28 Festuris 2016 auxilia a formatar novas rotas turísticas

 

28 festuris marco-tres-fronteiras

Marco da tríplice fronteira em Foz do Iguaçu.

A integração turística das fronteiras nos países do Mercosul figura na pauta do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, o tradicional Festival de Turismo realizado pela empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que ocorre entre os dias 03 a 06 de novembro deste ano de 2016, no Serra Park.

28 festuris :Diretoria do Festuris com presidente da Embratur. Foto divulgação

Marta Rossi e Zorzanello com o presidente da Embratur. Foto Divulgação

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz estará versando sobre o tema em painel especial. São muitos os atrativos nas fronteiras, mas muitos não têm sido aproveitados como produto turístico. O mais visível, é o Complexo de Itaipu, que recebe milhares de visitantes todos os anos e engloba Argentina, Brasil e Paraguai.

sala-de-controle-de-itaipu

Sala de controle da Hidrelética de Itaipu, aberta a visitação

Também a necessidade de consolidação de uma Rota Turística Missioneira internacional, unindo Brasil e Argentina, será debatida durante o Festuris Gramado.

Obras de Itaipu, em 1979

Obras que resultaram no complexo de Itaipu em 1979

Existem expectativas de que as tratativas para a criação deste roteiro avancem, pois uma parceria entre Argentina e Rio Grande do Sul deverá ser oficializada durante o Festuris. Para tanto, o ministro argentino do Turismo, Gustavo Santos, já confirmou sua participação no Festuris. Para o ministro Gustavo Santos, a Rota dos Jesuítas ou Missioneira, permitirá a união dos países envolvidos que poderão dispor de um produto para o mercado internacional, agregando valor e renda.

28 festuris: Ruínas de San Ignácio Mini

Ruínas da redução San Ignácio Mini, na Província Misiones, Argentina

O secretário da Cultura e interino de Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, afirmou a intenção de trabalhar de forma integrada com a Argentina o turismo na Rota dos Jesuítas, partindo do patrimônio cultural das Missões. “A ideia é trabalhar em conjunto para formatar e vender o produto para o mercado internacional, agregando valor e renda aos países”, afirmou. A Rota Turística Missioneira deverá abranger algumas cidades e sítios arqueológicos do Rio Grande do Sul, como São Miguel das Missões, local onde uma grande civilização liderada pelos jesuítas e indígenas se formou. As reduções argentinas, entre essas San Ignácio Mini, ficam do outro lado do Rio Uruguai, com travessia de balsa por Porto Mauá (RS). Dali, seguindo até a capital de Misiones, a cidade de Posadas, pode-se atravessar o rio Paraná, e chegar às magníficas missões paraguaias, entre essas Encarnación, mas muitas outras que chegam até Iguaçu ou Iguazu. A expectativa é de que também autoridades paraguaias participem deste conclave.

Fortaleza de São Miguel, no Uruguai

Fortaleza de São Miguel, em território Uruguaio, fronteira com Chuí, no Rio Grande do Sul. Área de grande visitação no turismo de fronteira

O Festuris, na sua 28º edição, já tem confirmada presença de quase três mil marcas, todos os estados brasileiros, países de todos os Continentes e muitas novidades na Feira e eventos paralelos. São esperados 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios e autoridades do setor. A diretora do Festuris Marta Rossi destaca a importância do evento que conta com apoio de todas as entidades representativas do turismo gaúcho.

www.festurisgramado.com

Você pode gostar...

SSL Bravulink