Encatho busca a qualidade

Trabalhar com a alma e buscar qualidade, é a receita da ABIH-SC.
A promoção do turismo brasileiro, em especial o catarinense, ganha destaque no 32º Encatho &Exprotel – realizado em Florianópolis, no CentroSul eventos – desde a noite dessa terça-feira até dia 15 deste mês. Promoção da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH-SC), o Encatho reúne toda a cadeia de turismo, um setor que cresceu, no mundo, 3,9% em 2018 enquanto que no Brasil o acréscimo ficou em 3,1%. Na solenidade de abertura do Encatho, o diretor- presidente da entidade promotora, Osmar Vailatti destacou o esforço que vem sendo realizado com vistas a qualificar o setor de turismo. “Não é somente a hotelaria, mas todos os segmentos que compõem essa rede que busca a cada dia melhorar ainda mais os seus serviços, visando ofertar o melhor ao turista, ao viajante”, disse.


Osmar José Vailatti destacou que realizar o Encatho e Exprotel é uma meta ousada da entidade, porém necessária. “Para manter este evento como palco das discussões de temas palpitantes, lançamento de produtos e serviços e fortalecer o segmento em que atuamos, temos que mostrar unir toda a cadeia produtiva. A programação envolve mais de 50 eventos numa demonstração de união e de fazer crescer a economia do estado e do país. Unimos forças para atrair sua majestade, o hóspede. Vivemos na era da transformação digital, mudanças acentuadas no mercado e no comportamento das pessoas, o mundo é digital e estamos conectados. Temos a obrigação de sermos os melhores. Espero que sejam aqui firmados bons negócios, parcerias e muita qualificação para modernizar, atualizar e fortalecer os equipamentos turísticos”, afirmou Vailatti. Ele também deixou sua mensagem ao setor que representa. “Ser hoteleiro é colocar a alma e o coração naquilo que faz, é atuar como relações públicas difundindo a cultura e o destino, oportunizar aos colaboradores bons relacionamentos, crescimento pessoal e integração no amplo mercado de trabalho. Ser hoteleiro é exercer a arte do bem receber”, conclui.


O Encatho conta com a presença de hoteleiros de todo o País, pois a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/Nacional) promove encontro para afinar discurso. Em especial, num momento em que o Ministério do Turismo e Embratur, Sebrae, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), o Ministério do Turismo (MTur) lançaram o Projeto Investe Turismo. Apresentado pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio e pelo presidente da Embratur Gilson Neto, o projeto deverá contemplar com projetos, pesquisa e planos de desenvolvimento turístico, 138 municípios brasileiros. Um total de R$ 200 milhões serão aplicados nessa Plano que abrangerá 30 rotas turísticas.


A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr, pontuou em seu discurso na abertura do Encatho, que o Estado está sendo lembrado também pelo turismo de eventos. “É muito importante ser contemplado com o Programa de Turismo neste evento que é o maior da região sul no setor. O grande foco do programa é desenvolver todos os potenciais que o Estado tem no turismo. Temos regiões muito ricas que ainda não são exploradas e é preciso estruturar o turismo e capacitar pessoas”, ressalta a vice-governadora. A presidente da Santur, Flávia Didomenico manifestou que Santa Catarina será sempre um destino sem igual no Sul do País. “Hoje estamos com capacitação em todas as instâncias turísticas, políticas públicas e outras ações que também acabam promovendo e consolidando todo o turismo do estado”, disse.


Presente ao evento, como ja é tradição, o cearense presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, lembrou que o setor de hotelaria tem anos de dedicação rumo ao avanço do setor, ajudando a colocar o destino Brasil na rota dos principais destinos internacionais. O diretor superintendente do Sebrae Santa Catarina, Carlos Henrique Ramos Fonseca enalteceu o evento e o Programa que dão visibilidade a todo o Estado, através da soma de esforços para fortalecer o turismo e promover a competitividade também dos pequenos negócios”.


Florianópolis recebe eventos
O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, deu as boas-vindas a todos os visitantes da capital que estão sempre se preparando e se capacitando para o turismo. “o Encatho faz parte do Floripa Conecta, que engloba diversos eventos em toda a cidade e que ajuda a movimentar o turismo de toda a região, só neste mês, considerado de baixa temporada, temos mais de 60 eventos acontecendo, movimentando a economia e gerando empregos”, pontuou o prefeito.
O Balneário Camboriu foi contemplado, na solenidade de abertura, com um repasso de R$ 15.6 milhões para a aquisição de equipamentos para o Centro de Eventos do Balneário. Um dos projetos do secretário de turismo de Balneário Camboriu, Valdir Levandowski, é incrementar o turismo de eventos. O repasse desses recursos foi através do Ministro do Turismo à vice-governadora Daniela Reinehr.


Após a solenidade, a Feira da Exprotel foi aberta, com a presença de fornecedores de produtos e serviços à hotelaria. Empresas tradicionais estão presentes, como a Relgem`s, com 30 anos de atividade na produção e distribuição de sabonetes, xampus, hidratantes e outras amenities. Algumas regiões turísticas também estão presentes na Exprotel, como é o caso da Rota da Amizade, Santo Amaro da Imperatriz, com seu guia gadtronômico e cervejeiro, Grande Florianópolis, prefeitura de Rancho Queimado, entre outros.
Materia produzida com apoio assessoria de imprensa Encatho&Exprotel

Você pode gostar...

SSL Bravulink