A Lavanda é a essência do parque Le Jardin

Le Jardin Gramado

Pórtico de Entrada no Le Jardin

le jardin

Vista da loja desde o estacionamento

O Jardim dos Perfumes “Le Jardin Parque de Lavanda” é um dos atrativos mais coloridos e perfumados da Região das Hortênsias. O visitante precisa incluir no seu roteiro uma visita ao local para conhecer uma espécie de paraíso na terra, onde o colorido das flores, os perfumes, o canto das aves e a lide de borboletas, abelhas e joaninhas parece não ter fim.  O local, na RS 215, no distrito de Várzea Grande, bem próximo da entrada da cidade quem vai por Taquara, tem entrada franca e pode ser visitado em qualquer estação. Aliás, deve ser visitado em todas as estações só para ilustrar a mente de como a natureza age.

le jardin

Mudas de suculentas à venda

No verão, de janeiro até março, é uma época boa porque a hotelaria e restaurantes das cidades de Gramado estão com preços acessíveis. O turista precisa apenas pesquisar antes para selecionar um hotel, pousada e um restaurante para sua hospedagem e alimentação, de acordo com suas condições. E mais: o visitante que quer conhecer tudo, precisa riscar a palavra “tudo” do seu roteiro.

Le Jardin

Vista do alto da colina

É impossível -a não ser que a viagem seja de 15 dias bem corridos – conhecer todas as atrações, que são muitas e que incluem Canela, ali ao lado. Então precisa definir o que irá conhecer. Nosso Site está recomendando a inclusão de uma visita de duas horas no Le Jardin Parque da Lavanda. A visitação ocorre de terça a domingo, das 9h30min às 17h30min.

suculentas Le Jardin

Pequenos vasos com suculentas à venda

Le Jardin

Quadro de suculentas à venda

Se o centro de Gramado, seus parques, como o do Lago Negro, e as avenidas e ruas da área central, são muito floridas e encantam, então a pessoa já pode imaginar como é o Parque da Lavanda.  Criado na primavera de 2006, a área de 3,5 hectares, terreno numa área de com encosta de mata nativa – canela, araucárias, xaxim e outras – mesclada com arvoredo exótico, trazido de outras partes do  mundo, o ambiente é extremamente aprazível. Logo na entrada, no número 37700 da Rodovia RS 115 (está bem sinalizado), a pessoa já é contagiada pelo perfume, e a infinidade de flores e plantas e o ruído de abelhas e água corrente.

Le jardin estufa

Estufa com mudas para venda

le jardin

Lavanda florida

Brincos-de-princesa que parecem de verdade, disputam beleza com cactus, mimosas, suculentas de muitas espécies, com vasos e arranjos dispostos em pontos estratégicos, de forma que tem espaço para todos. Esticando olhares e pernas na caminhada, vêm as quadras com as lavandas de muitas espécies, misturadas com outras plantas, muitas flores de mel.

le jardin

Le Jardin – Gazebo e flores

terraços le jardin

Terraços do jardim interno

Uma dessas espécies de lavandas floresce no verão, outras no final da Primavera, mas todas com seu encanto e perfume e indicação. Nos viveiros (estufas), a quantidade e beleza das plantas e de mudas para conhecer, é muito grande. São comercializadas mudas para quem deseja levar parte da beleza e do perfume para casa e aumentar seu “cantinho” de vasos e flores. Difícil escolher entre um musgo pequerrucho, uma ou mais espécies de lavandas, suculentas, violetas e tantas outras plantas ou flores.

Le Jardin

Frente da Loja da Le Jardin

Le Jardin

Mudas de Plantas e flores à venda no Le Jardin

Bandos de borboletas selecionam suas áreas preferidas e dançam sobre as plantas, disputando o espaço com beija-flores e pequenas coloridas joaninhas. Os caminhos que levam aos espaços são variados. Alguns próprios para pessoas de terceira idade, outros com escadarias e um gazebo, e uma trilha pelo meio da mata, onde o cheiro do mato predomina.

loja le jardin gramado

Loja da Le Jardin

Le Jardin

Lancheria e cafeteria Le Jardin

No final, o caminho leva o visitante à loja onde são apresentados e comercializados os muitos produtos de higiene e perfumaria. Cremes hidratantes, xampus, colônias e sabonetes de lavanda e também de outras plantas ali cultivadas. Ao lado da Loja, um café oferece quitutes exclusivos, como um Apfelstrudel (torta de maçã). Os proprietários, que criaram o ambiente, o primeiro parque de Lavanda do Brasil, trouxeram inspiração de parques visitados na Europa e Estados Unidos. Eles realizam pesquisas dos usos da lavanda para fins terapêuticos, ornamentais e culinários.

Lavanda

A origem do Le Jardin

 

 

Você pode gostar...

SSL Bravulink