Florianópolis revive a Paixão de Cristo

processao

Milhares de pessoas participam da Procissão/ foto divulgação

A Procissão do Encontro do Senhor Jesus dos Passos e sua mãe, Nossa Senhora das Dores, ocorre em Florianópolis (SC) nos dias 12 e 13 deste mês de março de 2016. Realizada desde 1766, portanto há 250 anos, a tradicional Procissão do Senhor Jesus dos Passos é uma das manifestações mais prestigiadas pelo mundo católico e leigos em geral que assistem essa espécie de “Via Sacra” como um espetáculo de fé e histórico de muita grandeza espiritual.  Instituído pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o evento tem apoio dos governos estadual e municipal, além de diversas instituições, como a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), e já foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.

Como a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, a Procissão reúne milhares de pessoas todos os anos e compreende um rito que inicia na quinta-feira à noite, na também histórica Capela do Menino Jesus, no Imperial Hospital da Caridade, com a cerimônia de lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos.

veias

Imagem do Senhor Jesus dos Passos é admirada por fiéis/ foto divulgação

Essa imagem – que integra o exclusivo acervo de Arte Sacra junto à Capela do Menino Jesus – tem vida própria e foi motivo, inclusive, para a construção da capela e do Hospital. Conforme a história e versões orais de antigos, a imagem deveria ser enviada ao Rio Grande do Sul, em 1764. Ocorre que após três tentativas frustradas, visto que as embarcações não conseguiam aportar em Rio Grande, devido ao mau tempo, os devotos atribuíram ao destino essas ocorrências, defendendo a manutenção desse Cristo na Ilha do Desterro, atual Florianópolis.  A imagem em questão representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante muito humano, olhos quase vivos, emociona e choca os fiéis que acompanham as cerimônias, desde a lavação, até o seu translado para a Catedral Metropolitana, no sábado, dia 12 à noite, até o seu encontro com a mãe, no domingo às 16h, um dos momentos mais solenes, em frente da Catedral. Na mesma noite de sábado, a imagem de Nossa Senhora é transladada, uma hora e meia após a saída da procissão do seu filho, para a Catedral. Portanto, às 20h e 21h30min.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

SSL Bravulink