Caponga é um dos paraísos do Ceará o ano inteiro

Caponga, Ceará

Rio Malcozinhado

Caponga Ceará

Praia de Águas Belas

Cascavel é o nome de um município da Costa do Sol Nascente do Ceará que conta com praias famosas como da Caponga e outras como Águas Belas e Balbino, cujas águas são muito aprazíveis. A geografia criou várias piscinas naturais nessa costa, permitindo que o banho refrescante seja seguro. Distante apenas 70 quilômetros de Fortaleza, por rotas terrestres asfaltadas como a rodovia Fortaleza/Aracati via BR-116 ou CE-040, Cascavel recebeu esse nome certamente porque ali haviam muitas cobras dessa espécie. Duas versões sobre a designação falam da existência de cascavéis. A mais fantástica é de que a cidade, datada do século XVIII foi construída sobre o ninho de uma cascavel gigante. Para impedir que ela destruísse a cidade foi necessário colocar uma pedra sobre uma das torres da igreja de Nossa Senhora do Ó, mantendo a cobra em sua toca. A outra versão é mais provável, pois relata a saga de viajantes que faziam negócios entre Mossoró (RN) Aracati e Fortaleza e descansavam ali à sombra de tamarindos encontrando ninhos dessas cobras venenosas.

Se ali existiu ou existem cobras (cuidado!!),  é assunto para estudiosos da área, já que os visitantes na atualidade buscam as praias locais como Caponga ou Águas Belas para aproveitar o mar, suas belezas naturais e seu povo gentil. Não existem queixas de aparições desses répteis que ficaram no imaginário das narrativas.

Capongas, ceará

Mamede entre os bugueiros da praia

Entrada da Barraca

 

Delícias da Jangada, Caponga

Restaurante Delícias da Jangada

As barracas de Praia, entre essas a Barracas Delícias das Jangadas na Caponga, próxima à desembocadura do rio Malcozinhado (acredite esse é o nome) é um exemplo de como o viajante se sente em casa. Na chegada, bugueiros fazem uma espécie de saudação brindando a alegria, em coro dizem “Alegria, Alegria”, complementando com palavras e frases de boas vindas. O lema é criação do empresário Mamede Rebouças, proprietário das barracas e do hotel Jangadas da Caponga. “Descobri na prática que as pessoas se sentem mais a vontade se são recebidas com alegria e decidimos que esse é nosso lema. Queremos a descontração e conforto que oferece segurança ao visitante. Por isso investimos em cursos de qualificação para a equipe e para mim. Se vou ensinar ou exigir alguma coisa, preciso saber do que estou falando. Isso garante nosso sucesso”, aponta Mamede.

Frutos do mar compõe os principais pratos do restaurante.

Além da alegria que entra barraca adentro com quem chega, a infraestrutura completa está disponível para quem deseja passar o dia na praia. Banho de água doce após o banho de mar. Nada de ficar cheio de areia. Sanitários limpos, restaurante com cozinha de qualidade,

prevalecendo os frutos do mar e peixadas saborosas, a macaxeira e, claro, a batatinha frita porque a gurizada aprecia muito em todos os lugares. Na foto, os amigos jornalista Edgony Bezerra e esposo Snélius Fiúza, Mamede e a equipe do Blog, Jurema Josefa e Gilberto Sander Müller.

Caponga, artesanado em renda.

Artesanato pode ser adquirido no interior do restaurante.

Para completar uma tenda com rendeiras fazendo seu trabalho e comercializando ali, contando suas histórias de tramas que se misturam com outros tramas da infância. É um contexto de sustentabilidade. Mamede é da região, os bugueiros são da região, as rendeiras nasceram e cresceram e vivem ali. ” Todos nós queremos que esse lugar seja visitado,conhecido e amado. Por isso, nossa Barraca de praia tem espaço para esses parceiros”, diz Mamede.

Rio malcozinhado

Jangadas oferecem passeios aos turistas

Uma lojinha de conveniência dentro da Barraca Delícias das Jangadas, complementa o ambiente e oferece condições ao turista e famílias de passar ali o seu dia de praia. O custo benefício desta infra vale a pena, pois o turista pode deixar ali sua mesa, suas tralhas em armários alugados e percorrer a vizinhança. Passeios de buggy ou de jangada são quase obrigatórios. Os buggys atravessam de balsa pelo Malcozinhado, rumando para Águas Belas e as jangadas partem dali para o mar cearense.

Caponga

Apartamento tipo em Caponga

Jangadas da Caponga

Área de lazer dentro do Hotel Jangadas da Caponga

Piscinas oferecem relax aos hóspedes

Cascavel conta com boa infraestrutura de hotelaria. O Hotel Jangadas da Caponga – que visitamos a convite do proprietário – é magnífico, com sua área interna muito arborizada, prevalecendo muitos tipos de palmeiras, Pau Brasil, mangueiras e outras árvores frutíferas da região. Três piscinas contemplam adultos e crianças. As flores se espalham por todos os recantos, em belos jardins, fontes e capela. Conta com apartamentos e chalés, algumas unidades com hidromassagem, além de outras adaptadas para pessoas com necessidades especiais. O bom mesmo disso tudo é que na região não tem inverno. É sol, sombra, mar de águas mornas e piscinas de água fresca.

Cascavel

Você pode gostar...

SSL Bravulink