Itaipu binacional – líder mundial na geração de energia elétrica

Conhecer a Itaipu Binacional,

a maior usina hidroelétrica do mundo em produção de energia, é um espetáculo inesquecível para o resto da vida. Essa paisagem, quando as águas estão muito elevadas, como ocorreu em julho de 2015, é indescritível. Acredito que até mesmo com menor quantidade de água, a visita seja especial, daquelas que guardamos para sempre. É verdade que a força de apenas um – dos três vertedouros – aberto, para escoar um volume de um milhão e cem mil litros de água por segundo, é um espetáculo extra para visitantes e que só pode ser observado em épocas de muita chuva.

Área de visitantes de Itaipu

Área de visitantes 

Área de visitantes de Itaipu

Área de visitantes 

Gabarito de furação utilizado na montagem dos geradores de Itaipu

Gabarito de furação utilizado na montagem dos geradores 

A visita na área da Binacional Brasil-Paraguai é obrigatória, tanto que os milhares de turistas que vão em Foz do Iguaçu conhecer as Cataratas – ou fazer compras na Ciudad del Este, no Paraguai, já têm, entre os seus objetivos, conhecer esse complexo cujas obras foram realizadas entre os anos de 1973 a 1985, culminando com a instalação de 20 geradores que produzem 14 mil MW (Megawats) de potência. Mas falar em números – todos grandiosos – é pouco para uma visita turística no local, no chamado Circuito Especial. conta com oito roteiros de turismo dentro da área onde está construída a Usina, sobre o Rio Paraná. Um novo leito para o Paraná foi escavado, ficando – quando pronto – com 90 metros de profundidade, dois quilômetros de extensão e 150 metros de largura. Seu antigo leito seco, permitiu a construção do complexo que é, nos dias atuais, e desde o começo, administrado de forma igualitária pelos dois países.

Painel ilustrativo das áreas do complexo de Itaipu

Painel ilustrativo das áreas do complexo 

Área de entrada do auditório de Itaipu

Área de entrada do auditório 

Centro de visitantes de Itaipu

Centro de visitantes 

A obra de implantação da Usina e a barragem formou um grande Lago, no qual são realizados passeios de barco, o Roteiro Porto Kattamaram. O lago, magnífico, se formou, oferecendo água suficiente para alimentar as imensas turbinas, produzir energia e, ainda, permitir passeios turísticos. Essa inundação deixou algumas cidades submersas, gerou protestos  e exigiu a desapropriação dessas áreas, cujos moradores criaram novos aglomerados urbanos nos dois lados da fronteira e alguns também na Argentina. Uma operação que na época foi chamada de “mymba Kuera”, que em tupi-guarani quer dizer  “pega bicho”, foi feita, resultado na captura de quase 37 mil animais existentes na área que ficou submersa, um total de 170 quilômetros. As Sete Quedas, famosas por sua beleza, que ficavam em Guaíra, também estão embaixo da água, da mesma forma que 8.519 moradias urbanas e rurais da margem brasileira. Alguns dos animais capturados foram levados ao Roteiro Refúgio Biológico Bela Vista, da mesma forma que as pesquisas e escavações arqueológicas deram farto material para o Ecomuseu, outro ponto de visita indispensável nos roteiros ofertados pela Binacional.

ônibus interno de visitantes

ônibus interno de visitantes

Vertedouro de Itaipu

Vertedouro de Itaipu

Barragem e geradores de Itaipu

Barragem e geradores de Itaipu

Entre os roteiros ofertados figuram alguns diretamente relacionados às mudanças ocorridas na área a a finalidade de Itaipu. O principal (e indispensável, na avaliação do nosso Blog) é o Circuito Especial. Neste, o turista sempre acompanhado por um guia, percorre de ônibus com vista panorâmica a área externa, desce para fotografar os vertedouros, sobe a rampa que leva à barragem e desce para ver o lago de um lado e a hidroelétrica do outro, numa visão de cima e, finalmente entra nas entranhas da usina.

Plataforma de observação da usina de Itaipu

Vertedouro de Itaipu

Vertedouro de Itaipu

Vista do centro de controle operacional e do vertedouro de Itaipu

Centro de controle operacional e do vertedouro de Itaipu

Nessa rota, o guia já informou e respondeu sobre temas e todos ficam sabendo de como foram as tratativas que culminaram com a construção da Usina, as alternativas arquitetônicas usadas pelos responsáveis técnicos, como as catedrais de concreto feitas para ajudar na sustentação de um peso incrível de água, uma barragem com 196 metros de altura – equivale a um prédio de 65 andares. Verá a sala de comando, os condutos forçados por onde passam 700 mil litros de água por segundo e, outra grande emoção, verá uma turbina funcionando, girando em alta velocidade e com capacidade para abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências.

Barragem em Itaipu

Barragem em Itaipu

Pista superior da barragem de Itaipu

Pista superior da barragem de Itaipu

Vertedouro de Itaipu visto do alto da barragem

Vertedouro de Itaipu visto do alto da barragem

Realmente, desde a imagem do vertedouro, no lado de fora, jorrando água com uma força e velocidade extraordinária, fazendo um barulho incrível, até a vista do grande lago, a entrada na usina e conhecer seus meandros, é algo inesquecível, emocionante. E, mais , no fim dessa visita a pessoa sai mais instruída. É o tipo de turismo que emociona e resulta em mais conhecimento.

Canalização de alimentação das turbinas de Itaipu

Canalização de alimentação das turbinas

Entrada de visitantes no complexo da usina de Itaipu

Entrada de visitantes no complexo da usina 

Itaipu quadros de distribuição de energia elétrica

Itaipu quadros de distribuição de energia elétrica

A ida ao Complexo Itaipu Binacional pode ser em ônibus de excursão, ou carro próprio. Logo na chegada tem o centro de Recepção ao Visitante, ampla área de estacionamento, restaurante, loja para a compra de “recuerdos” ou “lembrancinhas” e demais serviços. A saída para os passeios Panorâmico e Circuito Especial iniciam numa sala, onde são prestadas todas as informações para o visitante-turista. O complexo fica distante cerca de 20 quilômetros do centro da cidade de Foz do Iguaçu.

Centro de controle de Itaipu

Centro de controle de Itaipu

Painel de controle de Itaipu

Painel de controle de Itaipu

Geração momentânea e acumulada de energia em Itaipu

Geração momentânea e acumulada de energia em Itaipu

Informações: www.turismoitaipu.com.br

Explosão do canal de Itaipu - foto de painel

Explosão do canal de Itaipu – foto de painel

Área de manutenção dos geradores de Itaipu

Área de manutenção dos geradores de Itaipu

Eixo inferior de um dos 20 geradores de Itaipu

Eixo inferior de um dos 20 geradores de Itaipu

Guincho dentro da usina de Itaipu

Guincho dentro da usina de Itaipu

Lago de Itaipu

Lago de Itaipu

Vídeo realizado na Usina Binacional:

 

Arquitetura tipo catedral em Itaipu

Arquitetura tipo catedral em Itaipu

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink