Salto do Yucumã – patrimônio ambiental de rara beleza ainda em risco

Encontro debate rotas de turismo no Parque do Turvo

O município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, que divide com a Argentina o Salto do Yucumã ou Moconá, localizado no Parque Florestal Estadual do Turvo, no Rio Uruguai, sediará no final deste mês de outubro de 2015, o I Simpósio de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Noroeste Gaúcho. O Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo, que dá acesso ao Yucumã, construído no governo de Tarso Genro, foi o local escolhido para sediar esse evento que visa discutir rotas e roteiros de turismo para a região. Proposto pela Prefeitura e Secretaria de Turismo de Derrubadas, junto com a Agência RKV Turismo, e com vários apoiadores, o encontro reunirá autoridades do setor, especialistas na área de turismo, com conhecimento sobre os parques de preservação ambiental, políticos e interessados no tema.

Pórtico de entrada de Derrubadas

Pórtico de Derrubadas, onde fica o Parque Estadual do Turvo e Salta do Yucumã

Salto do Yucumã já foi prejudicado com represas

Uma discussão sobre rotas para a região é importante, em especial num momento em que os estudos com vistas a realização de mais uma barragem sobre o Rio Urugauai, a hidrelétrica Panambi/Garabi, estão suspensos, após várias ações na Justiça Federal brasileira. Do ponto de vista ambiental e turístico, a inundação provocaria o desaparecimento de grande área do parque e sobretudo do Salto de Yucumã, uma perda irreparável. O Yucumã no Brasil (RS) e Moconá, na Argentina (Misiones) é um acidente geográfico único. O salto é formado pelo rio Uruguai e fica dentro do Parque Florestal Estadual do Turvo, uma área de preservação ambiental de 17.500 hectares. O Salto se constitui numa “falha” que, numa extensão de 1.800 metros do leito, jorra para um dos lados, o brasileiro. De acordo com especialistas, o salto é o maior longitudinal do mundo. As águas caem em fendas que têm entre 90 a 120 metros de profundidade, com estrondo e formando muita espuma e correnteza.

Barcos e pessoas no Rio Uruguai, junto ao Salto do Yucumã

Barcos e pessoas junto ao Salto do Yucumã, com Rio Uruguai no nível normal

Pórtico antes do Parque do Turvo

Pórtico anuncia Parque do Turvo

Igreja matriz de Derrubadas

Igreja matriz de Derrubadas

O parque do lado argentino é ainda maior que o do lado brasileiro, mas os dois dividem o mesmo ecossistema da região, que terá imenso prejuízo, com a perda de floresta e do refúgio de animais como cervos, onças pintadas, leão baio, antas e muitos outros mamíferos em extinção, além de aves. Ambientalistas, grupos de Clubes de Observadores de Aves, como o de Porto Alegre e de Santo Ângelo, entre outros, realizam idas periódicas ao Parque do Turvo, avaliando as condições e a presença ou ausência de espécies de aves. A última ida foi no feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança de 2015. Nesta ocasião, a enchente do Rio Uruguai cobria o salto. Mas a grandeza do local, sua beleza, se manteve. Na Província das Misiones, na Argentina, a exemplo do que ocorre no Rio Grande do Sul, no Brasil, movimentos ambientalistas vêm lutando com denúncias sobre o crime que seria a destruição por causa desta usina. Entre os argumentos dos grupos contrários, figura a recomendação de que sejam feitos investimentos em energias alternativas.

Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo

Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo

Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo

Pesquisadores e observadores de aves no Parque Estadual do Turvo

A construção da barragem atingiria oito mil famílias, no lado gaúcho, que têm em diversos municípios da região a sua moradia há mais de 100 anos. A discussão sobre roteiros de turismo, que na região podem ser agragados às rotas das águas termais e das pedras, como Iraí e Ametista do Sul, poderão contribuir para desenvlver o turismo na região. A região é privilegiada em termos de atrativos. A pequena e acolhedora Derrubadas tem na hospitalidade sua principal marca. Mas uma ida ao Parque de Yucumã, com estadia nos balneários Martens ou do Parque das Fontes, permite ao visitante percorrer também os arredores e visitar o Parque. No balneário Martens, o visitante tem contato direto com a natureza, um ambiente muito agradável, açudes para a pesca, piscina, canchas de esportes. O atendimento é feito pelo casal Daniel e Rosângela Mertens, com equipe que se esmera em atender bem os visitantes. Vizinha de Tenente Portela, onde as tradições gaúchas e indígenas estão muito bem representadas, e que conta com meios de hospedagem e restaurantes, existem chances de, a partir dos debates deste Fórum, ser incentivada a criação de algum roteiro turístico voltado ao Meio Ambiente (Parque do Turvo/Derrubadas), Tradição Gaúcha e Indígena (Tenente Portela) Termais (Iraí), Pedras Semipreciosas (Ametista do Sul/Frederico Wetsphalen) e religioso (Três Passos, cidades dos mártires Padre Manuel González e o Coroinha Adílio Daronch, assassinados em maio de 1924).

Pesque-pague no Balneário Mertens

Pesque-pague no Balneário Mertens

http://www.balneariomartens.com.br/

www.derrubadas-rs.com.br/
www.ametistadosul-rs.com/
www.irai.rs.gov.br/
www.fredericowestphalen-rs.com.br/
http://www.trespassos-rs.com.br/

Reprodução de foto antiga com o Salto do Yucumã

Reprodução de foto do Salto do Yucumã no Museu do Centro de Visitantes

Trilha do Campestre no Parque do Turvo

Trilha do Campestre no Parque do Turvo

Placa indicando a Trilha das onças

Placa indicando a Trilha das onças

O Rio Uruguai em Outubro de 2015 estava bem acima do seu nível normal

Enchente no Rio Uruguai em Outubro de 2015 escondeu o Salto de Yucumã

Observadores no Parque do Turvo

Grupo de Observadores de Aves no Parque do Turvo

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink