarisco para qualquer pessoa que queira se agradar e agradar ainda mais aos que ama. Parece até o começo de um romance daqueles água com açúcar, mas não existe outra forma de descrever um único dia passado num dos ambientes preparados pelos empreendedores do setor de turismo, na Costa dos Corais, que não seja a palavra prazer. Afinal, o mar, as palmeiras, as areias já estão ali. Coube aos empreendedores levar o necessário para garantir um dia ou dias de muito prazer. Um direito que uma vez na vida – se conseguir não ir mais vezes – a pessoa tem direito. Tem um custo? Sim, por isso mesmo é bom fazer alguma economia para poder dispor de mais tempo no paraíso que pode se chamar Hibiscus, em Ipioca, na Costa Brava ou ainda no Restaurante Mar & Cia, em Paripueira, locais distantes apenas 30 quilômetros de Maceió. Mas a Costa dos Corais vai até Maragogi (local também lindo) já na divisa com Pernambuco, Isso, porém, é outra viagem. Agora estamos em Maceió e vamos aos seus arredores, com a Costa dos Corais.

Entrada do Mar & Cia

Entrada do Mar & Cia

A pedida no Restaurante Mar & Cia, na praia de Paripueira, é chegar, pagar o valor do ingresso para passar o dia (Informar-se com agência de viagem receptivo, junto aos hotéis ou nas próprias) deixar as tralhas como toalhas, cremes, e aquela infinidade de coisas que normalmente arrumamos em sacolas, e correr para fazer um passeio de Catamarã que levará a turma toda para o meio do mar, um pouco após os chamados arrecifes, formações rochosas que surgem numa altura do mar, quando a maré está baixa, formando um tipo de cerca. Sempre é bom se informar no hotel se a maré (ou lua) está própria para esses passeios que dependem dos movimentos da maré. Se estiver, aproveite porque não existe prazer maior, para as pessoas que passam seu dia a dia as voltas com trabalho, na aula, sapatos e roupas apertadas ou pouco confortáveis devido às mudanças climáticas, do que ficar duas ou mais horas de molho em piscinas naturais em meio ao mar morno na Costa dos Corais.

Costa dos Corais

PIscinas Naturais e corais

Costa dos Corais

Mergulho nas piscinas naturais

Leve boné, use protetor solar na testa e cabeça (isso para os homens) , mergulhe várias vezes para molhar o rosto e seja feliz. Fique em locais onde a gurizada tenha pé, evitando sustos (Apenas sustos, a não ser que os baixinhos sejam do tipo demais. Nesse caso, mais atenção, porém nada que impeça um ou mais dias desse prazer). Se tiver vontade e coragem, aceite a oferta de um mergulho entre as rochas e examine de perto a vida que ali reina. E ouça os conselhos dado por biólogos ou ambientalistas, já no Catamarã: Não pise nas plantas, caminhe entre as partes com areia, e nem pegue nada de dentro do mar de corais como lembrança. Abuse das fotos e, se quiser, peça até uma filmagem da sua visita para levar como lembrança. Claro, tudo isso tem um preço, mas vale a pena.

Costa dos Corais

Ida para o catamarã

Mortos de fome… e sede, mas agora já num ritmo mais rápido – visto que a maré está subindo e temos que chegar à margem antes dela crescer muito – começa o retorno ao Catamarã, cada um contando o que viveu. Neste momento, pessoas de todos os recantos já se sentem amigas ou pelo menos mais próximas. Como Maceió recebe muitos turistas internacionais, nesses momentos ocorrem as tentativas de comunicação, pois a descontração pelos momentos prazerosos, aflora. Nas areias, os coqueirais, cadeiras de praia, guarda-sóis, redes e mesas aguardam os que voltam desse passeio nas águas. Uma ducha de água doce, um mergulho na piscina e o pedido do cardápio que sempre é bem fornido de pescados e frutos do mar. Para os pequenos que não apreciam muito um file de peixe, sempre tem o tradicional filé com fritas. E para os que querem conhecer mais da gastronomia, a carne de sol é uma pedida e tanto.pirão de camarão

Camarão Empanado

Camarão Empanado

A música ao vivo com forró nordestino e muitas canções fazem parte do cardápio, alegrando o ambiente e dando o “clima de férias ou relaxamento”.  A tarde pode ser complementada com banhos de um mar que vai subindo aos poucos, permitindo que cada um saiba das suas condições de encarar as ondas. É quando a turma de Windsurf entra em ação. Se ainda não teve tempo para compras de lembrancinhas, ou se ainda está buscando alguma coisa, no local existem lojas de artesanato.

Forró pé-de-serra e dança

Forró pé-de-serra e dança

Apenas 20 quilômetros das praias urbanas, antes de Paripueira na Costa dos Corais, está Ipioca, onde se construiu o Condomínio Angra de Ipioca, e está instado o Hibiscus Alagoas, uma espécie de bar de praia com restaurante e serviço de categoria internacional, feito para o turista que busca um dia de relaxamento de entretenimento. Neste paraíso, os preços tanto do ingresso para passar o dia, quanto dos serviços, como alimentação, são mais elevados, porém os serviços são mais exclusivos. O Hibiscus é daqueles lugares em que a pessoa vai uma vez, não esquece como foi feliz e quando pode, retorna. Sua estrutura conta com: piscinas, playground, duchas, redários, camas de relax e palhoças. O cardápio segue o padrão da experiência dos chefs do Mar & Cia, o mesmo responsável pelo Restaurante Mar & Cia. Vale Lembrar que tanto no Mar & Cia quanto no Hibiscus, uma das boas pedidas é uma massagem relaxante. Que ninguém é de ferro e precisa de afago. Nas férias ou em dias de lazer.

Costa dos Corais

Turistas se divertem nas piscinas naturais

Uma viagem para Alagoas, se for planejada e não apenas um feriadão ou final de semana, permitirá ao visitante conhecer mais deste estado nordestino onde o Rio São Francisco desemboca no Atlântico (na divisa com Sergipe), em Piaçabuçu, pertinho da belíssima e histórica cidade de Penedo; Mais acima, ainda no São Chico, na região dos Cânions, está Piranhas, cidade onde Lampião e Maria Bonita apresentados mortos, decapitados e na qual foram produzidos filmes sobre o cangaço. É, ainda em Alagoas, só mais próximo de Maceió, que fica a cidade de União dos Palmares, (na serra da Barriga), onde o líder Zumbi, do Quilombo de Palmares, marcou seu grito de revolta ao escravagismo no Brasil. Se planejada com tempo, sempre é possível conseguir preços bons nas companhias aéreas. Todas – Avianca, Azul, GOL e TAM – têm voos regulares para Maceió. A Hotelaria na Capital de Alagoas e redondezas é ampla, com preços diversificados que vale a pena pesquisar.

Costa dos Corais

Crianças brincam com os peixes

A equipe do blog visitou os empreendimentos à convite durante evento da ABRAJET

www.hoteisalagoas.com.br

www.maceio.al.gov.br/turismo

 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink