Gastronomia italiana é atração principal na FenaMassa, em Antônio Prado

fenamassa5

Governador José Ivo Sartori posa com as soberanas da FenaMassa, foto de Karine Viana/Palácio Piratini

        

Antônio Prado está pronta para receber os convidados para a 5ª edição da FenaMassa. Descendentes dos fundadores da Sexta e última, das chamadas “antigas colônias da imigração italiana”, estiveram em Porto Alegre fazendo o lançamento, numa noite em que o Galão Crioulo do Palácio Piratini serviu de palco para uma pequena, mas saborosa e animada mostra do que será esse evento que brinda a gastronomia italiana, e que ocorre de 11 a 16 e 19 a 23 outubro. Se depender da mostra apresentada, que movimentou as diversas ilhas gastronômicas – como sopa de capeletti, tortei ao molho bolognesa, lasanha de quatro queijos e salada de penne com tomate seco, grão de bico e ricota, tudo acompanhado por vinhos ou suco de uva tudo isso de produção pradense – o Festival de Massa, ou FenaMassa, será um sucesso.

fenamassa2 (1)

Foi servida uma mostra aos que foram ao lançamento, foto Roberto Carlos Machaweski

fenamassa1

Massas de Antônio Prado, Foto Roberto Carlos Machaweski

            Para o presidente da CIC de Antônio Prado, Diógenes Weber, cada edição da FenaMassa traz um novo desafio. “O sucesso conquistado nessas quatro edições já realizadas nos impõe a sermos melhores a cada ano, buscando surpreender os nossos visitantes, os turistas, apoiadores e patrocinadores e, essencialmente, a nossa comunidade”. O presidente do evento, Gustavo Samuel Giulian, esteve no lançamento acompanhado por grande comitiva, composta, entre outros, pelo presidente da CIC Antônio Prado, Diógenes Weber, o vice-presidente de Agropecuária da instituição, Rodrigo Ravanello, a secretária de Turismo e Comércio do município da Serra, Carla Chilanti Pinheiro, e personagens marcantes como a Nonna, a Mamma e os netinhos. A Corte do Festival, a rainha Manoella Restelatti Sandi e as princesas Ana Paula Borsoi e Bruna Galvani Bertoldo, recepcionou os convidados. A cantora Mari Mussoi entoou o jingle do evento e animou o coquetel com repertório variado em voz e violão.

fenamassa3

Organizadores do Festival com o governador no Palácio Piratini, foto de Karina Viana

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, natural da Serra Gaúcha, destacou sua relação próxima com o município e a força dos imigrantes italianos na construção da comunidade. “Antônio Prado fez uma longa caminhada para se tornar o que é hoje e traz consigo uma linda história de famílias que se perpetua através dos anos. Recebê-los aqui no Piratini é uma forma de valorizar essa marca da cidade”, disse.

            De acordo com material da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini e da FenaMassa, o Festival terá entrada franca, constará de diversos pratos e bebidas, além de atrações culturais com música e animação típica italiana. Promovida pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC) de Antônio Prado, o evento tem o patrocínio oficial da Nordeste Alimento e acontece no Centro Histórico de Antônio Prado.

antonio-prado

Casa Grazziotin, um dos prédios tombados de Antônio Prado, foto do site da Prefeitura

            Distante 180 quilômetros de Porto Alegre, para RS- 122, Antônio Prado tem uma história exclusiva. Fundada em maio de 1886, em seu Centro Histórico e arredores mantém o antigo casario preservado, tanto que foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional. No Museu, pode ser conferido mais de 500 objetos que contam a história de um cotidiano de muito trabalho e singelas alegrias. O enxoval das italianinhas, as louças e talheres que serviam para degustar um pescoço recheado ou uma fotáia, os cálices para o vinho da pipa, o arado, o lampião, os trituradores. As fotografias dos momentos gloriosos em que a comunidade juntou as mãos e trabalhou duro para embelezar a cidade. Por isso, objetos de uso e roupas de nossos imigrantes formam o acervo contando a história da região, de acordo com informações no site da Prefeitura. Aproveitar os feriados de outubro para provar as iguarias que a FenaMassa oferece, é uma oportunidade especial para conhecer aquela cidade e sua história.

FenaMassa 2016 – de 11 a 16 e 19 a 23 outubro

Horários de funcionamento:

Terça-feira, 11 de outubro: das 17h às 22h

Quarta-feira, 12 de outubro, feriado: das 10h às 22h

Quarta (19/10), quintas e sextas-feiras: das 18h às 22h

Sábados e domingos: das 10h às 22h

http://www.antonioprado.com.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink