Fórum Gramado de Estudos Turísticos investe na sustentabilidade

Discutir as novas tendências do turismo global, as experiências que resultam em atração, a era digital para o setor e os desafios na gestão do turismo serão alguns dos debates do II Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que será realizado de 09 a 11 de maio de 2019 na Expogramado. O tema central será “O turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país” e, de acordo com uma das organizadoras, a empresária Marta Rossi, da empresa Rossi & Zorzanello, “a programação já tem assegurado temas como segurança pública, observatórios, parques temáticos, marcos regulatórios, entre outros tão fundamentais para o crescimento sustentável do turismo”.

Luia Barbacovi, um dos que mais batalhou para a realização e sucesso do I Fórum, em 2018, destaca que painelistas internacionais da Itália, México, Estados Unidos e Chile já confirmaram presença. Está confirmada a participação de 20 palestrantes.


Evento destinado a players do turismo, dirigentes de destinos turísticos, legisladores, pesquisadores e academia com o intuito de estabelecer uma discussão impactante que envolva a indústria turística, debatendo desde diretrizes até disruptura e desburocratização, o Fórum já nasceu com a missão de trazer cases de sucesso. No ano de 2018, por exemplo, o prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca, destacou sobre a importância de valorização da “atração da própria aldeia” seus habitantes, costumes, festejos e gastronomia, como forma de atração sustentável.

Na mesma edição de 2018, o ora empresário, ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci discorreu sobre os projetos-que desenvolveu nas gestões em que esteve à frente da prefeitura – e que culminaram com a consolidação da cidade como um dos destinos mais procurados. Na sua palestra, destacou que o fato de várias administrações apostarem na área, garantiu e garante a visibilidade positiva do “Destino Gramado”. Ele próprio, ainda em 2018, inaugurou mais uma atração, o Parque Olivas, um empreendimento turístico inspirado na olivicultura em uma região ainda incipiente na produção de oliveiras no Estado.

(https://juremajosefa.com.br/blog/2018/11/17/olivas-gramado/

Os palestrantes do Fórum Gramado de Estudos Turísticos irão discutir sobre temas mais relevantes do turismo, economia e legislação, no Brasil e no mundo. Já estão confirmados: Silvonei José, doutor em Comunicação e porta-voz do Papa no Brasil; Alain Baldacci, presidente do SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas; Ivane Fávero, presidente da AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo; Regina Vanderlinde, primeira brasileira presidente da Organização Nacional da Vinha e do Vinho (OIV); Marcus Rossi, CEO da Summit Hub; Edson Néspolo, presidente da Gramadotur e Jefferson Leonardo, Consultor, Facilitador e Conferencista. Uma realização do Sind Tur- Serra Gaúcha e Rossi & Zorzanello e Eventos, com apoio de outras 16 instituições públicas e privadas.

Na edição de 2018, a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, liderada pelos coordenadores nacionais José Carlos Araújo (CE) e Carlos Casaes (BA), participou do evento, realizando o 3º Encontro Nacional da entidade, na vizinha Canela, no Espaço 273, a convite da jornalista Lu Zanatta, da empresa Estratégia Comunicação e Marketing. Estiveram presentes, além dos coordenadores, os associados Antônio Jose Oliveira (Ceará); Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros (Alagoas); Sérgio Moreira (Minas Gerais); Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Luiz Felipe Moura (Pernambuco), Neneca Campos e Jurema Josefa do RS. A Jornalista Edgony Bezerra (CE), participou como convidada da Conjotur. Mais informações sobre credenciamento através do site e www.forumgramado.com.br

Você pode gostar...

SSL Bravulink