FESTURIS 2017 e o futuro sustentável da indústria turística

Poucos podem se dar ao luxo de viver como o naturalista britânico David Frederick Attenborough, cuja vida de pesquisa e aventuras o levou, desde muito jovem – inicialmente pela BBC de Londres e depois por conta e risco –  deixou a cidade grande e viajou para locais distantes, florestas ainda desconhecidas, para ver e conhecer a natureza: aves exóticas, primatas gigantes como gorilas, mamíferos tidos como ferozes (muitos realmente são)  e tantos outros animais.

O certo é que poucos podem viver tantas aventuras, mas não é impossível abrir os horizontes e buscar mais conhecimentos mundo afora. Foi isso que a Highland Adventures, empresa fundada em 1989, pioneira no Brasil no turismo aventura internacional, fez. Criou pacotes exclusivos e muitas pessoas já tiveram a chance de viver aventuras parecidas com aquelas que o grande Sir Attenborough mostrou com competência através da TV britânica. Tanto que a Rainha Elizabeth o condecorou com o título de “Sir”.

Pois uma das atrações do Congresso da 29ª edição do Festival de Turismo de Gramado/FESTURIS, é Mauro Chwarts, CEO da Highland Adventures. Ele vai apresentar o painel “Destinos Exóticos: Encontro com gorilas”, no dia 10 de novembro, no Palácio dos Festivais.

Durante apresentação Chwarts abordará dois conceitos principais: “Turismo elegante também pode ter aventura e Turismo educa: Um gorila vivo traz mais benefícios do que um gorila morto”. A Highland Adventures tem em sua trajetória histórias de viagens de grupos de brasileiros que se aventuraram – e foram felizes – pela Índia, Nepal, Tailândia, Quênia, Himlaia, Vietnam, Mali Mianmar e ilhas Papua Nova Guiné (onde Sir  Attenborough vivenciou o cotidiano de chamada Ave do Paraíso, e fez imagens magníficas de aves, a ponto que criar rotas tradicionais de observadores de aves ao local.  Sem dúvida alguma, conhecer as experiências da única operadora no Brasil, que atua nos 5 continentes, com viagens próprias e apropriadas para brasileiros,  será um ponto exclusivo no Congresso FESTURIS cujo tema central neste 2017 será: “Conectando o Mundo: O Futuro Sustentável da Indústria Turística”.

Além da feira, diversas palestras trazem novidades no Festuris.

O Congresso FESTURIS trará – nos dias 10 e 11 de novembro, sempre pela manhã, no Palácio dos Festivais – muitos temas de importância, dentro do eixo temático: Inovação, Mercado, Qualificação e Tecnologia, que terá como apresentadora a jornalista Rosa Helena Volk. Participam a LATAM Airlines Brasil, a ABAV/RS, com seu presidente João Machado; o ministro do turismo do Brasil, Marx Beltrão, que fará abordagem sobre os 12 milhões de visitantes internacionais e 6 milhões de emprego no setor. Um painel intitulado “Para Onde Vamos?”, terá a participação do secretário de turismo do RS, Victor Hugo. Na sequencia, o experiente Leonel Pavan, personalidade que já demonstrou interesse fez – e faz – muito pelo turismo, tanto que transformou Santa Catarina num centro de “desejos” de turistas de todas as regiões. Em sua atuação como prefeito de Balneário Camboriú, e depois como vice e também governador de Santa Catarina e mesmo na condição de deputado estadual e federal, suas atenções nunca descuidaram do turismo. Ele vai discorrer sobre “O Sul é Meu Destino: A integração da Região Sul como Produto Turístico Único. Atualmente Pavan é secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC.

Profissionais, especialistas em vendas e marketing e professores  do setor terão painéis específicos para mostrar novas ferramentos e discutir com o público. Entre os palestrantes estão Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa); o empresário Carlos Vazquez, vice-presidente da Esferatur Consolidação e presidente da Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens,  Air Tkt, no biênio 2017-2019; o especialista em marketing e vendas, Guilherme Bortoli e o CEO da Orgânica Digital, Guilherme Bortoli. A Universidade de Caxias do Sul e Feevale terão participação especial com trabalho dos alunos orientado pelos professores.

A Feira de Turismo

A Feira de turismo une povos e tradições

A Feira de turismo une povos e tradições

O FESTURIS 2017 ocorre de 09 a 12 de novembro, em Gramado na Serra Gaúcha, e a Feira de Negócios vai ocupar 22 mil metros quadrados, no Serra Park. No lançamento, realizado em Porto Alegre, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, os organizadores destacaram a presença de alguns países que ainda não haviam participado. Entre esses, figuram a Etiópia, Polônia e Vietnã, que confirmam participação pela primeira vez como expositores no evento em “uma clara demonstração de que apostam no FESTURIS 2017 e no Sul do Brasil como ponto de partida para suas campanhas, visando a captação de turistas brasileiros”, enfatizou Eduardo Zorzanello, um dos diretores do evento. Outro destino que retorna é a Itália. Juntam-se a eles: México, Peru, Texas, Las Vegas, Seychelles, Visit Califórnia, Tahiti, Monaco, Argentina, Uruguai, Los Cabos, República Dominicana, Santa Mônica, Cuba, Santiago de Compostela, Marrocos, Emirados Árabes, África do Sul, Indonésia, entre outros já tradicionais participantes, além de todos os estados do Brasil. Porto Alegre estará presente. Pelo menos duas mil marcas e destinos de todo o planeta que apostam suas fichas na força do evento gaúcho estarão presentes no FESTURIS.

Autoridades presentes no lançamento do FESTURIS 2017

Lançamento FESTURIS 2017

“Estamos indo para a 29ª edição e como qualquer evento precisamos nos reinventar a cada ano, especialmente na atividade turística e em uma época de revolução na economia. Por isso precisamos estar antenados e fortalecidos. Estamos com muitas novidades e entusiasmados sentindo que a economia apresenta resultados e o FESTURIS 2017 está neste ritmo já com crescimento de 7% e expectativa de crescimento de 12%. A confirmação de destinos internacionais importantes que apostam no FESTURIS para se lançar no Brasil é a confirmação de que estamos no caminho certo”, analisa a CEO do evento, Marta Rossi.

Informações: Site do FESTURIS

Lançamento do FESTURIS 2017 neste site

Foto abertura divulgação do Festuris

Você pode gostar...

SSL Bravulink