Restaurante Giordani – Gastronomia Cultural em Bento Gonçalves

Casarão abriga Restaurante Giordani

Entrada do Restaurante Giordani

Entrada com floreiras e parreiras

No lote 27 da antiga Colônia Dona Isabel, na atual Via Trento, 3671, no Vale dos Vinhedos, os antepassados de Marco Giordani se estabeleceram quando chegaram às “terras prometidos” em 1895. Ali construíram sua moradia que foi passando de pai para filho. Nos dias atuais, num antigo casarão de madeira entre vales, parreirais e flores, funciona o Restaurante Giordani- Gastronomia Cultural, na zona rural de Bento Gonçalves.

Os pioneiros de uma família Giordani

Foto dos bisavós do proprietário é mais uma das que contam a história da família

A reconstrução da antiga casa começou em 2005 e para tanto foi necessário desmanchar 10 pipas de vinho de grande porte, de vinícolas antigas da região. Isso só para o revestimento interno.

Pratos que são oferecidos no local

Ambiente interno do restaurante Giordani

Ambiente interno do restaurante Giordani

Da mesma forma que a casa teve seu estilo mantido, a cozinha trabalha nesse sentido, uma mistura de pratos tradicionais do velho mundo, outros criados pela necessidade logo após a chegada, e pratos incluídos a partir dos costumes locais. Mas o que não pode faltar à mesa, são as massas, todas feitas em casa, receitas de família e outras agregadas. São oito pratos – espaguete ao sugo, macarrão ao molho branco, espaguete ao alho e óleo, espaguete à carbonara, tortéis com molho de frango, talharim de espinafre com molho branco, macarrão ao molho de vinho e nhoque à bolonhesa.

No Restaurante Giordani, a refeição com vista para as parreiras

No Restaurante Giordani, a refeição com vista para as parreiras

Claro que isso tudo vem sendo servido acompanhado pelo galeto, filés, entrecot, picanha, costeleta de porco, picanha de ovelha. As saladas verde e de batata e o tradicional radice com bacon, tudo produção local, se misturam com os pratos de queijo, copas, salames e torradas e pão colonial. Bom, mas o começo é com um prato de sopa de capeleti, muito suco de uva e vinho da casa. As sobremesas complementam. Entre essas o sagu, com creme. Dos muito bons!

O proprietário do Restaurante Giordani

Marcos Giordani, na quinta geração dos nonos Lázaro e Rosa (chegados da Itália em 1895) mantem com sua família três hectares do lote 27 onde o Casarão está localizado. Ele conta sobre o esforço da família em manter tradições e valorizar novos sabores, porém sempre com sustentabilidade. “Praticamente tudo o que oferecemos no restaurante é produzido aqui ou na região. Nós temos horta onde produzimos nossos próprios temperos. Temos queijos, embutidos e parreirais para a produção dos nossos sucos e vinhos”, enfatiza. Por sinal, o vinho da casa, servido em jarra ou taça, é muito bom. O restaurante funciona todos os dias das 11h às 15h. Fica no Vale dos Vinhedos – Via Trento 3671.

Contato (54) 3453 6884 e Mande um email para o Restaurante Giordani

Você pode gostar...

SSL Bravulink