Santa Catarina quer melhorar qualidade na hotelaria

31º Encatho reuniu a hotelaria catarinense

A capital catarinense sediou, entre os dias 24 a 26 de julho 2018, o 31º Encontro da Hotelaria Catarinense – Encatho & Exprotel, reunindo profissionais do setor, autoridades, parceiros e palestrantes num evento que teve como finalidade principal discutir tendências e novidades que possam contribuir para a melhoria da hospedagem aos visitantes. Realizado no Centro de Eventos de Florianópolis, o CentroSul, o Encatho teve como tema central “Pessoas & Tecnologia na Hotelaria”.

 

“As pessoas é que fazem a diferença. Mais do que nunca devemos investir em tecnologia e preparar gestores com larga visão de futuro. Mais do que nunca precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e profissionais, pois somente assim estaremos preparados para enfrentar as mudanças que o mercado espera e que o hóspede deseja”, afirmou o presidente da ABIH de Santa Catarina, Osmar José Vailatti, na abertura do evento. O empresário destacou a qualidade da indústria hoteleira de Santa Catarina, porém destacou a importância da busca de excelência. Por esse motivo, uma série de seminários – e debates com autoridades e parceiros do setor – integraram os dois eventos.

Encatho - exprotel : Osmar José Vailatti

Osmar José Vailatti

O presidente da ABIH Nacional, o cearense Manoel Linhares, o Encatho é referência no setor. “A ABIH-SC sempre surpreende pela qualidade técnica e grandiosidade do evento. Tenho certeza que o trabalho que vem sendo desenvolvido em todos estes anos, tem reflexos em toda cadeia produtiva”, destacou.

Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares

Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, empresários e profissionais do meio. Entre as lideranças presentes, que também subiram ao palco estavam o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt; o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky; o Secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho; o presidente da FHORESC, Estanislau Brezolin; o conselheiro Estadual de Turismo e Ex-presidente da ABIH-SC, Edson Ziolkowski; a coordenadora regional do SEBRAE-SC, Soraya Toneli; o presidente do Conselho Consultivo da ABIH-SC, Samuel Koch; o presidente da ABAV-SC e secretário adjunto de turismo de Florianópolis, Eduardo Loch e o representante dos expositores da Exprotel, o vice-presidente da Altenburg, Ilton Tarnovski.

Valdir Walendowsky, Presidente da Santur

Valdir Walendowsky, Presidente da Santur

Estanislau Brezolin

Estanislau Brezolin

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Edson Ziolkowski, Hotel Renar de Fraiburgo

Edson Ziolkowski, Hotel Renar de Fraiburgo

Homenagens

A ABIH- SC fez homenagens na noite de abertura, destacando uma personalidade feminina e outra masculina. Margot Rosenbrock, hoteleira da região da Costa Verde Mar recebeu de Leninha o troféu que leva o seu nome “Troféu Maria Helena Petry Macowieck”. Já Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, o outro homenageado da noite, recebeu, na quinta-feira, dia 27, o Troféu João Eduardo Amaral Moritz na abertura do 3° Seminário de Secretários de Turismo de Santa Catarina.

Margot Rosenbrock recebe a homenagem

Margot Rosenbrock recebe a homenagem

 

Soraya Tonelli SEBRAE SC

Soraya Tonelli SEBRAE SC

Encatho - exprotel

Exprotel

Além da tradicional homenagem às personalidades, Ilton Tarnovski, vice-presidente da Altenburg Têxtil recebeu a homenagem como fornecedor destaque por participar a diversos anos da Exprotel, e em inúmeras atividades da ABIH-SC. A Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria – contou com expositores de setores variados. Desde artigos de móveis e decoração, cama, mesa e banho, kits de higiene e de limpeza, serviços de segurança, contabilidade e outros, também foram expor as mudanças do setor. Até uma mostra de cervejas artesanais, do Roteiro Caminho Cervejeiro, se fez presente, oferecendo o coquetel de abertura, com quitutes do setor gastronômico.

Toalhas e outros acessórios foram expostos

ABRAJET Região Sul

Dentro da programação, um dos eventos paralelos foi o encontro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET dos estados do Sul. Com a coordenação do presidente da ABRAJET-SC, Evandro Novak, os profissionais associados participaram, sendo inclusive aceitos e apresentados novos sócios de Lages e Penha. Os presidentes das Abrajets do Paraná Jean Luiz Sampaio Féder e do Rio Grande do Sul José Carlos Melo D´Avila, e os associados presentes, lançaram a candidatura do presidente da Abrajet /SC para disputar a presidência Nacional da entidade em congresso que está marcado para 2018.

Encatho-exprotel -Abrajet recebeu novos associados.

Abrajet-SC reuniu também as seccionais do RS e PR.

 

Além dos jornalistas abrajetianos, a ABIH-SC, recebeu diversos profissionais de imprensa dos estados do Sul e de outros estados, como de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de jornalistas internacionais dos países Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador. Todos os profissionais foram hospedados como convidados na rede hoteleira associada à ABIH-SC, bem como, nos hotéis participantes do Núcleo de Hotéis do Centro de Florianópolis. Nosso Blog ficou hospedado no Mercure Centro.

Encatho - exprotel: Jornalistas presentes ao evento

Jornalistas presentes ao evento

Fachada do Mercure Centro

Fachada do Mercure Centro

Restaurante do Mercure Centro, na cobertura do Hotel

Restaurante do Mercure Centro, na cobertura do Hotel

piscina hotel mercure centro

Piscina com vista para o continente e pontes

Veja também:  ABIH-SC

SSL Bravulink