Hotel SESC Cacupé Florianópolis é um complexo de lazer completo

Praça infantil do hotel

Praça infantil do hotel

Localizado à beira-mar, numa área verde com extensos jardins e mata atlântica, o Hotel SESC Cacupé, em Florianópolis, oferece, além da hospedagem, uma série de serviços capazes de propiciar muito lazer, recreação e cultura.  O complexo turístico do Serviço Social do Comércio (SESC) fica bem no meio da baía da praia, distante cerca de 11 quilômetros do centro de Florianópolis. Da praia se avistam as duas pontes, sendo que a mais próxima é a ponte Hercílio Luz. Dali se tem uma vista espetacular do centro da cidade, dos edifícios da Beira Mar Norte e prédios do Estreito, já no Continente. Cacupé tem seu limite ao norte às pontas do Cacupé Grande e ao sul a Ponta do Siqueira. A praia, em frente ao hotel, tem um mar calmo, ondas fracas, formada por enseadas, baías, muitas pedras e mar próprio para banho, conforme relatório do mês de novembro de 2015, feito pela Fatma.  Além dos atrativos naturais do entorno, e da infraestrutura do hotel, a proximidade com o centro da histórica Santo Antônio de Lisboa, são razões de sobra para uma estada no local.

Estufa do Hotel SESC Cacupé

Estufa do Hotel SESC Cacupé

Compostagem

Processo de Compostagem

As atrações no complexo do Hotel SESC Cacupé englobam desde o ambiente natural, até porque a área já é um misto de jardins com mata atlântica, atividades esportivas, culturais e de lazer para pessoas de todas as idades. Os passeios pelas várias trilhas na mata e a visita e aprendizado numa estufa onde são produzidas mudas de árvores nativas, flores, temperos e de plantas diversas, bem como a composteira, são atividades prazerosas no Sesc Cacupé.  A equipe responsável pela área, participa, sendo protagonista de eventos relacionados à importância da agroecologia, inclusive ensinando como transformar resíduos, restos de alimentos e do lixo orgânico, em adubo de qualidade. Além do ensino, muitas propriedades de pequenos produtores são beneficiadas com a distribuição do adubo, através de convênios do Sesc com comunidades e prefeituras. Em outubro deste ano de 2015, enquanto a chuva que atingiu todo o Sul do Brasil se mantinha firme, as visitas à estufa mantinha programação normal.  Firme no seu propósito de criar uma nova mentalidade frente ao Planeta, o jovem agrônomo não escondeu a receita de como usar resíduos orgânicos para fazer adubo. Mão na massa, ele estimulou visitantes, fossem hóspedes da unidade ou alunos de muitas escolas que buscam, ali naquele ponto, uma forma de lazer e de conhecimento. Só pelo trabalho de reeducação ambiental feito nesta área da estufa e composteira, já vale uns dias de descanso no aprazível Hotel Sesc Cacupé.

Mirante do Hotel SESC Cacupé

Mirante do Hotel SESC Cacupé com vista para o mar e o continente

Vista do mirante do Hotel

Vista do mirante do Hotel

A observação de aves e flora, nas caminhadas pelas trilhas e no mirante – de onde se divisa o mar e se vê parte da mata de cima – é uma prática para os que apreciam. Um viveiro com patos, galinhas e gansos, e que recebe a visita de aves em liberdade, em busca do lago para se refrescar e pescar, é uma das atrações preferidas das crianças. E a Casa da Bruxa – escondida em meio à mata – sem dúvida faz jus as muitas histórias de magia da ilha de Santa Catarina.

Casa da Bruxa

Casa da Bruxa

Dotado de uma infraestrutura completa para recreação e lazer, o Hotel SESC Cacupé, que tem preferencialmente hóspedes trabalhadores no setor de comércio, é daqueles lugares que pode ser recomendado sem riscos para casais com filhos pequenos e até adolescentes. Desde espaços para jogos em ambientes fechados e abertos, para lazer ou abranger mais cultura, integram o local. Jogos e brincadeiras em grupo, cirandas e cantigas, exposição jogos de todo mundo (com mais de 60 jogos de tabuleiro), caçada ao tesouro, oficinas de artesanato, baile recreativo e dinâmicas recreativas constam do “cardápio”. Na área de valorização cultural, são realizadas apresentações de folguedo folclórico do Boi-de-Mamão, exposições de artistas locais (catarinenses, ilhéus), apresentações musicais, recitais de poemas, cinema ao ar livre, oficinas de artes. Vale a pena assistir esses folguedos.

Chalés do Hotel SESC Cacupé

Chalés do Hotel SESC Cacupé

Hotel SESC Cacupé

Vista desde um dos apartamentos do Hotel

Polo e basquete aquático, hidroginástica, futebol e vôlei recreativo, academia ao ar livre, sala de condicionamento físico, torneios de jogos de mesa e sinuca, aliada as piscinas – no verão – complementam as atividades.

Apartamento triplo

Apartamento triplo

Sala de atividades para crianças

Sala de atividades para crianças 

Entrada do hotel

Entrada do hotel

A hospedagem no SESC Cacupé é feita através de reserva. As unidades são apartamentos em prédios e em cabanas muito bem equipadas, a maioria dessas com vista para bosques ou jardins. No local, o hóspede conta com café da manhã (todos os dias), almoço e jantar, nos dias úteis. Aos sábados tem feijoada. Almoços festivos nos domingos, com Sabores do Brasil no último domingo de cada mês.

Site do hotel: http://portal.sesc-sc.com.br/hotelsescemcacupe

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink