Fórum Gramado debate qual o futuro dos destinos turísticos

No lançamento do Fórum Gramado de Estudos Turístico, ocorrido no dia 27 de março de 2018, durante café da manhã no Palácio Piratini em Porto Alegre, RS, o presidente do presidente do Sindicato de Turismo da Serra (Sindtur Serra Gaúcha), Fernando Boscardin, provocou os participantes, dizendo que é hora de fazer uma reflexão. “É preciso que as cidades atendam bem aos turistas, mas também aos moradores que estão ali o ano inteiro. Gramado está no limite. A discussão é exatamente essa: somos um case de sucesso nacional e até mundial de turismo, mas precisamos parar para discutir o futuro. O que queremos daqui a 10 anos? Que estrutura queremos? Como sustentar tudo isso? Então, o fórum é justamente para ouvir, debater, dividir experiências. Temos que encontrar o caminho”, conclamou. O Fórum será realizado entre os dias 12 a 14 de abril próximo.

fórum gramado - ivo sartori

Fernando Boscardin, jornalista Miron Neto, vereadores Barbacovi e Manu, governador Sartori e secretário Victor Hugo.

Como Gramado figura como a cidade brasileira que recebe seis milhões de turistas por ano, mantendo a hotelaria e rede de atendimento, restaurantes e demais serviços, com a marca de “alta ocupação”, praticamente todo o ano, é indispensável projetar o futuro, destacou o vereador Luia Barbacovi, que fez a apresentação oficial do Fórum aos convidados, liderando uma comitiva que incluiu a presidente da Câmara Municipal de Gramado, Manu Caliari e a equipe do Café Colonial Bela Vista, responsável por uma mostra do que é um legítimo café colonial.

fórum Gramado

A proposta do Fórum, que contará com suporte acadêmico da Faculdade de Turismo de Caxias do Sul, é debater produtos turísticos, sejam os chamados naturais ou criados, propor mudanças e ajustes e, sobretudo discutindo o turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável. Palestrantes de renome nacional e internacional estarão debatendo com participantes.

Fórum Gramado

O anfitrião, no Galpão Crioulo Glaucus Saraiva do Palácio Piratini, governador José Ivo Sartori, destacou a importância do turismo para a cultura e a economia da Serra e do estado e elogiou a iniciativa. “Esse fórum representa uma oportunidade única para aproximar, debater, construir e ampliar as perspectivas sobre a indústria turística. E mais: oferecendo conhecimento acadêmico e prático aos participantes. Eu sempre digo que precisamos integrar esforços para desenvolver nossos patrimônios turísticos de maneira eficiente e sustentável. Vivemos um momento de passagem no Rio Grande. Mas, apesar das dificuldades, o setor turístico é um ambiente promissor que deve ser sempre apoiado e estimulado”, destacou.

O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, elogiou a iniciativa da realização do Fórum, destacando o fato de uma comunidade discutir o tema quando tudo está indo bem.  “Gramado é uma referência no turismo, mas se deu conta de que precisa pensar na sustentabilidade e no futuro, num momento em que está bem”, disse. Victor Hugo é um dos palestrantes e vai levar aos participantes o pré-projeto de lei que deverá criar um fundo de turismo no RS.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Gramado. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do evento, onde também está a programação completa.

Fórum Gramado

Você pode gostar...

SSL Bravulink