Ministro do Turismo diz que Brasil é o 1º em atrativo turístico.

O maior potencial e uma das menores prioridades de investimentos

O ministro de Turismo, Vinícius Lummertz, estimulou autoridades municipais e empresários do setor de turismo a buscar investidores para concretizar projetos e alavancar o setor.  “Se nós temos o maior potencial turístico do mundo, isso afirmado por todas as instituições internacionais, nós temos os piores investimentos do mundo. Se tirarmos os investimentos dos aeroportos, nós cairíamos ainda mais. Temos que lutar para ter este direito de desenvolver o turismo”, afirmou, durante o 3º Seminário de Secretários Municipais e Trade Turístico, no 31º Encatho, em Florianópolis/SC.

Ministro Vinícius Lummertz em sua manifestação

Ministro Vinícius Lummertz em sua manifestação

O ministro defendeu a melhoria do ambiente de negócios no país para ampliar a atração de investimentos e desenvolver a indústria brasileira de Viagens e Turismo de maneira sustentável. “Temos a maior diferença entre o nosso potencial turístico e o realizado. Um exemplo disso é que somos o 1º país em atrativos naturais, mas o 126º no quesito priorização do governo para o turismo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Precisamos reverter esse cenário”, avaliou. Lummertz afirmou que o uso de novas tecnologias no turismo podem potencializar a atividade. “Tudo mudou e temos que mudar a percepção. As tecnologias na indústria tiram emprego, mas no turismo elas geram. O visto eletrônico aumentou 30% o número de americanos no Brasil. O reconhecimento facial nos aeroportos vai dar mais segurança. Toda logística possibilitada pelas novas tecnologias aumenta emprego”, disse Lummertz no Seminário que teve como tema central “Pesquisa, Inovação e Promoção no Ambiente de Negócios”. Ele também apresentou aos participantes o Prodetur + Turismo, linha de crédito do BNDES que disponibiliza R$ 5 bilhões para gestores públicos e empresários interessados em investir no setor.

Autoridades presentes na abertura do Encatho.

O setor está otimista e precisa investir

Enfatizou que a hotelaria está entre as principais atividades econômicas impactadas pelo turismo. É responsável por 350 mil empregos formais e 1,5 milhão de postos de trabalho indiretos no país. Pesquisa recente do Ministério do Turismo com 664 empreendimentos de todos os portes apontou que 64,2% dos entrevistados manifestaram a possibilidade de realizarem investimentos nos próximos meses. “Isso mostra que há otimismo. Mas precisamos arranjar negócios se o governo não tem recursos. Os prefeitos precisam sair buscando parcerias, buscando investidores, negócios. É um papel que lhes cabe. Este é o meu recado” provocou.

Feira Exprotel teve bom movimento

O secretário de turismo, cultura e esporte de Santa Catarina, Tufi Michreff Neto, foi quem fez a abertura do Seminário, falando que o evento é importantíssimo para indústria hoteleira de SC, que é referência no sul do Brasil. Participaram dos debates, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, o Secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho e o anfitrião da 31ª edição do Encatho, o Diretor-presidente da ABIH SC, Osmar José Vailatti.

 

osmar vailatti - encatho

Osmar José Vailatti

Você pode gostar...

SSL Bravulink