Termas de Piratuba

Parque Termal se renova para dar mais alegria aos milhares de visitantes

Pórtico de Piratuba em direção a Capinzal

Pórtico de Piratuba em direção a Capinzal

As piscinas de águas termais de Piratuba, no belíssimo Parque Termal da cidade localizada no Meio Oeste Catarinense, passam o dia lotadas. O que se vê em quadras abertas, áreas fechadas, são centenas de pessoas se divertindo, se exercitando em busca de lazer ou mesmo de curas para as males diversos. Para atender uma demanda que resultou numa média de 500 mil banhos/ano, nos últimos cinco anos, em setembro de 2015 a Companhia Hidromineral, que administra o complexo, inaugurou reformas e ampliação do Parque que é o maior termal de Santa Catarina. O resultado dessas obras foi muito bem aceito pelos milhares de turistas que visitam o local e desfrutam, a partir de então, de 830 metros quadrados de área construída. A estrutura conta com uma piscina externa e cinco internas, uma delas de hidromassagem. Além dessa nova área, o parque que tem três níveis, mantém as demais piscinas funcionando ao ar livre, duas dessas toboáguas, para alegria dos mais jovens e das crianças. Conta, ainda, com banheiras de hidromassagem individuais, chuveiros ao ar livre e uma área de camping. Na avaliação da diretora presidente da Companhia Hidromineral, a obra se fazia necessário para atender uma demanda em ascensão. “É um complexo moderno e que vai atender a demanda que temos. A cada ano recebemos novos turistas e precisávamos de mais uma estrutura com piscinas”, conta a diretora presidente da Companhia Hidromineral, Marise Fries.

Marise Fries

Marise Fries , Diretora Presidente do parque

cemitério redondo

Cemitério redondo

A Companhia Hidromineral de Piratuba, conhecida como Termas de Piratuba e que explora as águas termais, foi criada em 1975 com o objetivo realizar a exploração e aproveitamento de jazidas minerais, de modo particular jazidas de águas minerais, neste Estado, bem como, sua industrialização, turismo, lazer e demais atividades afins. O parque fica dentro da cidade de Piratuba, às margens do Rio do Peixe, que mais adiante deságua no Rio Uruguai.

Piscina coberta

Piscina coberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Principal atração e motivo de elevar a cidade de Piratuba ao Brasil e ao mundo, as Termas nasceram a partir de atividades da Petrobrás, que realizava pesquisas em busca de petróleo nas margens do Rio do Peixe, em 1964, quando nas proximidades de Piratuba, cidade do meio oeste catarinense, perfurou um poço que atingiu 2.271,30m, encontrando um lençol de águas sulfurosas a 674 metros de profundidade. As águas encontradas tinham – e ainda tem – uma temperatura na superfície de 38,6°C e de 56° na origem. Estudos levaram a classificar a fonte termal de Piratuba como sendo hipertermal. Mas isso é quase nada comparado aos efeitos que essa fonte, integrante do Aquífero Guarani, teve para Piratuba e região: Surgiu o Balneário de Águas Termais e junto com ele os turistas. Aliás, milhares de turistas todos os dias do ano.
Quando foi criada a Vila do Rio do Peixe, em 1910, ninguém imaginaria que aquela localidade no meio do nada um dia viria desempenhar tão bem a habilidade para o turismo. Nascida quando da construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, pela e empresa Brazil Railway (um dos motivos para a conhecida Guerra do Contestado ) que montou um acampamento para seus operários na região, Piratuba tem hoje uma infraestrutura completa. Conta com vários hotéis, infraestrutura completa de serviços, bares, restaurantes e empresas com forte e competente atuação em turismo.

Piscina aberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Piscina coberta em Piratuba

Piscina coberta em Piratuba

A cultura é ponto de honra, com a promoção de festivais, semanas especiais, entre essas de Cultura Alemã, Italiana,  e tantas outros. Muitos hotéis e bares oferecem música ao vivo, com artistas que passeiam pelo estilo MPB, samba, modinhas e música alemã. Mas até mesmo harpistas podem ser encontrados executando toadas como “Índia”, “Recuerdos de Ypacarai”, entre outras. Florinda, uma artista e harpista de Ciudad Del Este (Paraguai), se apresenta nos principais estabelecimentos da rede hoteleira que tem espaço dedicado a arte.

ítulo Florinda toca músicas paraguaias em sua harpa Leg

Florinda toca músicas paraguaias em sua harpa

grupo de visitantes se preparando para voltar

grupo de visitantes se preparando para voltar

Piscina coberta em Piratuba

Piscina coberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

A cidade conta com trilhas ecológicas e com o passeio do trem Maria Fumaça entre Piratuba e a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, atravessando o Rio Uruguai. É um passeio realizado às quartas e sábado,em uma locomotiva a vapor construída na Bélgica em 1906. O trajeto Piratuba-Marcelino Ramos-Piratuba tem duração aproximada de quatro horas. São 25 km de distância até cidade gaúcha de Marcelino Ramos, que também possui fonte de água termal. É um passeio no qual se pode ver a mata e a geografia da região. Um centro de eventos complementa a área de serviços, lazer e turismo da cidade.

Maria-fumaça que faz o trajeto turístico

Maria-fumaça que faz o trajeto turístico

Piscina aberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Piscina aberta em Piratuba

Toboágua

Toboágua

A colonização da região foi feita por alemães, portugueses e italianos, atraídos pelas terras férteis e abundância de peixes, e com os construtores da via férrea, que mais tarde foram impulsionadores do desenvolvimento e comercialização nas margens da ferrovia. O núcleo ali formado permaneceu até 18 de fevereiro de 1949, quando o lugar foi elevado à categoria de Município, passando a chamar-se Piratuba, que, em tupi-guarani significa “muitos peixes”. Piratuba está a 460 quilômetros de Florianópolis e de Curitiba e 450 da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

http://www.termaspiratuba.com.br/
www.piratuba.sc.gov.br

Rua central de Piratuba

Rua central de Piratuba

Jardins enfeitados em Piratuba

Jardins enfeitados em Piratuba

 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink