Hotelaria Catarinense busca inovações e promove turismo

Presidente da ABIH/SC

Dia 13 deste mês de agosto de 2019 começo em Florianópolis (SC), a 32ª edição do Encatho & Exprotel, promovida pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Santa Catarina (ABIH/SC), tendo como tema central “Soluções e Inovações na Hotelaria”. Além de contar com 27 palestras para os mais diversos setores da cadeia do turismo e reuniões do trade para discutir, em conjunto, os caminhos a serem tomados para melhorar os produtos e serviços focados no turismo de Santa Catarina e do país, o evento – que será realizado no CentroSul eventos e  encerra no dia 15 – terá a participação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina, com a presença do trade e autoridades do setor turístico apresentando seus atrativos.

            Participam as regiões Grande Oeste, Caminhos da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Conserra, Contestado, Encantos do Sul, Vale Europeu, Costa Esmeralda e Grande Florianópolis. Dentro da programação oficial, ocorre o 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – Grande Florianópolis, promovido pela IGRTur – GF – Instância de Governança Turística da Grande Florianópolis em parceria com os agentes de viagens, mostrando produtos e serviços de toda cadeia produtiva do turismo da Grande Florianópolis. O Seminário visa aproximar a oferta turística da região ao agenciamento de viagens em todas as suas etapas, desde a construção de pacotes junto aos fornecedores até a comercialização para o cliente final.

Bruxas fazem parte do imaginário e atraem turistas em Florianópolis

            Osmar José Vailatti, Diretor-presidente da ABIH-SC, afirma que “O Encatho é uma referência nacional no setor, mas também tem uma preocupação com o processo de regionalização turística para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva. As atividades envolvem participantes do Estado, lá onde o turismo acontece, na ponta. E especialistas de diversos Estados contando com um espaço exclusivo para debate entre o poder público da iniciativa privada. Para um desenvolvimento turístico pleno é necessária uma atuação conjunta”.

Alguns atrativos das regiões

Em Timbó, no Vale Europeu, o voo livre

Cada uma dessas regiões confirmadas para o evento, como Grande Oeste, Caminhos da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Conserra, Contestado, Encantos do Sul, Vale Europeu, Costa Esmeralda e Grande Florianópolis estarão apresentando seus produtos.  A do Contestado, cuja capital é Curitibanos, mistura a história da resistência na Guerra do Contestado (que definiu a divisa dos estados do Paraná e São Paulo e, ainda, marcou a luta dos caboclos contra o corte da mata, essencialmente de araucárias, para a construção da via férrea e para serrarias) que teve como um dos líderes João Maria de Agostinho, caboclo misto de herói e de santo curandeiro. As termais ganham destaque com Piratuba e a produção de maça é a marca registrada da bela Fraiburgo. Já Treze Tílias, é a representante perfeita da etnia germânica. Nesta região, ainda, está sediada uma das mais significativas colônias japonesas do sul do Brasil, em Frei Rogério.

A histórica São Francisco do Sul

A região do Caminho dos Príncipes, que tem como sede a cidade de Joinville, cidade dos Príncipes, das Flores, da Dança e, ainda, a Manchester Catarinense confirmou presença. O nome Caminho dos Príncipes deve-se ao fato da princesa Francisca de Bragança, irmã de Dom Pedro I ter recebido como herança  as terras da região, que seriam doadas como presente de casamento ao consorte Príncipe francês Francisco Fernando de Orléans, recebendo este o título de príncipe de Joinville. A cidade, como outras da região, entre essas a histórica São Francisco do Sul, com seu porto e praias magníficas, contam com excelente infraestrutura.

Piscinas de águas termais em Piratuba

            As atrações das regiões dos Encantos do Sul e Conserra  se mesclam, pois de um lado está o mar e do outro a montanha e suas fabulosas florestas e escarpas.

Anita Garibaldi, a heroina de dois mundos, em Laguna

Cidades como Laguna – com sua história exclusiva; Garopaba e Imbituba- onde as baleias jubartes  estão  chegando – estarão representadas, da mesma forma que as serranas Lages (capital do turismo rural), Urubici, Bom Jardim e Urupema.

Florianópolis tem muitas atrações e o mar está no comando

A região da Grande Florianópolis engloba além da ilha, vizinhas no Continente com atrações fabulosas, como as praias de Palhoça e, ainda, a montanha, com Santo Amaro da Imperatriz e as termais e as muitas áreas de preservação da Serra do Tabuleiro.

Em Caldas da Imperatriz, o grupo Plaza tem seu hotel com termas e muita natureza

A Costa Esmeralda tem mais de 50 praias, entre essas a internacional Camboriú, a mágica Porto Belo e Penha, onde fica o maior parque temático do Sul dos Brasil, o Beto Carrero World.

Já o Vale Europeu, tem em Blumenau a sua capital, cidade que realiza a maior Oktoberfest  no Brasil. Junto com Brusque, se destaca ainda pela produção e comércio de artigos do vestuário, cama, mesa e banho, além de cristais e porcelana. O turismo de aventura é tradição em várias cidades, inclusive Timbó, onde competições de voo livre atraem tturistas de muitas regiões ao Morro Azul.

EXPROTEL com muitas novidades

             A Feira de Produtos e Serviços para Hotéis também é um ponto forte da programação do evento. A visitação é aberta ao público e pode ser feita das 13h às 20h, gratuitamente. Mais de 100 marcas em evidência tem presença confirmada. Conforme os organizadores, a Exprotel é o local ideal para quem comercializa produtos e serviços para a hotelaria, bem como, para pessoas que buscam inovações, tendências e lançamentos para todo o setor, envolvendo equipamentos, produtos, serviços e softwares, congregando soluções que vão desde a limpeza até a operacionalização dos sistemas de hospedagem.

            A feira contempla os segmentos de softwares de gestão; amenities; higiene; colchões; cama, mesa e banho; gestão e proteção de acervos; seguros; enxoval; solução em Wi-fi; lazer; arquitetura; móveis; pisos e tapetes; tecnologias de marketing hoteleiro; produtos de limpeza e lavanderia; fechaduras e cofres; solução para tratamento de efluentes líquidos e gasosos; locação de eletrônicos e muito mais.

A solenidade oficial de abertura do 32º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros será dia 13, às 18h30min18h30min. Na sequência, às 20h, será aberta a 30ª Exprotel. Entre os eventos especiais que ocorreram durante os eventos, figuram o 10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira e a Reunião ABIH Nacional. A programação completa pode ser a em conferida em: http://encatho.com.br/programacao/ 

Você pode gostar...

SSL Bravulink