Barra da Lagoa: Mar límpido, montanha e Projeto TAMAR são atrações.

A Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC), agrada pela beleza do mar com muitas bahias de mar calmo e praias de mar aberto próprias para o surf, tudo isso tendo como uma das molduras a mata atlântica, montanhas e dunas de restinga.

Praia da Barra é apreciada pelos surfistas e tem até escolinha

Dotada de toda infraestutura necessária, com muitas pousadas, hotéis e restaurantes tanto à beira mar quanto no pequeno centrinho, tornam a vida do turista muito aprazível, pois ali encontram tudo o que precisam. Um comércio diversificado e com muitas lojinhas de artesanato, artigos de pesca e de surf, complementam as belezas e serviços da Barra da Lagoa.

            Nessa que é uma das 43 praias de Florianópolis, tem de tudo. Logo na chegada, o visitante se depara com o anúncio do centro do Projeto Tamar – um dos atrativos imperdíveis, pois ali além da educação ambiental os turistas e comunidade aprendem muito sobre as criaturas que povoam os mares e sobretudo a respeito das Tartarugas, alvo do projeto.

            Os faróis, postados um em cada lado dos molhes da Lagoa para o mar – integram os atrativos. É ponto de visitação turística e nesse ponto ouvem-se os muitos idiomas falados. Prevalece o Espanhol dos argentinos, mas alemães e franceses estão presentes, em qualquer época do ano.

Para desbravar o local é bom atravessar a ponte (que uma vez foi pênsil, daquelas que balançam) e seguir à esquerda para conhecer e curtir a  Prainha da Barra, recanto de grande beleza com pedras enormes e um mar bravio, porém sem risco, devido a geografia. O caminho para essa Prainha, de águas límpidas, como de todas as praias da Barra, é íngreme, porém calçado. Seguindo adiante, outras atrações, mais pedras que entram mar adentro  formando uma espécie de piscina natural ou espaço bom para mergulho. Os mais aventureiros e com força nas “canelas”, podem seguir à direita, assim que cruzar a ponte pensil, subir uma trilha que chega ao pico do morro, chamada de Boa Vista. Mas o calçamento só vai até uma altura, depois é trilha de chão e pedras batidas mesmo.

Prainha é exclusiva

UM DIA NO PROJETO TAMAR

            Uma visita no Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, é o tipo de passeio perfeito para qualquer dia, até mesmo naqueles dias nublados e frios, sem chances de banho de mar. O  centro está aberto todos os dias com sol, frio ou chuva. Criado em 2005 especialmente para minimizar os efeitos da pesca predatória sobre as tartarugas marinhas que passam pela região, o local conta com um grupo de trabalho que realiza pesquisa, atua em campo, junto aos pescadores e leva de forma descontraída as informações aos visitantes.

            Segue a política do Projeto Tamar, criado em 1980 – com sede na praia do Forte, na Bahia  – e, por isso, trabalha com pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, todas ameaçadas de extinção. A unidade da Barra da Lagoa, em Floripa, é uma das 23 bases que o projeto tem. O diferencial é que ali na Barra da Lagoa, o visitante recebe as informações sobre cada tipo de tartaruga e, ainda, participa de eventos que mostram a cultura da ilha.

            O Centro de Visitantes atrai principalmente as crianças. No último dia dos Pais, dia 11 de agosto de 2019, por exemplo, a gurizada pode até ensaiar alguns passos de capoeira. A gurizada a que refiro tinha de dois a 20 anos. Logo na entrada, é exibido um vídeo de 30 minutos sobre as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar. Depois, é realizada a visita orientada pelas piscinas onde ficam algumas tartarugas que já não podem mais voltar para o mar.

            A devolução das tartarugas ao mar ocorre, chamada de “soltura”, sempre aos sábados à tarde, quando a equipe de biólogos, pesquisadores e técnicos aproveitam para dar mais algumas “dicas” de cuidados sobre o meio ambiente. Sobretudo destacar a necessidade de recolhimento de todo tipo de lixo para evitar que as tartarugas engulam e, como consequencia, morram ou fiquem sobreindo engasgadas. No Museu da Tartaruga, são encontrados esqueletos, fotos e explicações sobre os hábitos dos animais.

O Horário de visitação é das 9h30min às 17h30min todos os dias. O valor do ingresso está a R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (crianças e idosos). Crianças com até 1,20m de altura não pagam. Informa-se pelo fone telefone: (48) 3236-2015

Você pode gostar...

SSL Bravulink