Festuris de Gramado mostra as tendências do mercado de turismo

                A expectativa da empresa Rossi & Zorzanello é de que o novo ciclo iniciado com a 31ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo,  evento a ser realizado entre os dias 07 a 10 de novembro, tenha a marca da inovação e se mantenha como uma das feiras mais prestigiadas pelo setor. Na solenidade de lançamento à imprensa, ocorrida em 08 de outubro, no Hotel Laghetto Stilo Higienópolis, em Porto Alegre, os dirigentes da empresa Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram a programação do evento que terá abertura oficial no dia 07, quinta-feira às 20h, no Palácio dos Festivais de Gramado – com a entrega dos troféus Amigos do Turismo – e encerramento dia 10, às 20h no Serra Park. Eles avaliam que a marca das 15 mil pessoas, entre profissionais, dirigentes, autoridades, jornalistas  e estudantes da área de turismo que participaram no último ano, poderá ser superada.

“Temos buscado novidades e as tendência, visitando outros países e podemos assegurar que o Festuris é o evento que está sempre atento ao que acontece nesse mercado que é voltado à promoção do turismo. Buscamos sempre agregar as novidades, novas tecnologias, sem desprezar o que existe”,  assegurou Marta Rossi.

Destacou os diversos segmentos do setor que, de forma pioneira, a Rossi &Zorzanello deu espaço e que na atualidade já oferecem resultados. A empresária fez referência especial à imprensa, enfatizando que “sem a divulgação e presença da imprensa nunca teríamos conseguido chegar aos 31 anos”.  Destacou a parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (ABAV/RS e Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), prefeitura de Gramado e governo do RS. De forma especial, agradeceu às muitas empresas apoiadoras, e citou as apoiadoras da solenidade de lançamento em Porto Alegre, a Virtual Equipamentos, o Mundo a Vapor, tradicional espaço de diversão e conhecimento de Canela, e a Rede de Hotéis Laghetto. “Começamos nossa trajetória junto com o Laghetto. E somos felizes e agradecidos, pois estamos firmes, atuando pelo turismo cada uma na sua área, da mesma forma que o Mundo a Vapor”, disse. Agradeceu as presenças de Rita Vasconcellos, responsável pela parte científica/ técnica do Meeting; do presidente da ABAV, João Augusto Machado e do Sindetur Danilo Kehl Martins, bem como dos representantes do município de Porto Alegre, Leandro Balardin e da Secretaria de Turismo do RS, Alexandre Romano.

PALESTRAS DO MEETING

Coube ao CEO Eduardo Zorzanello apresentar a programação deste ano, destacando que mais de 65 países estão confirmados, além de delegações de vários estados e cidades, através das suas secretarias de turismo ou conventions  bureaux. Enfatizou que a programação deste ano prevê a abertura da Feira, no Centro de Eventos Serra Park, uma hora mais cedo, visando adequar às exigências da demanda. Já a Meeting Festuris, o espaço de conteúdo da Feira Internacional de Turismo será, novamente, em duas manhãs, dias 08 e 09 de novembro, no Hotel Master Gramado.

Entre as temáticas debatidas estão: marketing de destinos, turismo rodoviário, empreendedorismo feminino, sustentabilidade, inovação, benchmarking e outras. Estão confirmados no evento os seguintes palestrantes: Guilherme Paulus (Fundador da CVC), Malcolm Griffiths (Diretor da Visit Britain), Bernardo Cardoso (Diretor do Turismo de Portugal), Bob Santos (Secretário do MTur), Caroline Putnoki (Diretora da Atout France), Gustavo Timo (Diretor da ATTA), Ana Baéz (Presidente da Turismo & Conservación da Costa Rica), Silvana Biagiotti (Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau da América Latina e do Caribe), Deborah Villas-Bôas Dadalt (Proprietário do Spa do Vinho), Antonio Carlos Silveira Soares (Criador do Voucher Único), Hilário Krauspenhar (Proprietário da Rede Sky Hotéis), Tiago Lima (Fundador da Trip Tri), Magda Mofatto (Deputada Federal e Empresária), Guilherme Massena (Dobra), Pedro Accorsi e Lauro Pereira (Idealizadores do Concierge Gramado).

ESPAÇOS ESPECIAIS

                De forma pioneira, a cada ano, o Festuris busca agregar novos elementos à Feira. Neste ano, até patinetes serão usados para a locomoção dos “apressados”. Na área espiritual, por exemplo, o Pai de Santo Paulinho do Xeroque, de Porto Alegre, estará junto às benzedeiras das Missões e outros personagens que atuam na área mística. Na área do termalismo – neste ano um espaço grandioso – será possível até a realização de procedimentos de tratamento num Spa de vinhos, massagens com pedras, retoque de maquiagem. Os homens poderão, por exemplo, fazer cortes especiais em suas barbas ou cabelos. “inovação, essa tem sido nossa marca”, afirmou Zorzanello. São muitos os espaços:

Termalismo e Bem-Estar – reunirá os mais diversos equipamentos: meios de hospedagem, centros de terapias, bem-estar, fornecedores para spas e balneários, governos municipais, estaduais, federais, além de formadores de opiniões e conhecimento nacionais e internacionais.

 Viagem pela Cultura e Costumes – criado para valorizar as tradições históricas e culturais que ajudaram a formar o mundo como ele é hoje, abrangendo todas as formas de manifestações religiosas e culturais.

Business – é aberto para expositores de diversas áreas: destinos, municípios, agências de turismo, operadoras, empresas de eventos e entidades.

Luxury – local exclusivo para suppliers e buyers do segmento de luxo, que sempre surpreende pela elegância e conforto dos ambientes de negócios. Em 2018 reuniu 30 expositores e 250 buyers de luxo.

Mice & Experience – reúne grandes Marcas, Destinos, Conventions & Visitors Bureau, Hotelaria Corporativa, Centro de Eventos, Empresas de Receptivo, Companhias Aéreas, Sistemas para o Turismo e Aplicativos Inovadores de todo o mundo.

Todos os anos é plantada ao menos uma muda de árvore

Sustentabilidade e Acessibilidade – recebe expositores e marcas relacionadas ao Ecoturismo e Turismo de aventura.  É um dos principais pilares do FESTURIS. Ao longo dos seus 30 anos o evento se preocupa com a questão da sustentabilidade, tanto relacionada ao meio ambiente, quanto ao lado social e econômico.

LGBT – lançado há 10 anos, a brindo um espaço para esse mercado, de forma pioneira em feiras nacionais. A feira abriu espaço para marcas e destinos que trabalham o mercado Gay Friendly.

Entretenimento – parques temáticos, empreendimentos aquáticos, de aventura e ecoturismo, museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as principais novidades para o trade que se interessa por este segmento.

Na 30ª edição, o primeiro casamento

Wedding – reúne especialistas em eventos, promoções de festas temáticas e tradicionais. Em 2019 o espaço será um local especializado no segmento de casamentos.

Gastronômico – A Arena Gastronômica vai reunir em um espaço show, renomados chefs, mestres cervejeiros, baristas e sommeliers, desafiados a mostrar, com muito talento e criatividade, experiências exclusivas da gastronomia dos destinos expositores.

Cultural& Religioso – de 2006, buscando fomentar esse nicho de mercado e a cada ano registra o crescimento na participação dos expositores de várias religiõesou credos. No local também estará em destaque um dos principais pilares do FESTURIS, o nicho cultural.

QUEM FAZ O FESTURIS

Realização da empresa Rossi&Zorzanello, o FESTURIS tem o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio CNC SESC SENAC, Governo do RS e Banrisul. Conta com apoio da EMBRATUR e Ministério do Turismo e da prefeitura de Gramado. A agência transportadora aérea oficial é a GOL, e a terrestre a Planalto Turismo, enquanto a Brocker Turismo é a agência de viagens oficial do evento. Tem como xis entidades apoiadoras, além das já citadas, a Abrajet Nacional e Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo – Conjuntur.  A Redetur Soluções em Viagens apoia promovendo a festividade de abertura no Recreio Gramadense, dia 07.

Mais informações no site: www.festurisgramado.com.

fotos do lançamento de autoria do jornalista Gustavo Bauer

SSL Bravulink