A magia dos parreirais e sabores do Vale dos Vinhedos

O que pode e deve ser visitado no Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos, com seus parreirais e vinícolas

Vale dos Vinhedos, com seus parreirais e vinícolas

Uma visita ao Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é pura magia. A região que engloba parte dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, tem 82 quilômetros quadrados e fica distante 130 quilômetros de Porto Alegre. Nessa região está o principal polo produtor de uvas, vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul. Assim descrito, não aparece a magia das canhadas e encostas cobertas por parreirais, araucárias, plátanos e outros arvoredos. Nesse trecho, os empreendimentos, em sua maioria, estão voltados ao turismo.

Espaço externo no Jardim Leopoldina

E esse turismo pode ser cultural, histórico, de lazer, aventura, gastronômico e divertimento puro, tendo como suporte – além da natureza exuberante – os hábitos das colônias italianas com suas vindimas, culinária, artesanato e cantorias – como os filós, uma atividade lúdica, cultural e artesanal. Ali nesse trecho se encontram restaurantes, hotéis, pousadas, empórios de venda de artesanato, queijarias, chocolates, embutidos, ateliê de artes, de antiguidade, casas centenárias, muitas em pedras, que resistiram aos tempos e claro: muitas cantinas de produção de sucos, vinhos e espumantes.

Belas vistas no Jardim Leopoldina

Um roteiro bem planejado permite ao visitante conhecer alguns atrativos, fazer compras e desfrutar de muitas atividades.  Além das vinícolas que oferecem degustação, auxiliando na aquisição do vinho que melhor se adapta ao gosto do comprador, várias outras empresas também já trabalham em igual sistema, usando o paladar como chamarisco para a venda.

Doces também fazem parte do roteiro

Trufas Devorata no Vale dos Vinhedos

Trufas Devorata

Na Devorata Trufas Artesanais, especializada na produção de recheios trufados, há mais de 30 anos, a linha de produção é em pequena escala, para que o produto sempre esteja fresco. Além das trufas, ali pode-se experimentar um delicioso sorvete com trufa e chocolate quente. Fica na RS 444, Km 16 da Estrada do Vinho.

Na mesma rota fica a La Vigna Especialidades Regionais, onde os produtos comercializado são, na maioria, oriundos de pequenos produtores da região. Salames, queijos de vários tipos, vinhos, espumantes num ambiente muito agradável. Fica no Km 16. O Moinho Graciema, no Km 17,68, atua com cervejas e geleias artesanais. As cervejas são produzidas em outra localidade e comercializadas ali no Graciema, ao lado de sucos e geleias a base de frutas e ingredientes especiais.

 

Moinho Graciema no Vale dos Vinhedos

Entrada do Moinho Graciema

Espaço para festas e reuniões

Jardim Leopoldina no Vale dos Vinhedos

Vista desde o salão do Jardim Leopoldina

O Jardim Leopoldina também tem cervejas e espaço para festas e casamentos ao ar livre. Construído ao lado de uma casa também centenária, está situado no coração do Vale dos Vinhedos e foi criado a partir do restauro dessa belíssima casa em estilo típico da imigração italiana. Seus jardins com mata e recantos exclusivos, dotados com gazebos, dá o toque ideal para um descanso ou festa. O local abriga a Cafeteria, onde são servidos cafés e lanches do Vale, além do Centro de Compras, que reúne marcas de produtos renomadas da região. Na Via Trento, 2915.

Jardim Leopoldina no Vale dos Vinhedos

Sorvetes especiais no Jardim Leopoldina

Falar nas vinícolas e cantinas para degustação exigiria uma capítulo exclusivo, pois essas são o carro-chefe: uma olhada no Vale dos Vinhedos tem uma lista ampla de vinícolas, outras atrações, locais para hospedagem.

Restaurante Giordani

Maria Fumaça

A equipe do blog realizou roteiro a Bento Gonçalves à convite de Pauta Conexão & Conteúdo e Miltinho Talaveira.

Você pode gostar...

SSL Bravulink