Feira de Negócios do Festuris superou expectativas

A Feira de Negócios trouxe importantes participantes

Na Feira de Negócios da 30ª edição do Festuris/Gramado (de 08 a 10 de novembro), mais de 200 ações paralelas ocorreram. Estandes em que cada expositor, país ou estante temático fez promoções eu variaram de breves intervenções, até degustações em especial naqueles estandes em que a gastronomia era um dos carros chefes.

 

 

Os visitantes – todos voltados à área – tiveram a oportunidade de ver de perto 2.500 marcas e destinos em exposição, distribuídos em 25 mil metros de área construída. Compradores e vendedores tiveram que ser ágeis para saber os melhores destinos para ofertar aos seus clientes, pois o mundo estava presente.

 

Casamento na Feira foi uma das inovações.

Quinze 15 mil profissionais de Turismo passaram pela Feira de Negócios, dias nove e dez de novembro, onde até mesmo um casamento foi realizado. É que a partir da edição 31ª, quem desejar se casar – naquele estilo Las Vegas – contará com um espaço, juiz civil e um líder religioso para isso.

Um casal de Belém do Pará oficializou uma união de muitos anos no lançamento do “espaço Wedding 2019”. Afinal, na feira de turismo estão presentes hotéis com boas programações para todos os momentos, espaço religioso, de gastronomia, luxo, LGBT, turismo rural de aventura, de preservação, como os parques nacionais. Enfim, de tudo um pouco.

Meeting Festuris teve palestras internacionais.

As palestras deste ano ocorreram no Hotel Master Gramado, que sediou o Meeting FESTURIS , todas as manhãs, com a discussão sobre temas considerados fundamentais para o desenvolvimento do turismo .  O ministro de Turismo, Vinícius Lemmertz, que participou da abertura do Festuris, em noite festiva no Palácio dos Festivais, prestigiou ao abertura do Meeting, na sexta-feira pela manhã. Renovou seus votos de que o turismo é fundamental para o desenvolvimento do País, reforçando sua crença de que o Ministério do Turismo seja mantido – já que em janeiro próximo assume o presidente eleito – ou de que o setor seja reconhecido como mola propulsora da economia do Brasil. Entre as abordagens  no Meeting Festuris,  figurou os impactos no setor pela economia criativa e o turismo de entretenimento. Mais de 250 agentes de viagens prestigiaram o evento.

 

No primeiro painel da manhã de sábado, 10, Rogério Siqueira, CEO do Beto Carrero World abordou o tema, a partir da experiência do parque temático, tendo como mediador o professor da Universidade de Caxias do Sul, Michel Bregolin.  Rogério enfatizou as parcerias do Beto Carreiro com atrações e produtos e serviços do entorno. Já Renato Gonçalves, da Universal Orlando, destacou durante o painel a importância de rentabilidade na venda do produto. “Hoje o cliente sabe tudo da Universal e para isso temos que estar atualizados e capacitados para fidelizar esse turista e convencer a ele a adquirir o produto”.

Sustentabilidade é um tema de destaque

A preocupação com a sustentabilidade é uma marca do Festuris. Entre as muitas atividades do Festuris – que incluiu homenagens aos amigos do Festuris, e do Turismo, além do lançamento de livros – duas mudas de araucárias foram plantadas: uma pelo projeto Gralha Azul, nos jardins do hotel Master Gramado, pelo jornalista e escritor carioca Hélio Lima Duarte, integrante da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo. Ele idealizou esse projeto, nos primeiros anos do Festuris,  e se emocionou na solenidade. “Foi realmente um projeto de muito sucesso e muito bonito. Eu agradeço ao FESTURIS e principalmente a Marta, que 30 anos depois ainda lembraram do Gralha Azul e resgataram essa ideia. Obrigado pela lembrança, já estou muito idoso, com 93 anos, é uma homenagem que vou levar para o céu”, destacou Hélio.

A outra muda foi plantada nos jardins do Serra Park, dentro do projeto Árvore da Integração, criada pelo jornalista Wilson Sierra, uruguaio que vive em Porto Alegre, também membro da Confraria, conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa e dirigente da associação de periodistas latino-americanos. Quem plantou a árvore foi a empresária Gisele Abrahão, da Global Vision Access (GVA),que teve ajuda do esposo e de um casal de filhos pequenos. Gisele recebeu o Troféu Integração.

Eventos regionais tiveram seu lançamento durante o Festival

Diversas entidades, empresas e associações aproveitaram o Festuris 30 anos para fazer lançamentos. Entre esses o da Festa Nacional da Uva de 2019 – de 22 de fevereiro a 10 de março; também os Caminhos de Caravággio, lançado pelas das prefeituras de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Farroupilha e Caxias do Sul; o II Fórum de Estudos e Destinos Turísticos de Gramado – que será realizado em maio de 2019;

O Summit Gramado – evento de tecnologia – em sua segunda edição, de 31 de julho e 02 de agosto de 2019, sob a direção do empresário Marcus Rossi, que está focado nessa área; o XXIX Congressso Brasileiro de Turismo e I Congresso Brasileiro e Turismólogos e Profissionais de Turismo, em Fortaleza-CE, de 3 a 5 de outubro de 2019. Nova Petrópolis divulgou seus atrativos com a tradicional bandinha e muito chopp e cuca com linguiça e chamou para a Chocofest 2019. As soberanas da Festa  Nacional do Doce de Pelotas levaram sua mensagem e também as “guloseimas” para dar uma prova; a empresa Planalto de Transporte, apresentou o ônibus leito, já em atividade com linha para Alegrete e Uruguaiana.

O conforto é tanto que travesseiros e lençóis levam a grife de Ritter Hotéis, da Rede Versare. Fora da área do Serra Park, mas pegando “carona” na realização do Festuris 30 anos, ocorreu o lançamento do Olivas de Gramado, um empreendimento voltado ao turismo rural, gastronomia, e que visa apresentar aos visitantes a região de Linha Nova, onde Gramado nasceu.

 

Conjotur – Confraria dos Jornalistas de Turismo marcou presença no Festuris

A Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo, coordenada pelos jornalistas José Carlos Araújo (Ceará) e Carlos Casaes (Bahia) prestou homenagem pelos 30 anos do Festuris.

Casaes, que por 40 anos promoveu o Catavento de Prata, através do jornal Gazeta de Turismo, troféu destinado aos melhores do setor, entregue sempre no Dia Mundial de Turismo, em 27 de setembro, em Salvador, propôs à Confraria a entrega de um Catavento pelos 30 anos do Festuris, o que foi aceito.

 

 

A homenagem ocorreu na entrevista coletiva de encerramento do Festuris, no Serra Park de Gramado.

Encerramento da coletiva de imprensa da 30ª edição do Festuris

Você pode gostar...

SSL Bravulink