32º Congresso Nacional da ABRAJET Búzios

Abrajet Búzios – Rio de Janeiro e Região dos Lagos apresentam seus atrativos

O Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix, destacou as qualidades e segurança da cidade do Rio de Janeiro para férias e realização de eventos de toda a natureza. “Nós realizamos o maior carnaval do mundo, a virada do ano que reúne milhares de pessoas de todo o mundo, tivemos a Copa do Mundo, temos o Rock In Rio que junta pessoas de todas as idades e localidades, tudo isso sem problemas de maior gravidade”, asseverou, durante sua participação no painel de debates promovido no XXII Congresso Nacional da ABRAJET, evento realizado entre os dias 25 a 29 de maio de 2015 em Buzios, RJ, com a presença de profissionais jornalistas de todo o Brasil.

Bondinho no Pão-de-açúcar

Bondinho no Pão-de-açúcar

Pão de Acúcar

Pão de Acúcar

Na avaliação de Nilo Sérgio, ocorrem situações de violência pontuais na cidade, o que não retira do Rio de Janeiro a sua qualidade como um dos estados que tem mais a oferecer em termos de qualidade e quantidade de atrações turísticas e com segurança, reafirmou. “Temos atrativos que são ícones e objetos de desejo como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e nossas praias e o jeito carinhoso de nossa gente ao receber”, afirmou. Não foi por acaso, destacou, que a Cidade Maravilhosa foi escolhida entre concorrentes de muito peso, para sediar os Jogos Olímpicos em 2016. Além de destacar os muitos encantos da capital RJ, Nilo Sérgio lembrou que a pequena distância da Região dos Lagos e seus muitos atrativos, garantem ainda mais atrações para os visitantes em qualquer época do ano.

vista de Copacabana desde o Pão de Açúcar

vista de Copacabana desde o Pão de Açúcar

O representante do Comitê Olímpico, Marcelo Velozzo, um dos integrantes da mesa que debateu sobre O Legado dos Megaeventos Esportivos, confirmou a tese do secretário, ao enfatizar que o Comitê Olímpico não tem dúvidas quanto ao sucesso do evento, tanto em termos de segurança quanto com a certeza de que as Olimpíadas ficarão na história como um evento de muita emoção e beleza . Além de deixar estruturas para a prática de esportes na cidade, a extensão da linha de metrô, um museu, entre outras obras, os Jogos Olímpicos já exigiram a construção de novos hotéis o que representará mais leitos para garantir hospedagem e preços para todos os bolsos, contou. Enfatizou que tudo vem sendo preparado para que os Jogos Olímpicos (05 a 21 de agosto) e Paraolímpicos (07 a 18 de setembro) sejam um sucesso. Serão 42 modalidades de esportes no Olímpico, que serão disputadas por países com tradição olímpica e outros que se agregam. Destacou que a Tocha Olímpica irá percorrer 250 cidades brasileiras, será transportada por 10 mil pessoas que disputam a chance de levar a Tocha por algum trecho. “Já temos a certeza de que será um sucesso e que brasileiros de todos os estados estarão presentes”, enfatizou Velozzo.

Cristo Redentor

Cristo Redentor

Ele recomenda o site Rio2016 para mais informações. Mas quem chegar ao aeroporto Tom Jobim, ou do Galeão, já se depara com a Loja do Comitê Rio 2016. A primeira aberta em caráter de teste, no Terminal 1 de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), funciona das 6h às 23h, e além de camisetas , toalhas, cangas e outros apetrechos, a loja tem como destaques as pelúcias dos mascotes Olímpico e Paraolímpico, Vinicius e Tom.

Praia de Botafogo no Rio de Janeiro

Praia de Botafogo no Rio de Janeiro

JORNALISTAS DEBATEM E CONHECEM MAIS DESTINOS

Cerimônia de Abertura do Congresso da ABRAJET

Cerimônia de Abertura do Congresso da ABRAJET

A solenidade de abertura do Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo ocorreu no auditório do Hotel Ferradura Resort, na praia do mesmo nome, em Búzios. Além de contar com a participação do prefeito de Búzios, André Granado e do secretário de turismo da mesma cidade, José Márcio, prestigiaram o evento e participaram dos painéis “O Poder Legislativo e o Turismo”, ” O Legado dos Megaeventos”, o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado dr. Sandonel, o presidente da Turisrio, Paulo Senise, e os jornalistas Claudio Magnavita, presidente da ABRAJET RJ e diretor do Rio Convention & Visit Bureau; Ricardo Guerra, ABRAJET do PE e Valter Junior, da ABC Repórter, além do jornalista Júlio Coimbra, deputado federal por Tocantins. André Granado aproveitou a presença da Autoridade Olímpica, para reivindicar a ida da competição de velas, ou pelo menos dos treinos, para a sua cidade. “Temos uma raia compatível com as melhores do mundo e dispomos de toda a infraestrutura para abrigarmos os participantes e suas equipes”, pleiteou. Um painel versou especialmente sobre a importância da criação de pesquisa para a obtenção de dados confiáveis no setor. Dois professores da Universidade Federal Fluminense, Osíres Marques e João Evangelista (Ex-FGV), versaram sobre a criação do Observatório de Turismo criado na UFF, junto à Faculdade de Turismo, que vem realizando pesquisas.

Praia de Ferradurinha em Búzios

Praia de Ferradurinha em Búzios

A presidente nacional da ABRAJET, Miriam Petrone, agradeceu aos anfitriões e aos presentes, e enfatizou que o congresso possibilitou aos participantes a reciclagem e novos conhecimentos, para aqueles que pela primeira vez foram à Região dos Lagos, onde estão cidades como Armação de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Miriam Petrone com prefeito e secretário de Cabo Frio

Miriam Petrone com prefeito e secretário de Cabo Frio

Os profissionais de jornalismo turístico tiveram a oportunidade de conhecer e visitar pontos turísticos na região, com passeios por terra, mar e canais. O presidente da ABRAJET-RJ destacou a forma pela qual a cidade de Búzios recebeu os jornalistas de turismo. Além da prefeitura, cujo prefeito e secretário de Turismo estiveram desde segunda-feira à noite com os congressistas, quatro hotéis disponibilizaram hospedagem ou serviços: A Pousada Aquarium, o Blue Tree, o Collona Park Hotéis e o Ferradura Resort. No final das apresentações e da assembleia-geral da ABRAJET, na qual foram debatidos temas de interesse da entidade, foi escolhida a cidade de Guarujá (SP) para o XXXIII Congresso Nacional da ABRAJET.

Restaurante NOI e degustação de cervejas

Restaurante NOI e degustação de cervejas

Premiação no Restaurante NOI

Premiação no Restaurante NOI

Na programação, constou a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de Jornalismo promovido pela Paraíba. A solenidade festiva de entrega dos prêmios, que teve como mestre de cerimônias o jornalista Rogério Almeida, presidente da ABRAJET-PB, e aconteceu no restaurante Noi na Rua das Pedras em Búzios, uma casa noturna com cerveja e chope artesanal, gastronomia de qualidade e com filiais presentes na região. O prêmio “JORNALISMO DE TURISMO – DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB” foi uma realização da ABRAJET Paraíba, com apoio do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), João Pessoa Convention Bureau, Paraíba Convention Bureau, e Guia Mundo Turismo Receptivo.

Festa de Encerramento do Congresso da ABRAJET

Festa de Encerramento do Congresso da ABRAJET

Jurema Josefa, Fenelon Oliveira e Cláudio Magnavita na festa de encerramento no Resort Ferradura

Jurema Josefa, Fenelon Oliveira e Cláudio Magnavita na festa de encerramento no Resort Ferradura

www.destinobuzios.com.br
www.pousadaaquarium.com.br
www.hoteisferradura.com.br
www.bluetree.com.br
www.colonnahoteis.com.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink