Gramado reuniu muitos destinos turísticos no Festuris 2017

Eduardo Zorzanello, Marta e Marcus Rossi, os diretores do Festuris

Eduardo Zorzanello, Marta e Marcus Rossi, os diretores do Festuris

Companhias aéreas, operadoras nacionais e internacionais de turismo, prefeituras, secretarias de turismo, empresários do ramo de hotelaria, vinícola, de entretenimento e lazer, templos religiosos e até mesmo de gastronomia aproveitaram a FESTURIS/Gramado 2017 para estar na vitrine. O tradicional evento, realizado de 8 a 12 de novembro, contou com a participação de mais de dois mil marcas e 60 destinos internacionais na Feira Turismo no Serra Park. Agora, depois que mais essa edição considerada um sucesso, a organização do evento já pensa e trabalha pelo FESTURIS /30 ANOS. E, para aqueles que, como eu, viram o primeiro Festival de Turismo, podem se preparar para mudanças. As três araucárias, que durante 29 anos deram suporte à logomarca do evento, foram cortadas. Em seu lugar, uma espécie de eixo formado por quatro “efes”, complementado pelo nome FESTURIS, e  o nome Gramado abaixo. Os diretores do evento que vem tendo sucesso por 29 anos, com a mesma logomarca, afirmaram que a mudança “foi muito pensada e concebida visando o futuro”. Isso em nome da ida ao encontro das novas tecnologias, afirmou Marcus Rossi, um dos três diretores, filho de Marta Rossi, a jovem -agora avó- que com Sílvia Zorzanello, outra jovem sonhadora sem limites, criou o Festuris/Gramado em 1988.

O FESTURIS 2018, nos seus 30 anos, será de 08 a 11 de novembro e a expectativa é de que seja muito especial, pois equipes já trabalham para isso, garantiu Marta Rossi. Um novo site da empresa já com a nova logomarca está entrando em atividades, com ferramentas mais amigáveis, destacaram. Nesta edição de 2017, o crescimento maior foi verificado no Espaço Luxury, confirmado a teoria de sociólogos de que quanto maior a crise, mais “o luxo se destaca ou cresce”.

Nos demais espaços houve boa participação, com a visitação de ao menos nove mil profissionais do setor do Brasil e do exterior. “Já esperávamos esta movimentação em virtude da expectativa de dez por cento a mais no número de inscritos, e crescimento no número de expositores de diversos países do mundo”, destaca Eduardo Zorzanello, diretor da Feira de Negócios. Afinal, destinos nunca vistos – como Polônia, Texas e Vietnã estiveram presentes divulgando as suas atrações.

Segundo o levantamento realizado pela Universidade de Caxias do Sul, nos dias do evento, o FESTURIS teve um impacto econômico de R$ 280 milhões em negócios iniciados e que devem ser concretizados a partir os contatos feitos entre expositores e compradores em Gramado. Outro número importante apontado foi o impacto para a Região das Hortênsias: foram 18 milhões de reais injetados em quatro dias na economia local.

O Ministério de Turismo Brasileiro, por exemplo, construiu seu espaço em uma área de 550 metros, aglutinando todos os estados do Brasil. Verdade que, por conta disso, alguns estados que em edições anteriores estiveram com grandes espaços, enviaram equipes menores, bem de acordo com o tempo de crise. Se há uma crise em todos os setores, aqueles que mostraram a “cara” certamente terão mais chances. Com base nessa premissa, empresas, prefeituras e governos de alguns estados não abriram mão de estar no Festuris de Gramado, pois a experiência mostra que ali são realizados bons contatos, com rodadas de negociações, seguindo um modelo que privilegia esses encontros, nos espaços especializados. A própria Região das Hortênsias de esmerou.

Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula mostraram suas atrações que vão desde o turismo lúdico, gastronômico, de entretenimento e aventuras. Claro que os parques temáticos e de aventura deram brilho ao Festuris. São Chico divulgou até mesmo o turismo de observação de aves, através do centenário Hampel Veraneio Hotel, atual Paradouro Hampel, que vem desfrutando de visitações de observadores de algumas partes do Brasil e do mundo. Aliás, nesses termos Santa Catarina está na frente, pois no site oficial do governo constam os municípios e pontos adequados para observação de aves.

Canela “vendeu” seus muitos parques naturais e temáticos, além da sua temporada de verão e, claro, o Natal “Siga a Sua Estrela”. A Vinícola Jolimont, com seus 69 anos de funcionamento, fez degustações do primeiro vinho colonial e, nos dias de hoje, de primeira linha. No espaço gastronômico as degustações foram concorridas, pois além de marcas tradicionais, novas vinícolas como a Dumanis – cujos vinhedos e produção ficam em Dom Pedrito e Coriporã,  entraram firme na disputa pela preferência. Afinal, a primeira loja da jovem vinícola, com apenas seis anos, fica em Gramado. Aliás, a cidade que sedia o maior evento de turismo de negócios do Brasil não ficou por menos: Difundiu o Natal Luz – que irá até 15 de janeiro; a Festa da Colônia que começa em abril; seu turismo religioso com a Matriz São Pedro e seus apóstolos e o Mini Mundo que foi quase todo recriado num espaço exclusivo

A hotelaria do Rio Grande do Sul se fez representar através de novos e empreendimentos já consolidados. Foi o caso do grupo Ritter Hotéis, presente todos os anos. Nesta edição, o hoteleiro Ricardo Ritter, apresentou a filha Fernanda, a terceira geração que irá comandar o grupo. Após concluir sua formação na área, e estagiar em outros hotéis, ela assumiu a gerencia de vendas do grupo. “O Festuris é uma vitrine a qual precisamos estar presentes. A Fernanda já estava familiarizada, mas agora veio pra valer” afirmou Ricardo que esteve acompanhando também pelo sócio José Reinaldo Ritter. O apoio do Grupo Ritter Hotéis, que integra a Rede Versare de hotéis no RS, tem sido uma tradição. “Meu pai Renato Ritter sempre esteve presente, deu apoio e quando estive frente à Convention Bureau me esforcei muito para que os visitantes de fora pudessem conhecer mais o Estado a partir da vinda ao festuris. Daqui saíram muitos outros roteiros que ajudamos a construir”, afirmou o empresário.

Hoteleiros de Torres, aliados  à prefeitura, aproveitaram o Festuris 2017 para anunciar a temporada de verão e divulgar o 30º Festival Internacional de Balonismo, em Torres, entre 27 de abril a 1º de maio de 2018. Ivone Ferraz, hoteleira com atuação em Torres e Porto Alegre, esteve ativa à frente do estande. Na foto com colegas de atividades.

Encantos hotéis mostrou sua história em alto estilo

Encantos hotéis mostrou sua história em alto estilo

A Encantos Hotéis, que iniciou suas operações em novembro de 2002, na cidade de Gramado e desde então vem expandindo, esteve presente com um espaço exclusivo, no qual apresentou toda a história do grupo que tem 10 hotéis e que, recentemente, assumiu a unidade do Hotel Continental em Canela. O Grupo GJP com estande próprio mostrou parte do seu complexo hoteleiro que atende desde o luxo extremo (Saint Andrews) até o tradicional (Serrano e Prodigy Gramado) e outras unidades em diversas capitais do país.

 

Presente em todas as edições do Festuris, o Ministério de Turismo do Uruguai manteve agentes e hoteleiros de todas as suas regiões em ação, mostrando o produto que é diferenciado. “O turista que visita o Uruguai tem desconto de impostos no retorno, basta apresentar as notas”, destacou Marta Aldunate, diretora de Turismo do Consulado e presente ao evento para levar mais visitantes ao seu país na temporada de verão. Argentina e Peru também se fizeram presentes.

Do Brasil, o Ceará se destacou com muita divulgação, ao lado de Santa Catarina que se fez presente no pavilhão do Mintur e em ala própria. Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Norte, também tiveram destaque. A ausência do grande pavilhão do Rio de Janeiro, o carro chefe de entrada de turistas no Brasil, foi sentida. As termais de Tubarão, da Guarda e Santo Amaro da Imperatriz se destacaram com produtos para final de ano e feriados e veraneio. Florianópolis e cidades do Vale Europeu, bem como a serra e vinhos catarinenses, estiveram representados. Se o forte da região da serra é o frio, os catarinenses das cidades serranas – Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim – apresentaram o turismo de aventura e de observação de aves para a qualquer temporada, nesse caso incluindo a Rede Plaza da Imperatriz. Do Rio Grande do Sul, as Missões, Vale do Rio Pardo, Paranhana e zona colonial italiana fizeram sucesso.

 

Como já é tradicional, a Brocker Turismo esteve presente e fez premiações durante o Festuris. A festa/solenidade de premiação do Troféu Infinito, cerimônia que a Brocker promove homenageando as operadoras e demais parceiros do turismo foi uma noite memorável.  A solenidade aconteceu no Centro de eventos do Hotel Ritta Höppner, conduzida pela diretora geral Adriane Brocker Boeira Guimarães. Ao lado das irmãs e com apresentação impecável do jornalista Thiago Costa, representantes de operadoras de todo o país receberam seus troféus.

O lançamento do livro “Berta- Os anos dourados da Varig”, de autoria do jornalismo Mário Albuquerque foi um “case” a parte. Na ala de autógrafo se criou um ambiente lembrando o Museu da Varig, uma estrutura que Mário ajudou a criar. O livro é – além da história da Varig, a empresa de aviação que inaugurou o transporte aéreo brasileiro e turismo para todo o mundo – um livro de história política e de vidas humanas.

Mario Albuquerque fala sobre "Berta" com editora do Blog

Mario Albuquerque fala sobre “Berta” com editora do Blog

Você pode gostar...

SSL Bravulink