É tempo de curtir as águas termais de Piratuba

Piratuba - pórtico

A temporada de verão em Piratuba, cidade turística termal do meio oeste catarinense, foi aberta dia 03 deste mês de dezembro e vai até fevereiro, quando então continua em atividades, mas já com outro público, dando um “até logo” às famílias com a gurizada que retornam das férias. Já neste mês de dezembro, a cidade, que recebe uma média de 450 a 500 mil turistas/ano, está preparada para um fluxo maior de visitantes oriundos de várias regiões do país e também do exterior.

piratuba

Ponte férrea e rodoviária sobre o Rio Uruguai em Marcelino Ramos

Piratuba está localizada cerca de 500 quilômetros de Florianópolis, (capital), 450 de Curitiba (PR) e 430 de Porto Alegre (RS). Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo é de Joaçaba, 40 quilômetros de distância. Conhecida em todo Sul do país por ser o principal polo turístico do Oeste de Santa Catarina, o município conta com excelente infraestrutura hoteleira, gastronomia e comércio. Tem como carro chefe na área de turismo o Parque de Águas Termais, amplo e moderno, que oferece lazer e descanso em qualquer estação do ano e para pessoas de qualquer idade.

piratuba

Piscina coberta nas termais de Piratuba

piratuba - animadores na piscina

         O Parque Termas de Piratuba, que nasceu a partir da descoberta, por parte da Petrobrás, de que a área próxima à bacia do Rio do Peixe dispunha de um lençol de águas quentes (sulforosas). Isso aconteceu em 1964. A partir dessa descoberta, foi criada a Companhia Hidromineral de Piratuba, que construiu um complexo de lazer composto completo. Várias piscinas em dois planos – superior e inferior, em ambiente fechado e aberto, para desportistas, adultos e crianças, inclusive toboágua ou escorregador – e quadras de esportes, recreação, entre outros serviços. Um local dos mais aprazíveis!

Hotel Termas Park é uma referência em Piratuba.

Hotel Thermas Park é uma referência em Piratuba.

piratuba- hotel

         Na condição de um dos hotéis mais antigos da Cidade, e consolidando a marca de referência em hospedagem na cidade, o Thermas Piratuba Park Hotel também abriu promoções junto com a abertura da temporada de verão da cidade. Com os pacotes para a Virada do Ano já esgotados, conforme sua assessoria, a campanha está sendo direcionada para as semanas que antecedem o Natal. É a campanha “Suas férias em qualquer estação”. Para reservas de pelo menos três dias, até dia 21 de dezembro, são oferecidas diárias com preços especiais para casais e filhos (veja em www.thermaspiratubahotel.com). O importante é que as diárias do Piratuba incluem as três refeições: Café da manhã, almoço e jantar. Coordenado pelo chef Rodrigo Schardong, o Restaurante Espaço Jardim Gourmet, tem sempre cardápios capazes de agradar qualquer paladar, sem falar da qualidade que é sempre de primeira.   Arquitetado em estilo germânico para difundir, retratar e resgatar a cultura e colonização do município, o Thermas Piratuba Park Hotel é a opção ideal para quem busca tranquilidade e integração com a natureza. Com sólida infraestrutura, o hotel está localizado a 300 metros do Parque de Águas Termais e a 100m da avenida principal do município. O hotel apresenta uma estrutura diferenciada com 02 piscinas internas com água aquecida e 01 piscina externa com água temperatura ambiente. São 56 apartamentos amplos e confortáveis, todos com sacadas com vista para a natureza e banheiras. Um banho de espuma na banheira do apartamento é uma terapia, para não dizer uma Festa! Já experimentei e recomendo. Espaço Wellness, coffee shop na área das piscinas com serviço de bebidas e lanches, sala de TV e chimarrão, espaço para realização de eventos, Play Ground, internet wifi gratuita, elevadores em todos os andares, serviços de lavanderia e estacionamento gratuito complementam os serviç[email protected].

Pátio do Hotel Thermas

Pátio do Hotel Thermas

O QUE FAZER EM PIRATUBA

MARIA FUMAÇA

O passeio de Maria Fumaça, numa locomotiva construída em 1906, permite reviver parte da história de Piratuba e da vizinha Marcelino Ramos, essa última cidade no Rio grande do Sul, do outro lado do Rio Uruguai. É realizado semanalmente até a cidade gaúcha e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O passeio é acompanhado por guias, que durante o trajeto contam a história da Ferrovia.

Locomotiva à vapor de Piratuba

Locomotiva à vapor de Piratuba

piratuba

Réplica da antiga estação férrea de Piratuba

PARQUE DOS TRÊS PINHEIROS

O Empreendimento está localizado a cinco quilômetros do centro de Piratuba, na SC 303, comunidade de Linha Serraria. No Parque o turista encontra mais de 120 animais exóticos para a visitação. Além de apreciar, as crianças podem fazer passeios de Pônei. No local o turista também encontra o Mini Mundo com miniaturas de engenhos, moinhos, serrarias e ferrarias. Tudo em movimento, através de uma roda d água, alambique e lojas de produtos artesanais.

PASSEIO DE JARDINEIRA

         Nos ônibus “jardineiras”, que levam os visitantes pela cidade, sempre com a companhia dos guias que vão informando os passageiros durante o trajeto, sobre cada ponto turístico, o visitante pode saber detalhes da simpática cidade e dos seus arredores. As “jardineiras” passam pela Casa da Memória, Casa da Cultura, Chafariz da Avenida, Igreja Católica, Estação Ferroviária, entre outros. O passeio também segue até a cidade vizinha de Ipira, onde os turistas conhecem uma fábrica de bolachas, uma fábrica de pantufas e uma Cascata, a Cascata da Usina.

PARQUE DE LAZER E AVENTURA

         Com uma ampla estrutura montada a dois quilômetros da Companhia Hidromineral de Piratuba, o Parque é o lugar para quem procura aventura e lazer em meio à natureza. O empreendimento fica no Acesso Sul e no local o visitante encontra cinco açudes para a pesca, trilha ecológica, campo de paintball e uma tirolesa dupla, com 500 metros de descida na primeira etapa, e mais 200 na segunda.

CEMITÉRIO REDONDO

piratuba cemiterio redondo

         Na divisa com o município de Capinzal, após a passagem do Pórtico para Piratuba, um cemitério antigo chama a atenção pela forma como estão dispostas as lápides. Não existe visitação turística, então o visitante terá que procurar informações nos hotéis caso queira conhecer ou pesquisar na área. Os que vão de automóvel (meu caso) se deparam com o cemitério e naturalmente visitam o local.

piratuba cemiterio redondo chão

         O Parque Termas de Piratuba, que nasceu a partir da descoberta, por parte da Petrobrás, de que a área não dispunha de petróleo, mas sim de bacias subterrâneas de águas quentes, conta com um complexo de lazer composto por piscinas em dois planos (superior e inferior, em ambiente fechado e aberto, para desportistas, adultos e crianças, inclusive toboágua ou escorregador) e quadras de esportes, recreação, entre outros serviços.

Você pode gostar...

SSL Bravulink