Urubici recebe jornalistas de turismo de 13 estados

Jornalistas de Turismo de 13 estados brasileiros estão participando do 36º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, na cidade de Urubici, na serra catarinense. Na abertura do evento promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Nacional) o prefeito Antônio Zilli destacou que não apenas o município de Urubici, mas todos os que compõem a Região – Lages, Urupema, São Joaquim, Bom Retiro e Rio Rufino, Bom Jardim – se complementam na oferta de produtos turísticos de qualidade, com capacidade para acolher visitantes de qualquer país e exterior.

“A natureza privilegiou essa região, com paisagens únicas e isso, somado com a temporada de frio extremo, unido ao trabalho com que cada serrano desempenha para bem receber um turista, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, enfatizou Antônio Paz, ao explicar os motivos pelos quais “agarrou” a oportunidade de reunir jornalistas brasileiros em sua cidade. De acordo com o prefeito, Urubici conta com 3.700 leitos, distribuídos em 300 pousadas e hotéis.  

O evento foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira (28 de novembro de 2019) no centro de convenções do Urubici Park Hotel, no centro da pequena cidade que conta com cerca de 11 mil moradores.  “Nos meses de inverno, com o frio e a neve, recebemos milhares de pessoas todos os dias. A população praticamente dobra”, afirmou.

O presidente da Abrajet/Nacional manifestou os agradecimentos pelo esforço que a cidade fez para levar o Congresso para “um destino turístico tão importante”. Estão presentes jornalistas da Bahia, Sergipe, Paraíba, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Alagoas, além de profissionais de várias cidades de Santa Catarina.

 

Ponte Hercílio Luz reabre

Na sua intervenção, o secretário de Comunicação do Estado, Ricardo Dias, informou que a histórica Ponte Hercílio Luz, em obras, será reaberta no dia 30 de dezembro. Dias destacou, ainda, que o turismo é prioridade do governo catarinense, com a valorização das iniciativas do empresariado do setor. Na programação do primeiro dia, os profissionais de imprensa turística acompanharam um painel sobre as atrações turísticas da região, pelo presidente da Associação dos Hotéis e Pousadas de Urubici, Antônio Paz; uma palestra sobre as mudanças e projetos no Ministério no Turismo, pelo secretário Nacional de Integração Institucional, Bob Santos; uma palestra sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos para apoiar o setor de turismo, pelo presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz. Uma palestra sobre a importância da mídia para a promoção do turismo foi apresentada pelo CEO do Resort Machadinho/RS, Juarez Tavares. A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Santa Catarina (ABIH/SC) também versou sobre suas atividades. O FESTURIS Gramado também prestigiou o Congresso, apresentando os resultados deste ano.

 Foi, ainda, realizado convênio entre a Abrajet/Nacional e a diretoria da Associação das (AFEET Brasil), visando o apoio da entidade e seus associados na campanha da AFEET, que combate o assédio sexual infanto/juvenil. Rosane Ávila, da diretoria da entidade, destacou que um selo/cartaz vem sendo distribuído em toda a hotelaria.  “Queremos o apoio de vocês jornalistas para que nossas crianças não sejam molestadas”.

Carta de Urubici

Os prefeitos de São Joaquim, Giovani Nunes e de Bom Retiro, Everaldo Capistrano prestigiaram o Congresso, levando informações sobre as suas cidades. Os dois apoiaram a Carta de Urubici – que será entregue ao Ministro do Turismo, ainda neste mês de dezembro. A Carta, que foi entregue encaminhada ao Governador de Santa Catarina e foi levada pelo presidente da Comissão de Turismo da ALESC, solicita obras de infraestrutura, em especial as ligações rodoviárias: Conclusão da rodovia SC 370; Conclusão dos Caminhos da Neve, que liga Santa Catariana e Rio Grande do Sul e a Conclusão da Serra da Rocinha, a chamada Rota dos Jesuítas.

Homenagens

Para Evandro Novak, presidente da Abrajet/Nacional, o apoio da entidade aos pleitos dos prefeitos e do empresariado de turismo, é muito importante porque as reivindicações objetivam qualificar a oferta turística da região. No final da programação do primeiro dia, a Abrajet/Nacional prestou homenagens, em agradecimento à acolhida para a realização do Congresso. “Queremos marcar esse apoio com essa homenagem”, destacou Novak.

Foram agraciados o prefeito Antônio Zilli; os hoteleiros Wirto Schaeffer, do Urubici Park Hotel e Rômulo de Oliveira, do Hotel Fazenda Serra do Panelão e o cinegrafista Antônio Sabiá, por ter cedido um vídeo para a divulgação do evento. A jornalista Maely Novak, responsável pela organização do Congresso também foi homenageada.

SSL Bravulink