Em Beberibe, as falésias compõe a paisagem do litoral

Por que visitar o Morro Branco e a Praia das Fontes?

Falésias do Morro Branco, em Beberibe

Falésias do Morro Branco, em Beberibe

A natureza se excedeu em mostrar seus melhores atributos nas praias de Beberibe e nas suas areias, arrecifes e lagoas. O visitante fica extasiado com a magnífica paisagem do Morro Branco – que na verdade é colorido, com matizes que vão do laranja escuro, mais claro, amarelo e finalmente alguns tons de branco e breves tons em preto – falésia com seus esconderijos, meio labirintos, entre os quais existem pequenos córregos. Numa rodada pela região, lagoas, como a de Uruaú, como se fosse um oásis em meio ao deserto, oferece banho em suas águas frescas e dá espaço para a pratica de esportes náuticos.

A Praia das Fontes, no município de Beberibe é a “dona” por estar ao lado do Morro Branco, um patrimônio ambiental respeitável. Afinal, aquelas areias coloridas além de embelezarem a paisagem servem para artistas montarem histórias em vidros de todos os tamanhos. Com suas bancas de trabalho ao lado das rendeiras, de artesões ou de comerciantes de artesanato ao pé do Morro Branco, esses quase solitários artistas criam histórias em vidrinhos minúsculos ou em potes, como lhes der na imaginação e incluem o nome de alguém muito querido que queiramos homenagear.

Álbum de fotos de Morro Branco

Morro Branco é um dos principais atrativos da Praia das Fontes, e para visitá-lo existem algumas regras. Exige-se respeito ao ambiente, com proibição de se levar uma lembrancinha como um potinho de areia. Guias se postam logo ao pé do morro, junto à barraca do artesanato, cobram pelo acompanhamento e explicações, mas se a pessoa desejar poderá fazer o passeio a pé. Recomenda-se cuidado, pois algumas trilhas são verdadeiros labirintos e vão ficando cada vez mais estreitas e elevadas, podendo assustar.

Outra forma de ver o interior do Morro Branco é pela praia, entrando junto às muitas barracas e restaurantes na beira da praia,  seguindo num passeio suave na maré baixa. É uma caminhada muito boa, e a entrada no complexo está sinalizada pela existência de um ponto de encontro de bugueiros ao pé do monte. É proibido passeios de bugue no local, mas esses rodam pelas praias rumo a outros pontos como dunas, lagoas e muitas e maravilhosas atrações das praias da costa Leste do Ceará. A distância da Praia das Fontes de Fortaleza é de 85 quilômetros, o que permite um bate-volta.

Hotelaria e Gastronomia em Beberibe

 

Barraca Areias Coloridas em Beberibe

Barraca Areias Coloridas em Beberibe

A infraestrutura da rede de hotéis e de gastronomia faz a diferença na Praia das Fontes. São oito unidades hoteleiras, disponibilizando luxo, requinte, simplicidade e, sobretudo o máximo de conforto. Um dos primeiros que fez investimento pesado na região, quando apenas algumas pequenas pousadas ofertavam hospedagem foi o maior empresário hoteleiro do Ceará, Darlan Leite. Ele foi seguido por outros do ramo, como alguns grupos portugueses e locais. Mas como tomou à dianteira, o seu grupo detém cerca de 610 unidades de hospedagem em dois hotéis e três ambientes. O Hotel Parque das Fontes, na verdade um complexo que se divide em dois setores: Setor Atlântis, com 253 acomodações e Setor Parque, com 210 acomodações, é o maior ponto de hospedagem.

 

Hotel Parque das Fontes em Beberibe

Alameda do Hotel Parque das Fontes

O Atlântis é composto de suítes, apartamentos, chalés standard e chalés juniores, alguns com frente para o mar e outros para o jardim.

O Setor Atlântis conta com uma estrutura para eventos com 17 salões. O maior tem capacidade para 1.500 pessoas. Neste setor a gastronomia ocupa espaço no restaurante Caravelas.

O Setor Parque conta com o restaurante Verdes Mares, aberto mediante acupação. Neste setor funciona um parque aquático aberto aos sábados e domingos, com espelho d’água, brinquedos e rampa molhada, piscina em forma de correnteza com 150 metros de comprimento circular, 150 metros de pista de toboágua, piscina semiolímpica e loja de artesanato.

Hotel Coliseum em Beberibe

Hotel Coliseum

Depois vem o magnífico Coliseum Beach Resort e seus 150 quartos ou suítes, também localizado na Praia das Fontes, em Beberibe, só que com entrada exclusiva. Além do conforto das instalações, com amplos apartamentos, seu diferencial  é o sistema All Inclusive, com todas as refeições e bebidas incluídas no preço da diária. O sistema funciona 24 horas por dia, em vários pontos de consumo. São servidas as três principais refeições, além de petiscos, churrascos e lanche.

Álbum do Hotel Coliseum

O gerente geral, Franklin Nogueira, aponta como diferencial. Se no meio da tarde, depois de muita piscina ou banho de mar, o grupo estiver esfaimado, poderá ir até a área coberta da piscina e fazer um lanche. Que pode ser um café da tarde ou a abertura dos trabalhos para a noite. Tudo All Inclusive o serviço Nogueira destaca o acolhimento de famílias ou grupos de amigos. Dia que como algumas instalações são amplas, o hotel se presta a grupos de amigos ou famílias amigas. Como algumas suítes do Coliseum abrigam até duas famílias, casais com filhos, com todo o conforto, pois são amplas e contam com todo conforto, inclusive piscinas e churrasqueiras exclusivas, é possível ao grupo fazer sua festa lá em cima. “Mas se for um casal em sua lua de mel ou busca de sossego, temos como atender. Basta explicar”, diz Franklin que, por sinal, é filho de Beberibe e conheceu a esposa no trabalho. Ambos eram e são funcionários do grupo. “O senhor Darlan deu oportunidade para quem queria trabalhar aqui, ofereceu treinamento. Isso possibilitou ficar em nossa comunidade”, afirma o gerente-geral.

Hotel Parque das Fontes em Beberibe

Alameda Jornalista Edgony Bezerra

No complexo do Hotel Praia das Fontes, a vista para o mar do bloco de apartamentos, o hóspede tem a deslumbrante vista para o mar que é antecipada por um lago cuja vegetação é nativa e começa na Alameda jornalista Edgony Bezerra. Das varandas assiste-se o nascer e o pôr do sol, da mesma forma que se avista a Capela – cuja visitação é pelo setor Parque – construída sobre uma falésia a beira mar, e que serviu de cenário para cenas da novela Tropicaliente e de alguns filmes.

Álbum do Hotel Parque das Fontes

Proprietário dos dois hotéis, Darlan Leite, é um empreendedor que dispõe da maior capacidade hoteleira do Estado do Ceará. Foi presidente da ABIH-CE em duas gestões, publicou um livro sobre os 35 anos da entidade e atualmente é vice-presidente da ABIH-CE. Darlan Leite recebeu pessoalmente a equipe do nosso blog, que esteve no estabelecimento à convite, acompanhando a conceituada jornalista Edgony Bezerra e esposo Snélius Fiúza.

A gastronomia das barracas de praia e restaurantes da Praia das Fontes e centro de Beberibe atendem todos os paladares. Cozinha internacional, quitutes de beira mar e sempre com inovações, prevalecendo é claro os frutos do mar, peixes e pratos típicos do Ceará, com destaque para o feijão verde (componente do prato baião de dois que é arroz/feijão verde) e carne de sol.

Álbum da Barraca Areias Coloridas

A barraca Areias Coloridas, comandada por Lusiário Batalha, lançou neste final de inverno começo da Primavera (agosto/setembro 2017) um molho para o camarão frito, de feijão verde, para servir como entrada, aperitivo ou tira gosto. Um aperitivo marcante! Como um dos desbravadores que começou sua pequena barraca de praia na beira do mar, e que agora já conta com uma cozinha de nível internacional, e contribui com sugestões para adequar as estruturas aos novos tempos, Lusiário integra um grupo que criou a Sexta-Feira do Camarão em Beberibe. O lançamento ocorreu no dia 08 de setembro de 2017, com grande festividade, veja em Edgony Online. Envolve uma fazenda de produção de Camarão, a Nova Vida, as associações Amo Beberibe e o Clube de Dirigentes Lojistas de Beberibe, restaurantes, pizzarias e bares da cidade. A proposta é oferecer ao consumidor pratos cujo componente principal seja o camarão, por preços especiais em todos os estabelecimentos, dando espaço à cultura com músicos e artistas.

Além desta sexta-feira do Camarão, Lusiário está envolvido no movimento que cria a Rota das Falésias, que vai de Beberibe até Icapuí, na divisa com Rio Grande do Norte, passando por Canoa Quebrada, Redonda e outras praias magníficas.

Você pode gostar...

SSL Bravulink